Tons pasteis

Tons pasteis- o que são, onde e como usá-los

As cores tons pasteis são a sensação do momento e parecem ter vindo para ficar. Elas são cores que trazem delicadeza e suavidade, um pouco mais de conforto visual.

Já se sabe que as cores influenciam em muitas coisas, inclusive são estudadas na psicologia para entender porque cada cor causa uma sensação diferente nas pessoas.

Em um mundo de agitação e correria, os tons pasteis ganham força com uma proposta de tranquilidade. Esses tons têm sido usados em decorações, na moda, em objetos e muito mais.

Vamos falar um pouco mais sobre a paleta de cores tons pasteis e onde podemos encontrá-las e inseri-las no nosso dia a dia.

O que são tons pasteis?

As cores chamadas de pasteis são aquelas que são bem suaves e pálidas, elas se misturam muito com o branco por isso possuem essas características. A teoria é que elas receberam esse nome por serem cores parecidas com os gizes da época utilizado em escolas.

As cores pastéis mais conhecidas são o azul claro, rosa claro, amarelo, verde e roxo. Os tons pastéis se tornaram moda no mundo fashion, em logos de marcas, papelarias, decorações de ambientes e muitos outros.

Onde posso usar os tons pasteis?

As cores pastéis, como mencionado anteriormente, podem ser usadas em diversas coisas. Veja alguns exemplos:

Decoração tons pasteis

Decoração tons pasteis

Elas são muito procuradas na hora de decorações de interiores. Um quarto decorado com esses tons suaves fica extremamente delicado, bonito e moderno.

As cores tons pastéis podem ser aplicadas na decoração das paredes por meio de tinta, ou papel de parede que inclusive é bem fácil de encontrar essas cores em loja de papel de parede em Curitiba, já que estão na moda.

Além das paredes, móveis desses tons fazem uma composição muito legal, deixando o ambiente mais claro e leve.

Identidade visual de marcas

As cores influenciam muito na mensagem que uma marca deseja passar aos clientes, por isso os tons pasteis têm sido muito escolhidos para compor a identidade visual das empresas.

Elas combinam com aquelas marcas que querem passar delicadeza e suavidade, como por exemplo confeitarias, lojas de roupas para bebês, entre outras.

Papelaria

 Artigos de papelaria com cor pastel

As cores tom pastel viraram febre nos materiais de papelaria, tanto para escolas, como faculdades e até mesmo trabalho.

As crianças e adolescentes são os principais apaixonados por essas cores e querem comprar cadernos, canetas e estojos nos tons pastéis aqui citados.

Inclusive, uma paleta de cores tons pastéis completa pode ser encontrada nos kits de canetinha e lápis de cor.

Moda

As cores também estão presentes no vestuário, as peças tons pastéis trazem leveza para o dia a dia, sendo ideais para a primavera ou verão. É difícil entrar em uma loja e não encontrar essas cores nas prateleiras.

Além disso, os esmaltes tons pasteis são muito pedidos, as cores realmente ganharam força no mundo da moda.

Casamento tons pasteis

As celebrações de casamentos costumavam apostar muito no branco, no dourado e no prateado. Mas recentemente as cores tons pasteis ganharam a cena em decorações de casamento.

A noiva de branco mas o vestido das madrinhas com tons pasteis, o bolo tom pastel, as lembrancinhas, enfim, toda a paleta de cores.

O que transmite cada cor pastel?

Embora a paleta de cores quando uma ao lado da outra traga uma harmonia perfeita, é possível utilizar as cores separadamente. Confira o que cada cor transmite para nós:

Rosa pastel:

Ótima opção para quem deseja tranquilidade e relaxamento, remete-se muito à feminilidade e ao amor;

Azul pastel:

Combina muito com associações profissionais, transmite pureza e inocência, além de segurança;

Amarelo pastel:

Leva ao ambiente otimismo e diversão, ideal para quem busca transmitir bons sentimentos;

Roxo pastel:

Representa estabilidade e calma, muito usado profissionalmente, também transmite ideia de conquistas;

Verde pastel:

Associado a renovação, o verde pastel traz tranquilidade e remete a calmaria da natureza.

Essas foram as considerações sobre os tons pasteis, cores delicadas que podem trazer mais suavidade ao nosso dia a dia.