Décor da cozinha

Décor da cozinha, itens de bambu agregam beleza e funcionalidade

Com muitas utilidades e vantagens, o bambu é um material ideal para os utensílios domésticos.      

Bambu é o nome dado às plantas pertencentes à subfamília Bambisoideae, que se subdividem em bambus lenhosos (Bambuseae) e bambus herbáceos (Olyrae).

Há mais de mil espécies de bambus no mundo, com diferentes cores, tamanhos e tipos de crescimento. Os recursos dessas plantas foram descobertas há mais de 5 mil anos pelos chineses.

Com utilidades milenares, a planta é também considerada uma matéria-prima do futuro por ser natural, sustentável e altamente renovável.

O bambu é versátil, duradouro e resistente. Atualmente é usado para fazer materiais de construção civil, substituindo a madeira, o vidro e até mesmo o aço. Ele também pode servir de biomassa para a geração de energia.

Na indústria, ele também é usado para a produção de alimentos e rações, cosméticos, tecidos, papéis, utensílios domésticos, e itens de decoração.

Os objetos feitos de bambu, além de bonitos, são práticos e agregam valor à cozinha e à decoração do lar. Veja mais de suas qualidades:

Ecológico

Algumas espécies de bambu têm crescimento muito rápido, atingindo o tamanho de colheita entre três a quatro anos, diferente de outras árvores, que podem demorar mais de 30 anos para atingir o tamanho total.

Além disso, a plantação de bambu é muito adaptável, sendo bem sucedida em diferentes climas. O bambu, portanto, se torna uma ótima alternativa à extração de madeira.

Por sua alta resistência, é uma opção ao vidro e ao aço. E também ao plástico, devido à versatilidade de sua fibra.

Higiênico

As fibras de bambu possuem algo de especial: um agente orgânico que atua como um bactericida natural. O material também apresenta baixa absorção de umidade do ambiente.

Sendo assim, os utensílios de bambu são muito seguros e higiênicos, podendo ser usados no preparo de alimentos.

Contudo, para aproveitar integralmente essas vantagens, é importante que os utensílios sejam higienizados corretamente e sejam bem secos antes de guardados.

Pois, mesmo sendo menos suscetíveis à umidade, o bambu ainda é um tipo de madeira e, se armazenado em locais úmidos por muito tempo, pode ter sua integridade comprometida, desenvolvendo mofo.

Durável

Outra qualidade dos utensílios de bambu é sua durabilidade. O material tem uma ótima resistência ao calor, logo os utensílios de bambu não se deformam ou entortam, mesmo com uso contínuo.

São perfeitos para serem usados na preparação de alimentos que demandam longo período de cozimento, já que os cabos não esquentam tão facilmente.

Com os cuidados adequados, os utensílios de bambu podem durar muito tempo, até anos. Porém, não é indicado fazer a limpeza desses itens em máquinas de lavar louças, devendo ser lavados à mão.

Não danifica as panelas

Uma das vantagens do uso de utensílios de cozinha de bambu é o fato de eles não riscarem as panelas, algo interessante especialmente para as panelas antiaderentes, que se tornam inutilizáveis com o descolamento do material que as reveste.

Portanto, esses utensílios acabam ajudando na durabilidade de outros itens da cozinha, sendo verdadeiros aliados na manutenção das suas panelas e, consequentemente, na economia.

Custo-benefício

Como o bambu é um material natural e sustentável, os utensílios feitos dele acabam tendo um valor bastante acessível no mercado.

Existem várias opções à venda, desde linhas mais simples e baratas, até modelos mais sofisticados, com produtos mais elaborados e caros.

Se comparados aos produtos de plástico, que podem se danificar facilmente, os de bambu apresentam uma maior durabilidade.

Portanto, aliando o tempo de longevidade aos preços acessíveis, além da estética, é claro, os utensílios de bambu são um excelente investimento para a sua cozinha.