Qual é o valor do salário mínimo de 2022? Saiba aqui!

Qual é o valor do salário mínimo? O Governo Federal faz reajustes no valor do salário no começo de todos os anos. Afinal, esse valor é importante para os trabalhadores CLT, sendo pago pelos serviços e atividades realizadas. 

Por conta do reajuste que acontece todos os anos, muitos profissionais se preocupam e querem saber esses valores. Afinal, saber essas informações é fundamental, principalmente para descobrir o seu direito. 

Desde o mês de janeiro de 2022, o novo valor do salário mínimo já faz parte e está em circulação no Brasil. Caso queira descobrir quais são esses valores e seu direito, continue a leitura! 

O que é o salário mínimo?

Antes de descobrir qual é o salário mínimo em 2022, é importante descobrir do que se trata esse direito. De uma forma simples e clara, trata-se do valor pago pela empresa aos seus funcionários. 

Ou seja, todos os profissionais com carteira assinada (CLT), devem ser pagas mensalmente por sua mão de obra. Vale ressaltar que esse é o valor mínimo estabelecido pelo Governo Federal, ou seja, as empresas não podem pagar menos que isso. 

Além disso, em algumas regiões do Brasil, é comum que haja a própria definição desse valor. Isso acontece em São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

O valor do salário mínimo, como citado anteriormente, é reajustado anualmente pelo Governo Federal. Para que os valores sejam estabelecidos, o custo de vida da população brasileira é levado em consideração. 

Qual é o valor do salário mínimo em 2022?

Anualmente, muitos profissionais se perguntam qual é o valor do salário mínimo, e em 2022 isso não seria diferente. Graças ao reajuste que acontece todos os anos, o custo de vida da população brasileira é levada em consideração. 

O cálculo é feito pelo Governo Federal e Estadual. Porém, o Governo Bolsonaro havia feito uma projeção sobre esse valor no ano anterior, levando em consideração uma série de fatores importantes. 

Segundo a estimativa da inflação, por exemplo, o valor do salário mínimo em 2022 seria de R $1.212,00. E, seguindo essa mesma lógica, é possível estabelecer qual será o valor em 2023, com estimativa de R $1.300,00 com o INPC acumulado em 3,4%. 

Como é feito o cálculo do salário mínimo no Brasil?

Agora que você sabe qual é o valor do salário mínimo, é importante descobrir que ele é reajustado anualmente. Para que o cálculo do valor seja realizado, alguns índices são levados em consideração. 

  • O PIB do ano anterior e retrasado;
  • e o INPC.

Esses índices medem a inflação em um período específico. Assim que o cálculo é realizado, o percentual do PIC dos últimos anos também é acrescentado. E, assim que todos esses índices são levantados, o valor do salário mínimo atual é estabelecido.

Como funciona o salário mínimo nos estados?

Agora que você sabe qual é o valor do salário mínimo e como ele é calculado, o próximo passo é descobrir que ele será diferente dependendo do estado. 

Veja quais são os estados que seguem por definição o salário mínimo estabelecido pelo decreto federal: Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba. 

Entre os estados que não seguem esse decreto, destacam-se os seguintes: Paraná, que ainda não estabeleceu o valor em 2022; Rio de Janeiro, que ainda não definiu o valor; Rio Grande do Sul, que também não redefiniu o valor; Santa Catarina e São Paulo, que também não definiram. 

Todos os estados que não foram citados, também fazem parte daqueles que seguem o decreto do Governo Federal. Vale ressaltar que, mesmo que eles não sigam os valores, eles não podem dar menos aos seus profissionais.

Como funciona o reajuste para os aposentados e pensionistas do INSS?

Assim como os demais profissionais com carteira assinada do Brasil, os benefícios dos aposentados e pensionistas do INSS passam a ser pagos nas seguintes datas: 25 de janeiro e 7 de fevereiro. 

Vale ressaltar que os valores desse benefício só serão pagos aos profissionais que recebem um salário mínimo. Os segurados com uma renda mensal acima do piso nacional terão o valor creditado a partir do dia 1 de fevereiro. 

Qual será o 13° salário de 2022?

Agora que você conhece qual é o valor do salário mínimo, provavelmente está se perguntando sobre o 13° salário. Assim como a remuneração, esse benefício também aumenta. 

Esse benefício é distribuído aos profissionais do setor público e privado, seja da zona urbana ou rural. Se o profissional prestar os seus serviços durante os 12 meses de 2022, eles têm acesso a esse direito. 

Quanto ao valor que será dado aos profissionais, ele será equivalente ao salário mínimo extra. Para descobrir qual será o valor de seu benefício, basta utilizar uma calculadora do 13°.

salário mínimo de 2022