Problemas para dormir

Problemas para dormir? A decoração do seu quarto pode lhe ajudar

Você sabia que a decoração e os moveis escolhidos para o seu quarto podem ser a solução para os seus problemas com a insônia? Ter um quarto confortável, corretamente decorado e mobiliado fará toda a diferença durante suas horas de sono. Confira no decorrer deste artigo um pouco mais sobre as dificuldades para dormir e dicas de como tornar seu quarto mais propicio para uma boa noite de sono.

Problemas para dormir

Tem dificuldades para dormir? Muitos podem ser os motivos para que você demore para pegar no sono ou tenha noites mal dormidas, as vezes você não gasta energia suficiente durante o dia e então seu corpo não se sente cansado para dormir, as vezes você pode ter o costume de tirar cochilos durante o dia e isso faz com que você se sinta disposto durante a noite, ou as vezes você pode sofrer com a tão famosa insônia.

Insônia

Estudos apontam que aproximadamente 65% dos brasileiros sofrem com problemas para dormir ou conseguir manter um sono regular durante toda a noite; a insônia surge através de diversos motivos, podendo ser pelo estresse, uso de medicamentos, ansiedade, maus hábitos de sono, entre outros.Se você possui alguma dificuldade para dormir, independente do motivo, então pode se dizer que você sofre com a insônia, é claro que os diferentes motivos levam a diferentes situações, caso você sofra com a insônia por conta da ansiedade ou depressão por exemplo a solução está em buscar auxilio médico e psicológico para o correto tratamento; porém, em situações mais cotidianas, como insônia por conta de maus hábitos ou não possuir um ambiente propicio para seu sono, algumas medidas mais simples, como a decoração de seu quarto poderá ser o principal fator a lhe ajudar a dormir melhor.

Como deve ser o ambiente de dormir?

Muitas vezes pode ser difícil dormir e isso acontece porque não estamos em um ambiente propicio para o mesmo; certamente você conhece aquele tipo de pessoa que consegue dormir em qualquer lugar e independente da situação, e então conclui que basta estar cansado que o sono vai chegar, porém, essa é uma afirmação falsa, o seu quarto deve sim seguir algumas “regras” que irão fazer com que você tenha uma boa noite de sono. Confira algumas dicas sobre como montar e decorar um quarto mais adequado para seu sono.

Como montar um quarto confortável para dormir melhor?

Antes de dar dicas mais simples e fáceis para aderir ao seu quarto e melhorar a qualidade de seu sono; você também pode analisar a possibilidade de criar um quarto feito com móveis planejados em Curitiba ou na sua região mais próxima. Ter um quarto adequado e pensado totalmente em seu conforto com toda certeza fará a diferença em suas noites, pense em detalhes como a disposição dos moveis no quarto, incluir a presença de ar condicionado, a posição ideal da cama. Sem mais delongas, vamos para as dicas de decoração.

Cortinas Blackout:

A simples luminosidade externa do ambiente poderá ser o suficiente para atrapalhar suas noites de sono, ainda mais se você tiver um sono leve; investir em cortinas blackout nessa situação é uma ótima opção, além de possuírem um preço acessível e serem de fácil instalação.

Iluminação:

É indicado que as luzes brancas sejam substituídas por amareladas ou tons mais quentes no quarto, também é indicado que os focos de luz não sejam direcionados para a cama, busque uma forma de que a mesma seja iluminada apenas de forma indireta, trazendo assim uma maior sensação de conforto para a mesma.

Tons certos:

Escolha os tons certos para as paredes de seu quarto, evite o uso de cores mais vibrantes e aposte em tons mais claros e sóbrios, como o cinza, o mesmo vale para os objetos presentes e jogos de cama.

Sem bagunça:

Mantenha seu quarto organizado e limpo, principalmente na hora de dormir, ter um ambiente limpo e adequado irá influenciar para que sua noite de sono seja melhor; evite principalmente dormir com a sua cama bagunçada, seja com roupas ou objetos espalhados pela mesma.

Plantas e flores:

Plantas e flores trazem uma sensação de tranquilidade e paz para o ambiente, ter as mesmas em seu quarto é uma ótima opção de decoração e também aumento do seu bem estar no local.

Como montar um quarto confortável para dormir melhor

Problemas para dormir qual medico procurar

Lembre-se que cada caso é um caso, as dicas aqui citadas podem sim lhe ajudar a dormir melhor, porém, caso você sofra com estágios maiores e mais graves da insônia e está naquele ponto em que sente que nada é capaz de lhe ajudar, então buscar pelo apoio médico é imprescindível, não hesite em procurar um neurologista, e cuidar da sua saúde, o profissional será capaz de lhe auxiliar e indicar o melhor tratamento para a sua situação em especifico.