dicas para decorar apartamento de solteiro

9 dicas para decorar apartamento de solteiro

É fato que morar sozinho traz diversas vantagens, como maior liberdade e autonomia no dia a dia, mas também na hora de escolher a decoração. Geralmente, ao procurar um imóvel junto à imobiliária, uma pessoa solteira seja homem ou mulher, preza pela praticidade e por modelos de apartamentos mais compactos. No entanto, é comum que na hora de decorar surjam algumas dúvidas, principalmente quem nunca morou sozinho. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com 9 dicas para você decorar seu apartamento de solteiro para que ele fique bonito, elegante e aconchegante. 

1. Integre os ambientes

Integrar ambientes é uma ótima alternativa para promover sensação de amplitude no apartamento. O mais comum é unir a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar em um único espaço. Contudo, colocar uma bancada para separar a cozinha dos outros cômodos é uma boa pedida para quem gosta de reunir os amigos em uma área maior enquanto prepara uma refeição. 

2. Priorize a praticidade

A praticidade precisa ser prioridade quando falamos em apartamento de solteiro, sendo ideal investir em revestimentos fáceis de limpar, móveis multifuncionais, objetos decorativos com mais de uma função, etc. O memory board, por exemplo, além de decorar também serve como um painel de recados ou mural de fotos. É importante ter a funcionalidade como palavra de ordem, a fim de garantir maior bem-estar e tranquilidade no dia a dia. 

3. Estilo de decoração

Outro ponto importante é definir com antecedência qual será o estilo de decoração do ambiente. Existem diversos tipos, como o rústico, moderno, minimalista, retrô, contemporâneo, industrial, clássico, etc. Tenha em mente que é ele que irá servir como guia para a escolha de todos os itens dos ambientes, devendo refletir a personalidade do morador, a fim de tornar o apartamento mais acolhedor. 

4. Espaço de trabalho

Com a pandemia do COVID-19, muitas empresas adotaram o home office como modelo integral de trabalho, enquanto outras optaram pelo híbrido. Mas, independente disso, o home office se tornou essencial em boa parte dos imóveis. Portanto, considere sua necessidade em ter esse tipo de espaço. Aqui, você pode aproveitar uma bancada no quarto ou fazer um modelo dobrável, caso seu apartamento seja pequeno. Além disso, considere incluir um gaveteiro, prateleiras ou nichos para ajudar da organização. 

5. Móveis inteligentes

Como falamos, a praticidade é muito importante no dia a dia e os móveis inteligentes devem ser um dos grandes investimentos quando falamos em decoração, principalmente quando o apartamento é pequeno. A cama-baú, por exemplo, ajuda a otimizar os espaços e armazenar itens que não utiliza com frequência. Além disso, utilize os espaços verticais do imóvel, incluindo prateleiras nas paredes, nichos, mesas extensíveis, entre outras opções que atendam suas necessidades e preferências. 

6. Cantinho do bar e do café

Outra dica interessante, principalmente para quem gosta de receber visitas em casa, é ter um cantinho do café ou um barzinho. Assim, você consegue receber os convidados com conforto e bastante estilo. Uma boa dica é usar a máquina de café com cápsulas, além de um aparador com prateleira para guardar bebidas, taças, copos, etc. 

7. Iluminação

Um bom projeto de iluminação pode fazer milagres em um apartamento de solteiro. Justamente por isso, é importante investir em um profissional para criar ambientes bonitos, funcionais e aconchegantes. A boa notícia é que existem diversas opções disponíveis no mercado de luminárias, spots, lustres e abajures, mas você deve escolher aquele que mais se adequa ao estilo de decoração. Além disso, priorize a iluminação natural, oferecendo o devido destaque, visto que além de deixar os ambientes mais bonitos, também promove saúde e bem-estar. 

8. Cores certas

O ideal é optar pelas cores neutras em um apartamento de solteiro, como bege, cinza ou branco, enquanto no quarto ou outro ambiente de descanso o azul-claro é ideal para promover tranquilidade. Mas, lembre-se de manter a harmonia e considerar o estilo de decoração. Além disso, se tiver um tema, utilize o mesmo para todos os cômodos. Da mesma forma, os móveis devem ter a mesma tonalidade. 

9. Plantas

Por fim, as plantas dentro de um apartamento de solteiro tornam os ambientes acolhedores e ao mesmo tempo modernos. Inclusive, são itens acessíveis, transformando os espaços sem precisar de grandes investimentos. Vale lembrar ainda que elas podem até mesmo melhorar a qualidade do ar, deixando tudo mais leve e bonito. Mas, lembre-se de escolher as espécies certas para cada tipo de ambiente, analisando a necessidade de luz, quantidade de regas, etc. 

Então, agora que você sabe como decorar um apartamento de solteiro, já pode colocar em prática nossas dicas. Lembre-se de ter um bom planejamento, procurar referências e, se possível, contar com a ajuda de profissionais especializados, como arquiteto ou designer de interiores. Dessa forma, você garante um projeto totalmente personalizado e adequado às suas necessidades, preferências e, claro, orçamento.