Decoração do quarto

Decoração do quarto, 5 dicas para montar o ambiente perfeito

Veja formas de deixar seu quarto ainda mais bonito e atraente.    

O quarto é o cômodo queridinho da casa, não é mesmo? É nele que resguardamos nossa intimidade e passamos boa parte do tempo, seja dormindo, estudando, trabalhando ou tendo momentos de lazer, autocuidado e relaxamento.

Por isso é tão importante cuidar dele e deixá-lo do nosso jeitinho.  

Isso pode ser feito de diferentes formas, desde pintando as paredes e instalando adereços nelas, até escolhendo um kit colcha atraente e confortável.

É interessante que esse espaço seja bem acolhedor e convidativo a se estar. Vamos conferir algumas dicas?

1- Adote um estilo e paleta de cores

Para que o quarto tenha harmonia e fique com a sua cara, sem desorganização e peças avulsas inúteis, é preciso que você escolha o estilo que quer adotar: romântico, moderno, clean, rústico, hippie, retrô são algumas das suas opções.

A partir disso você deve pensar nas peças e na paleta de cores que deseja implementar no cômodo. Lembre que as cores trazem sensações.

Cores claras ajudam no relaxamento. Se você gosta de cores vibrantes, escolha uma parede para pintar da cor que deseja ou abuse dela nos elementos decorativos.

2- Explore a roupa de cama e demais itens têxteis

Você pode imprimir seu estilo na roupa de cama — que pode ser bem estilosa e estampada. Ela deve ser de qualidade, macia ao toque, durável e fácil de lavar.

Também deve gerar respirabilidade e garantir boa sensação térmica para não esquentar demais ou de menos. Invista em colchas, mantas e edredons de modo a tornar o ambiente bonito, confortável, organizado e acolhedor.

Invista também em almofadas, elas deixam o ambiente aconchegante e descontraído, podem ter formatos, cores e estampas diferentes e descoladas.

Outros itens têxteis a se investir são cortinas e tapetes. Cortinas não precisam ser brancas, podem ser coloridas e estampadas.

Elas são essenciais para bloquear um pouco da entrada de luz direta e assim trazer mais conforto visual, tornando o ambiente ainda mais aconchegante.

Elas também podem ajudar a manter a privacidade, principalmente para quem tem vizinhança.

Tapetes trazem conforto aos pés, ajudam também no conforto térmico e são lindos, agregando valor ao ambiente. Existem no mercado, tapetes com diferentes formatos, texturas e desenhos. Escolha um que se adeque mais ao estilo do seu quarto.

3- Trabalhe a luminosidade do espaço

Um quarto com a disposição certa de iluminação é bem mais atraente e agradável. Há diferentes formas de se trabalhar a luminosidade do espaço e elas podem atuar de forma agregada.

Uma delas é a instalação de espelho, que pode ser em uma parede completa ou ter uma moldura bem bonita. O espelho, além de decorativo e da sua função básica de nos refletir na hora da arrumação, também serve para aumentar a sensação de luminosidade e amplitude do ambiente. É um excelente aliado.

Outros itens essenciais para trabalhar a luminosidade do espaço, conferir conforto visual e trazer relaxamento são as luminárias e os abajures.

Eles são ótimos itens decorativos, há diversas opções no mercado, com estilos mais clássicos ou modernos, ou ainda alguns com designs e cores inovadoras.

4- Mantenha o ambiente organizado

Um fator importante na decoração é ter um ambiente organizado. Do que adianta ter peças lindas enquanto o quarto está um caos? Para isso existem itens que nos ajudam nessa tarefa. Eles são objetos que auxiliam na decoração e na arrumação.

Instale nas paredes nichos e prateleiras para organizar livros, incluir plantas e outros elementos decorativos. Cabides e ganchos são ideais para guardar bolsas, cintos e roupas limpas. Você pode ousar nesses objetos e escolher modelos bem estilosos.

5- Aproveite as paredes

As paredes de um quarto não precisam ser sem graça. Além de cores e texturas, elas podem receber panos decorativos, quadros com pinturas ou impressões, fotos dos seus melhores momentos, cartazes e adesivos.

Elas também podem receber, além das prateleiras, nichos, cabides e ganchos já citados, cachepots com plantas e luminárias pendentes. Abuse da sua criatividade e torne o espaço ainda mais bonito.