Como montar um enxoval de cama de casal?

Com as peças certas, é possível montar um enxoval completo de cama de casal. Saiba quais são.

Como montar um enxoval de cama de casal

Planejar uma festa de casamento dá bastante trabalho. É preciso escolher um salão de festas, contratar um buffet, definir os detalhes da decoração, enviar os convites, providenciar a roupa dos noivos e, finalmente, fazer a lista do enxoval.

Nessa lista, o edredom de casal não pode ficar de fora, pois ele é essencial para os dias frios. No entanto, há outros itens que compõem um enxoval de cama e, neste artigo, você conhecerá cada um deles. Confira!

O que é preciso para montar o enxoval?


Antes de tudo, é preciso escolher a cama, afinal, não há como comprar lençóis, fronhas e edredons, por exemplo, sem saber as dimensões para se orientar. Vale ressaltar que no mercado há diversos tamanhos de cama, como a casal padrão, a queen size e a king size. Portanto, é indispensável definir o tamanho do seu colchão para escolher as roupas de cama adequadas.

Além disso, outro ponto importante são as cores dos móveis, incluindo as mesinhas de cabeceira, o guarda-roupa e a cômoda, pois o ideal é que as cores do enxoval combinem com esses itens para criar um ambiente harmônico.

Lista de peças para o enxoval de cama de casal


Feito isso, o próximo passo é criar uma lista com os itens que você considera essenciais para o seu enxoval, pois assim você conseguirá escolher tudo com mais facilidade e sem esquecer de nada.

No geral, as peças recomendadas para um enxoval de cama de casal completo são:

  • 3 jogos de cama, incluindo lençol de elástico, lençol plano e fronhas;
  • 2 capas para travesseiro;
  • 2 protetores de colchão;
  • 2 travesseiros ou mais, de acordo com a preferência do casal;
  • 1 cobre-leito;
  • 1 edredom;
  • 1 saia para cama box, caso esse seja o modelo de cama.

Abaixo, conheça as funções de cada uma dessas peças:

Jogo de lençol


O jogo de lençol, normalmente, é composto por 4 peças: 1 lençol de baixo com elástico, 1 lençol de cima plano e 2 fronhas.

Esse conjunto de peças é extremamente importante, pois é nele que você vai se deitar para dormir. Por esse motivo, o ideal é que ele seja trocado pelo menos uma vez por semana, o que torna necessário ter, no mínimo, 2 jogos de lençol em seu enxoval, pois enquanto um estiver em uso, o outro pode ser lavado.

Cobre-leito


O kit cobre-leito geralmente é composto por 3 peças: 2 porta-travesseiros e 1 lençol cobre-leito. Ele possui duas finalidades: decorar a cama e, principalmente, proteger o lençol contra ácaros e microrganismos, deixando a cama sempre muito bem higienizada até a hora de dormir.

Edredom


O edredom é uma peça única e deve ser muito bem acomodada no guarda-roupa para ser usada nas noites mais frias. E, como vivemos em um país quente, é comum que o edredom fique alguns meses guardado. Uma dica para aumentar a vida útil e conservar essa peça tão importante é usar sacos plásticos para guardá-la, pois evita o mofo e o cheiro desagradável. Contudo, se estiver guardado há um tempo, é indicado lavar antes de voltar a usá-lo.

Protetor de colchão


Os protetores de colchão são fundamentais para aumentar a durabilidade do seu colchão, pois se trata de uma peça impermeável e muito prática para lavagem. Além disso, ela também protege o colchão contra os ácaros, minimizando os riscos de problemas respiratórios.

Saia para cama box


As saias para cama box desempenham um papel fundamental para a decoração do quarto, visto que escondem as costuras da estrutura do box, deixando o ambiente bem mais requintado.