Como escolher a escrivaninha do Home Office?

É fato que a sociedade já se adaptou às mudanças causadas pela pandemia do COVID-19, como as novas formas de trabalho, com o home office e formato híbrido, por exemplo.

No entanto, muitos acabaram utilizando os móveis que já tinham, o que não é o ideal. Afinal, podem não promover a ergonomia ideal, atrapalhando a produtividade e bem-estar ao longo do dia.

Sendo assim, é importante ter em mente que o home office veio para ficar e, mesmo que sua empresa adote o formato híbrido, alguns dias você terá que ficar em casa.

Portanto, se você está pensando em investir em sua saúde, continue acompanhando o post de hoje até o fim e veja como escolher a escrivaninha do Home Office.

1. Ergonomia

O primeiro ponto que precisa ser considerado é a ergonomia dos móveis, visto que sua postura durante o trabalho precisa ser confortável e adequada.

Nesse sentido, a escrivaninha precisa estar adaptada à sua altura, além de combinar com a cadeira que já possui ou pretende comprar. Isso porque, se a cadeira for mais alta que a base do móvel, isso pode causar prejuízos à posição corporal, acarretando em dores no ombro e na lombar.

Portanto, considere que os ângulos dos joelhos, tornozelos e quadril precisam ser de 90˚. Além disso, as mãos precisam estar apoiadas na mesa sem que os ombros fiquem muito levantados ou abaixados, pois isso pode provocar a chamada projeção cefálica ou cabeça para frente.

2. Espaço ideal

Ainda que o escritório não precise ser igual ao de seu trabalho ou muito grande, é importante que o ambiente seja confortável, com boa iluminação e ventilação.

Além disso, a tela de seu notebook ou computador precisa estar contra o sol, pois caso contrário, a luz pode comprometer a visão do monitor. Então, depois de entender como deve ser o ambiente, já consegue ter em mente as medidas ideais para sua mesa de trabalho.

3. Dimensões adequadas

Para medir da forma correta, é importante ter uma trena para verificar quanto de espaço terá disponível para a mesa, movimentação da cadeira e, se desejar, outros móveis.

Faça testes no ambiente, abrindo portas de armários, andando pelo espaço para garantir que terá conforto e praticidade no dia a dia. A partir disso, pode escolher comprar on-line, na loja física ou encomendar uma peça personalizada. Confira abaixo as medidas recomendadas para ter maior noção sobre o que precisa:

  • A largura mínima precisa ser de 75 cm para garantir conforto de pernas e cadeira;
  • A altura deve estar entre 70 e 80 cm, devendo considerar o braço de apoio da cadeira, a fim de garantir a posição mais confortável.
  • Se tiver apenas notebook, uma profundidade de 35 cm já é suficiente. Mas, se utilizar o monitor, o ideal é 40 cm. Lembre-se ainda que a distância entre a tela e o usuário deve ser de 50 cm para não comprometer a visão.
  • É recomendado deixar um espaço de 60 cm livre para movimentar a cadeira;
  • O material pode variar, desde que o tampo seja reforçado para não sofrer com envergadura.

4. Preze pelo conforto e funcionalidade

Tenha em mente que quanto mais funcional for o modelo, mais prático e confortável serão os dias de trabalho. Portanto, considere suas necessidades, a fim de garantir um modelo que se encaixe em sua rotina.

Por exemplo, para quem trabalha com documentos, gavetas são importantes, enquanto quem utiliza um computador completo pode se dar melhor com nichos para CPU, apoio de teclado, etc.

5. Procure avaliações

Na hora de escolher a escrivaninha on-line, não se esqueça de analisar as informações e avaliações do produto, pois assim pode evitar dores de cabeça desnecessárias.

Além disso, na loja física tenha todas as medidas em mãos e, se possível, faça testes com o produto. Agora, se encomendar a peça com o marceneiro, abuse da personalização e utilize tudo o que puder para garantir o máximo de conforto e ergonomia.

6. Considere a decoração

Por fim, mas não menos importante, a decoração do ambiente também influencia na escolha da escrivaninha. Por isso, considere os elementos do espaço, cores utilizadas, texturas, etc, especialmente se o escritório fizer parte de um ambiente comum, como quarto ou sala de estar.

É essencial garantir a harmonia no local, pois isso também influencia seu bem-estar e produtividade ao longo do dia. Mas, se tiver em dúvida, aposte em modelos simples, minimalistas e como cores neutras.

Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você terá maior facilidade para encontrar a escrivaninha ideal para suas necessidades e preferências.

Portanto, lembre-se de considerar a estética do ambiente, assim como priorizar o conforto, pois dessa forma você garante um espaço bonito para trabalhar, mas sem deixar de lado sua saúde. Como consequência, você aumenta sua produtividade e bem-estar no dia a dia.

No texto de hoje você aprendeu coisas importantes, dentre elas que a escrivaninha precisa estar adaptada à sua altura, além de combinar com a cadeira que já possui ou pretende comprar. Isso porque, se a cadeira for mais alta que a base do móvel, isso pode causar prejuízos à posição corporal, acarretando em dores da lombar e ombro.

Além disso aprendeu que é essencial garantir a harmonia no local, pois isso também influencia seu bem-estar e produtividade ao longo do dia. Mas, se tiver em dúvida, aposte em modelos simples, minimalistas e como cores neutras.

Fique ligado no blog que em breve teremos mais dicas!

Como escolher a escrivaninha do Home Office