Dicas para manter a casa sempre organizada

Dicas para manter a casa sempre organizada

Manter a casa sempre organizada é um grande desafio! Mas, seguindo algumas dicas simples, é possível ter um lar sempre agradável e confortável. 

Manter a casa sempre organizada, sem dúvida alguma, é um dos maiores desafios da vida doméstica. Isso porque diante de um mundo tão corrido, que exige rotinas de trabalho e estudo cada vez mais aceleradas, não sobra muito tempo para organizar toda a bagunça acumulada. 

Mas, nessa hora, utensílios como o aspirador de pó são nossos aliados. Pensando em te ajudar com esta tarefa, separamos 15 dicas para você colocar em prática a partir de hoje e manter a casa sempre organizada. Confira!

1. Rotina de organização

Em primeiro lugar você deve pensar em desenvolver uma rotina de organização. E como fazer isso? Pensando no que precisa ser colocado no lugar diariamente, não apenas em dias de faxina. Isso nos leva à próxima dica.

2. Dica dos 15 minutos

Separar 15 minutos por dia para colocar livros, roupas e outros objetos em seu devido lugar é essencial. Isso já alivia bastante o peso de uma faxina mais longa feita de uma só vez, investindo pouco tempo por dia.

3. Invista em organizadores

Os organizadores também são uma mão na roda. Eles ajudam a classificar cada item em caixas, potes e outros recipientes para que tudo se torne mais fácil de encontrar.

4. Escolha um cantinho para cada coisa

Esta dica tem a ver com a anterior. Se tudo estiver em seu devido lugar, você consegue evitar pilhas de objetos de diferentes categorias espalhadas pela casa.

5. Dobrar roupas é chato, mas necessário

Dobrar as roupas já é um bom passo para a organização. Isso porque elas não ficam empilhadas na cama, deixando o espaço menos desorganizado.

6. Não adie a limpeza

Quanto mais você adia a limpeza, mais suja e desorganizada a casa fica. Por isso, faça hoje! Lembre-se da dica dos 15 minutos.

7. E não se esqueça do guarda-roupa

Não é porque tudo está escondido em um móvel que deve ficar de cabeça para baixo, não é? Pelo menos uma vez por semana, tire 20 minutos para deixá-lo organizado. 

8. Depois de utilizar, guarde

Use-os, mas devolva cada objeto ao lugar para evitar que fiquem espalhados pela casa.

9. Livre-se do que não usa mais

Faça uma revisão de tudo o que tem dentro de casa e descarte aquilo que não usa mais. Doe o que pode ser doado e jogue fora o que não tem como ser reutilizado.

10. Pendure as vassouras

Uma boa dica é pendurar as vassouras. Isso pode te ajudar a ganhar mais espaço para guardar outros objetos domésticos.

11. Prateleiras são amigas da organização

As prateleiras são ótimas organizadoras. Além disso, elas dão um toque especial para sua decoração, além de contribuírem para que haja mais espaço no chão.

12. Mas e os panos de prato?

Disponha os panos de prato em gavetas ou organizadores. O ideal é dobrá-los em rolinhos para economizar espaço.

13. Camas sempre forradas

É muito comum levantar na correria para trabalhar ou estudar e deixar a cama de lado. Mas se você se habituar a forrá-la diariamente, o seu quarto vai ficar sempre organizado.

14. Caixas de sapato como organizadores

As caixas de sapato também são uma boa opção. Elas podem ser utilizadas como organizadores para roupas, panos de prato, CDs e até livros. A ideia é pensar em como reutilizar objetos. Esta dica não apenas te ajuda com a organização da casa, como também contribui com a preservação do meio ambiente.

15. Invista em um bom aspirador de pó

Por último, mas não menos importante, invista em um bom aspirador de pó. Os aspiradores são muito práticos na hora de remover a poeira de lugares mais difíceis, como tapetes e sofás. Geralmente eles contam com acessórios para se adaptar a diferentes superfícies que precisam de limpeza.