Como melhorar o ambiente de trabalho e ter melhores resultados

Ambiente de trabalho

Segundo estudos da Folha de São Paulo, o brasileiro passa em média 1737 horas de um ano apenas ocupados com o trabalho (20% do tempo total de um ano inteiro), isso sem incluir tempos gastos com deslocamento e possíveis horas extras.

Tendo isso em vista, é importante que seu ambiente de trabalho mantenha um clima tranquilo, calmo e com boas energias para que você consiga trabalhar melhor e ser mais produtivo durante seu horário de trabalho.

Como trabalhar melhor

Com a adoção do trabalho remoto e home office por parte das empresas você se torna mais livre e possui uma maior flexibilidade para organizar e energizar seu ambiente de trabalho, e estas são as primeiras coisas a serem feitas se desejar trabalhar melhor e obter melhores resultados durante as horas de trabalho. Quando você vai trabalhar presencialmente comumente o ambiente de trabalho é limpo, organizado, bem iluminado, etc. procure manter essas mesmas características no cômodo que escolheu para trabalhar e complemente com algumas das dicas que serão disponibilizadas.

Confira algumas dicas para aumentar e manter um bom ritmo de trabalho, analise quais delas se encaixam mais com você e seu dia a dia e as aplique.

Mantenha uma rotina de trabalho:

É importante que você mantenha uma programação da qual irá seguir todos os dias, incluindo o horário de se levantar, horário para iniciar o trabalho e também para encerrar o expediente. Estar em casa abre muitas brechas para que você acabe se perdendo no horário de trabalho e todos os dias ter uma rotina diferente pode fazer com que você seja menos produtivo.

Local apropriado:

Nem todos possuem um escritório totalmente planejado e apropriado para o horário de trabalho na própria residência; entretanto evite trabalhar no sofá, cama ou ambientes que possam lhe distrair facilmente. Separe um cômodo adequado em sua casa e a equipe com mesas, computador, uma cadeira confortável e especifique para os outros moradores não entrarem e saírem do ambiente a todo momento durante sua jornada de trabalho.

Faça pausas regulares e controle o tempo:

Como já citado anteriormente estando em casa é muito fácil se perder entre os horários de trabalho, muitas pessoas acabam por passar muito mais tempo trabalhando por não conseguir controlar a hora de parar, causando um grande estresse. Uma forma de manter o controle do horário é fazer pequenas pausas a cada 1hora para se levantar, ir até outro cômodo da casa, conversar rapidamente com algum parente, etc.

Adeque o trabalho a seus métodos:

Não caia no erro de querer ser a maquina superprodutiva que trabalha diariamente sem pausas e segue todas as regras de como trabalhar melhor em casa; caso para você funcione por exemplo trabalhar de pijama, na cama e com o notebook sobre o colo, está tudo bem! Continue com seus métodos e com aquilo que lhe permite progredir em seu trabalho. Aqui são apenas algumas dicas rápidas e simples que podem ajudar a melhorar seu rendimento.

Como energizar o ambiente de trabalho

Você já ouviu falar sobre energização de ambientes? a utilização de incensos e aromatizantes por exemplo são uma das principais e mais famosas formas de energizar um ambiente, em conjunto com as dicas mais praticas já citadas anteriormente a energização de um local foca em tornar o ambiente de trabalho um local mais leve e longe de energias pesadas.

Dicas para energizar o ambiente de trabalho

Iluminação e entrada de ar: (h4) Um dos primeiros passos para uma boa energia no seu ambiente de trabalho é contar com uma boa iluminação (natural e artificial) e deixar com que a corrente de ar fresco entre no cômodo; passar o horário de trabalho em um local escuro e abafado irá fazer com que você se sinta menos produtivo e se canse mais facilmente.

Aromatizadores:

Com a rotina de trabalho em casa você possui uma liberdade maior para o uso de incensos e aromatizadores, os diferentes aromas podem influenciar na sua produtividade e tornar o ambiente mais confortável; outra excelente opção é o uso de óleos essenciais, no site doterra você encontrara diversas opções de aromas e diferentes formas de uso que lhe auxiliarão para uma maior concentração e foco durante sua jornada.

Alimentação:

Assim como manter o ambiente com boa energia é importante manter o seu corpo bem energizado também é necessário; mantenha algumas frutas como damascos, bananas e morangos próximas de si durante o horário de trabalho, as mesmas ativam a serotonina e aumentam seu alto astral.

Músicas para energizar ambiente de trabalho

Você é do tipo de gosta de trabalhar ouvindo música? Saiba que a mesma também possui um excelente processo de energização do ambiente e de sua própria mente, faça a busca por músicas para energização no youtube por exemplo e tenha uma ótima trilha sonora durante todo seu trabalho.

Como melhorar o ambiente de trabalho e ter melhores resultados