Delivery

Delivery: Como aumentar as vendas do seu negócio

Hoje em dia, as empresas estão investindo cada vez mais em aumentar as vendas delivery, pois este canal de vendas tornou-se a principal opção para os empreendedores manterem suas operações em funcionamento.

Nesse contexto, a concorrência tornou-se mais intensa e os clientes estão mais exigentes no momento de fazer os pedidos. Para aumentar as vendas no delivery e garantir que seu negócio cresça, é vital fazer um diferencial de comunicação para sua marca. 

Então para lhe ajudar mostraremos algumas dicas.

Veja também: As principais tendências globais de alimentação.

Divulgue bastante nas suas redes sociais

Divulgue bastante nas suas redes sociais

Possua uma presença forte onde seus clientes estão. Hoje, todo mundo está online. Seja no Twitter, Instagram ou Facebook. No entanto, seus clientes já seguem suas redes sociais hoje?

Você necessita responder a esta pergunta para ter certeza de que está se comunicando com eles. Aliás, incentive seus clientes a segui-lo, afinal, os clientes felizes são seus principais impulsionadores!

Então, faça sorteios com uma combinação bem atrativa onde seus clientes têm que marcar 3 amigos para compartilharem e seguirem as suas redes sociais. Talvez esses amigos já sejam seus clientes, só não lhe seguiram ainda.

Assim, continuar a alavancar suas redes sociais e assim Aumentar as vendas delivery é uma boa estratégia.

  • Salve destaques nos stories;
  • Coloque o link do seu delivery na bio (descrição) do seu Instagram;
  • Faça stories diariamente.

Veja também: Como vender mais nas redes sociais – Dicas essenciais para empreendedores.

Não envie clientes para o seu concorrente

Isso mesmo que você leu. 

Linhas ocupadas nos finais de semana podem enviar clientes para seus concorrentes gratuitamente. Aliás, quando um cliente tenta ligar ou mandar uma mensagem, na grande parte das vezes ele não espera dez minutos.

No entanto, ele chamará seus concorrentes! Então, uma excelente estratégia é estimular as solicitações por meio do canal de atendimento que ele está mais acostumado.

Facilite os pedidos

Caso o seu negócio quer vender, é necessário possibilitar os pedidos. Mesmo que óbvio, esse detalhe nem sempre é planejado. Portanto, é vital fornecer contatos e até ferramentas para facilitar o acesso aos cardápios, pedidos e pagamentos.

No entanto, uma dica bem interessante nesse sentido também é não confiar em apenas um canal. Isso significa que, caso o seu negócio tenha apenas um número de telefone de vendas, você deverá considerar outros meios de publicidade.

Os clientes nem sempre esperam pacientemente na fila. Pior ainda: entre um sinal de ocupado e uma nova tentativa, você perderá para a concorrência.

Aceite diversos meios de pagamento

Divulgue os seus meios de pagamento tradicionais e aceite o pagamento de vale-refeição quando possível, pois isso se torna a diferença no preço que os clientes fazem seus pedidos. 

Para isso, você precisa ficar atento em escolher a melhor máquina de cartão que atenda o seu negócio

Isso porque, em tempos de crise, as pessoas ficam mais cautelosas com suas finanças porque estão em casa, então tendem a não gastar seus vales-refeição como costumavam fazer em restaurantes próximos ao trabalho.

Ao aceitar esta alternativa de pagamento, você pode manter seus clientes satisfeitos e aumentar as vendas no delivery. 

Assim, outro meio de pagamento bem alto é o cashback online, em outras palavras, a possibilidade de os clientes receberem um reembolso é um enorme benefício econômico.

Delivery Online e Marketing Digital

O delivery online é a maior onda no mercado de delivery depois do disk entrega. Aliás, o Brasil tem 74% da população acessando conteúdo por meio da internet. De acordo com uma pesquisa feita por meio do IBOPE:

  • 93% apontaram comodidade como principal motivo por comprar por meio da internet;
  • 86% dos entrevistados já compraram por meio da internet;
  • 31% costumam comprar na internet pelo menos uma vez por mês.

Então colabore com influenciadores locais, movimente sua rede social todos os dias, mostre o dia a dia e abuse da criatividade.

A primeira impressão do seu produto importa bastante

O seu cliente está em casa, não tem o tato e olfato para fornecer essa experiência que o leve a compra. Aliás, é o visual, a principal arma para a vitrine do seu delivery. Várias vezes ouvimos a expressão “as pessoas comem com os olhos primeiro”, e é isso mesmo.

  • Descreva seus pratos: pesquisa divulgada no The New York Times indica que os clientes tendem a ficar mais felizes e a achar a comida mais saborosa se lerem primeiro a descrição, não apenas os ingredientes, mas também um menu especial ou especialidade regional. A pesquisa mostra que esse movimento aumentou as vendas em 27%. Além disso, os clientes se sentem mais seguros sabendo exatamente o que estão comprando. Em outras palavras, anuncie seus pratos e passe pela segurança.
  • Coloque fotos atrativas nos seus produtos: nada como um cardápio visual bonito para encantar o seu cliente!

Abuse de combos e promoções

O que é preferível para adquirir clientes do que combos e promoções? Especialmente em tempos de crise, todos querem ganhar. Os humanos precisam justificar suas decisões. Sobretudo uma decisão de compra.

Por isso, qualquer desconto ou vantagem que um cliente veja pode ser um fator decisivo para ele comprar ou não. Caso seu propósito seja atrair novos clientes, crie promoções que chamem a atenção do público e gerem interesse em experimentar seus produtos.

Para estas promoções, o propósito principal não é o lucro, mas a conquista de novos clientes. Então, não tenha medo de fornecer grandes descontos em seus melhores produtos. Para clientes fiéis, crie promoções para que eles se sintam valorizados. Faça com que eles se sintam parte de um seleto grupo de clientes com benefícios especiais.

Estude a concorrência

Por meio desse estudo, você pode aprender não apenas sobre seus concorrentes, mas também sobre seus clientes. 

Não há nada melhor do que entender os pontos fracos e fortes das organizações concorrentes. 

Desta forma, é provável elevar os pontos de melhoria e aumentar as vendas delivery.

Use mídias pagas

Ao contrário do que várias pessoas pensam, você não necessita investir muito em marketing para criar anúncios pagos em sua rede social. Especialmente considerando a variedade de públicos em potencial que a plataforma tem.

Então, o que você necessita é de uma possibilidade de investimento, iniciativa e conhecimento básico, dependendo dos seus propósitos. Todavia, com 15,00 reais, por exemplo, você pode aproveitar sua marca por uma semana. 

Quando você usa mídia paga, há seis índices que você necessita ficar atento:

  • Quanto você investiu (orçamento)
  • Estimar conversão em vendas (de todos os toques que acessaram a página, se estima que 10% viraram venda, por exemplo).
  • Toques (conversão que leve a sua página de delivery, por exemplo).
  • Impressões (total de vezes que o seu anúncio foi visitado um usuário pode ver seu anúncio 5x, por exemplo).
  • Alcance (quantos usuários viram o seu anúncio).
  • Frequência.