Como saber se a sua empresa oferece um ambiente diverso

Como saber se a sua empresa oferece um ambiente diverso?

As empresas que buscam favorecer a diversidade tem diversos benefícios, como lucro acima da média, retenção de talentos e melhora no clima organizacional! Descubra agora se a sua companhia oferece esse tipo de ambiente!      

Todas as pessoas são únicas, possuindo características e experiências diferentes das demais. E quando somamos pessoas diferentes em uma equipe isso se chama diversidade.

E ao proporcionar um ambiente inclusivo, onde todos são ouvidos e se sentem seguros, tanto a empresa, quanto os colaboradores, têm muito a ganhar. Seja na questão da produtividade, seja ainda em um ambiente acolhedor e mais amigável.

Além disso, a diversidade nas empresas é um diferencial para a contratação e retenção dos talentos, algo fundamental para o crescimento de uma organização.

Por fim, favorece a criação de um ambiente inovador, que aumenta a produtividade e criatividade dos colaboradores.

Diversidade e inclusão

O termo diversidade vem da ideia de contratar pessoas com características e visões de mundo diferentes, criando assim um ambiente mais propício a todos.

A diversidade pode ser em características demográficas, como etnia, raça, gênero, etc.

Ou pode ser cognitiva, que tem haver com a forma como reagimos aos desafios do dia a dia.

Além disso, a diversidade também pode ter relação com as nossas experiências, vivências e personalidade e a forma como essas características moldaram a nossa forma de entender o mundo.

Já o termo inclusão significa criar um ambiente que aceite as diferenças de todos e que acolha as minorias, criando em espaço seguro para todos.

Além disso, vem da ideia de dar as mesmas oportunidades de crescimento para todas as pessoas.

Segundo especialistas, um ambiente diverso mas que não aposte na inclusão, dificilmente funcionará, pois não haverá espaços igualitários para todos, nem segurança para que as pessoas expressem suas ideias.

Por que apostar na diversidade?

Os benefícios de se montar um ambiente diverso são muitos, como os colaboradores mais engajados e o aumento da produtividade.

Segundo dados da Harvard Business Review, de 2016, empresas que focam na diversidade apresentam funcionários 17% mais dispostos e os conflitos entre os mesmos é de 50% a menos. Além disso, um ambiente diverso:

Aumenta o lucro da empresa

Pesquisas da Boston Consulting Group mostram que a diversidade nas organizações, principalmente nos cargos de liderança, aumenta em 19% a receita das companhias.

De acordo com os pesquisadores isso ocorre pois os funcionários têm experiências diferentes, que moldam sua visão de mundo, logo suas respostas aos problemas são diferentes.

Estudos da McKinsey & Company afirmam que empresas com diversidade étnica tem 33% mais chances de serem bem sucedidas e as empresas com diversidade de gênero são até 21% mais lucrativas.

Favorece um senso de pertencimento

Quando uma empresa aposta na diversidade e cria um ambiente inclusivo está estimulando que haja uma troca de ideias e experiência entre colaboradores, com isso aumenta o aprendizado e o engajamento dos funcionários.

Dados da Hay Group, de 2015, mostra que 76% dos colaboradores de empresas que apoiam a diversidade se sentem confortáveis em expor novas ideias e buscar formas de inovar o trabalho. Melhora o ambiente e favorece a troca de experiências

Outro benefício da diversidade nas empresas está na melhora do clima organizacional, com todos tendo o mesmo espaço para dialogar e dar ideias, além de todos terem segurança em se expressar.

Ajuda na atração e retenção de talentos

Pelo ambiente ser melhor em questão de espaço e diálogo, os talentos tendem a permanecer no emprego por mais tempo, diminuindo a rotatividade.

Dados da Randstad, de 2015, mostram que 87% dos profissionais, no mundo todo, preferem empresas que apostem na diversidade. No Brasil, essa porcentagem chega a 91% das pessoas.

Sinais de diversidade na empresa

A diversidade nas empresas vai muito além de contratar pessoas diferentes ou minorias, como pessoas com deficiência, negros, mulheres, etc.

Para que uma empresa realmente ofereça um ambiente diverso, é necessário que haja a inclusão desses funcionários na organização. Mas como incluir esses colaboradores na rotina da empresa? Confira abaixo algumas dicas:

Tenha ambiente adaptado ou adaptável

É fundamental que a empresa esteja preparada fisicamente para receber pessoas diferentes na organização, isso é, com banheiros para ambos os gêneros, com espaço para cadeira de rodas e/ou piso tátil. Se a empresa não for no térreo, com a disponibilidade de rampas e elevadores.

Prepare os líderes

Os líderes da equipe devem passar por treinamentos que os possibilitem receber os novos colaboradores, além de entender como criar uma equipe inclusiva.

Dessa forma, o setor de Recursos Humanos pode ajudar nessa parte, criando workshops e materiais de apoio.

Mantenha uma cultura baseada no respeito

Para evitar conflitos e/ou perda de talentos é necessário que um dos pilares da empresa seja o respeito a aquilo que é diferente.

Casos de preconceito e ou discriminação devem ser investigados e punidos, além disso, os líderes devem reforçar um ambiente favorável para todos.

Priorize a segurança

Para todos se sentirem felizes e confortáveis é fundamental ter um ambiente que preze pela segurança física, psicológica e emocional dos seus colaboradores.

Dessa forma, mudanças na estrutura física da sua empresa podem ser necessárias, como foi dito no tópico acima. Além disso, pode-se criar rodas de conversas e contar com o apoio de psicólogos.

Realize recrutamentos voltados para a diversidade

Na hora de contratar novos talentos, priorize pessoas diversas, evitando aquelas que tenham o mesmo perfil ou pensem da mesma forma.

Assim, é possível também abrir vagas específicas para pessoas de grupos minoritários, como negros, PCDs, mulheres, LGBTs, etc.

Faça palestras

Crie momentos onde haja a conscientização sobre o que é diversidade e inclusão, além de explicar sobre os valores da empresa voltados ao respeito de todos os colaboradores.

Crie um Comitê da Diversidade

Lideranças envolvidas juntamente com o RH planejando e criando formas de aumentar o índice de contratação e retenção de talentos voltadas à diversidade.

Esse Comitê de Diversidade deve contemplar todas as minorias da empresa, trazendo assim um olhar mais abrangente para a situação.

A diversidade nas empresas traz diversos benefícios, mas para que ela ocorra é necessário alguns passos, como:

1) criar um ambiente adaptado para todos;

2) dar seguranças para todas as pessoas poderem se expressar;

3) incluir o respeito nos valores da empresa;

4) abrir espaço para o debate e comunicação entre os colaboradores.