Aparelho ortodontico, 5 alimentos para evitar

São inúmeros os motivos para o desalinhamento dos dentes e durante o processo de correção é importante conhecer os cuidados necessários, como os alimentos para evitar ou ainda práticas para um escovação de qualidade. 

Aparelho ortodontico

O desalinhamento pode ocorrer por fatores genéticos, por hábitos da infância, como chupar chupeta, e podem até ser causados por respirar pela boca ou ranger os dentes.

Com isso, o uso de alinhadores se faz necessário e, quando o dentista anuncia sobre a utilização do aparelho, os primeiros pensamentos são sobre o tempo de tratamento e os cuidados necessários.

No início do tratamento, alguns alimentos podem ajudar a diminuir a dor e o incômodo.

Mas após a adaptação, é normal voltar a sua alimentação do cotidiano. Apesar disso, existem alimentos que podem prejudicar e atrapalhar o tratamento.

Por isso, selecionamos uma lista de alimentos para se evitar enquanto estiver usando o aparelho. 

1 - Alimentos duros


Pipoca, balas, nozes e coco são alguns exemplos de alimentos duros que são inimigos de quem utiliza aparelho.

Isso ocorre porque alimentos que necessitam de muita força para morder ou mastigar, podem quebrar ou descolar alguma parte da estrutura dos modelos fixos. 

2 - Doces


Doces ou alimentos de consistência pegajosa atrapalham a limpeza do aparelho.

O açúcar é um dos principais causadores das cáries e se ficarem por muito tempo em contato com os dentes, também pode causar placas bacterianas.

Por isso, evite doces como chiclete e bala de goma, que podem ficar grudados no fio ortodôntico. Já quando consumi-los, capriche na escovação. 

3 - Frutas inteiras


Morder uma fruta inteira e dura, como uma maçã, pode ser um perigo para quem usa aparelho.

Isso porque devido a força, pode ocorrer a soltura do fio ortodôntico.

Além disso, alguma parte pode ficar presa no aparelho facilitando o surgimento de placas e inflamações.

Por isso, prefira frutas mais moles para morder, ou corte em pequenos pedaços para facilitar a mastigação. 

4 - Alimentos com corante


Bebidas como chá, café e vinho, ou alimentos como a beterraba, possuem corantes naturais que podem manchar os dentes e bráquetes do aparelho.

Caso haja manchas após retirar o aparelho, é possível fazer um clareamento consultório.

Mas se for possível, reduza o consumo desses alimentos.

Contudo, mesmo com a redução outros aspectos podem influenciar no surgimento das manchas, como a própria higienização inadequada.

Para isso é crucial realizar a profilaxia junto ao profissional assim que o aparelho for retirado.

Nessas situações, caso haja o interesse em destacar ainda mais os dentes e a limpeza, o clareamento dental com moldeira também pode ser realizado.

Inclusive, nesse procedimento já a possibilidade de fazer o tratamento com os moldes em casa, após as devidas considerações do profissional.

5 - Alimentos com sementes


Alimentos que possuem muitas sementes, como o kiwi, ou são fibrosos, como a manga, são um empecilho durante a higiene.

Isso porque essas partes pequenas tendem a ficar presas entre as peças do aparelho e podem ser difíceis de tirar, interferindo na saúde dos dentes e da gengiva.

Por esse motivo é importante fazer a limpeza de forma adequada, pois se os resíduos acumularem, podem causar cáries, placas e inflamações na gengiva.

Contudo, não pense que existem apenas restrições para quem usa aparelho.

Após a colocação ou depois da manutenção, alguns alimentos podem te ajudar e são mais fáceis de consumir, como:

  • Sopa;
  • Sorvete;
  • Purês;
  • Vitaminas;
  • Sucos.

Principais cuidados com o aparelho


É importante durante todo o tratamento manter uma higiene bucal correta. Se a escova de dente convencional não estiver adiantando, utilize a escova interdental ou a escova ortodôntica, que são próprias para a limpeza de aparelhos.

Manter o acompanhamento em dia e não faltar nas manutenções é muito importante para não atrasar ou prolongar o tempo de tratamento. 

Evite os alimentos citados acima, para que nenhuma parte do aparelho quebre ou descole.
 
Caso o fio ortodôntico saia do lugar e esteja machucando, procure seu dentista o mais rápido possível.

Utilizar aparelho fixo não é o sonho de muitas pessoas.

O sorriso metalizado e as borrachinhas coloridas podem ser um pesadelo para alguns, por isso, um novo modelo foi desenvolvido, o aparelho dental transparente.

Além de ter uma aparência muito mais agradável, o invisalign é mais confortável e pode ser retirado durante a alimentação.

Inclusive, apesar de ainda precisar de cuidados higiênicos, é mais prático do que um aparelho fixo.

Outro aspecto positivo é que a sua utilização noturna também serve como alívio para quem range ou aperta os dentes enquanto dorme.

Se os seus dentes não forem muito tortos ou o problema for o espaçamento entre eles, a lente de contato dental pode ser uma boa opção.

O procedimento não corrige dentes muito tortos, ou mordidas cruzadas, mas se for uma transformação simples ou mais estética, as lentes de contato podem ser utilizadas.

Na prática, o tratamento consiste na colocação de películas sobre os dentes que reduzem os espaços entre eles e conferem um aspecto de dentes mais brancos, caso seja o desejo do paciente.

Se você não estiver feliz e for muito incômodo o uso do aparelho fixo, verifique com o profissional que o acompanha quais as opções disponíveis e quais os tratamentos mais indicados.

Já se o caso for apenas com esse tipo de aparelho, siga as orientações de forma correta, assim o tempo de tratamento pode ser mais rápido.

Uma opção para quem não gosta das borrachinhas coloridas são as transparentes, que são mais discretas.

Além disso, o modelo fixo estético também pode ser utilizado, minimizando o aspecto do modelo metálico nos dentes.

Tanto para o aparelho, como para a saúde bucal de forma geral, a higienização é necessária.

Não negligencie nenhuma das etapas na hora da limpeza e não deixe alimentos presos no aparelho, fazendo uso das escovas corretas e do fio dental.

Assim você não terá problemas futuros e, quando retirar o aparelho, o sorriso estará saudável e bonito.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.