Saúde bucal e terceira idade: principais cuidados e prevenções

A saúde bucal na terceira idade requer uma maior prevenção, afinal, é nesta etapa da vida que alguns sinais como o enfraquecimento dos ossos costumam aparecer. 

Saúde bucal e terceira idade

Sabemos que é preciso ter cuidados com toda a cavidade bucal independentemente da faixa etária, mas durante a terceira idade, é preciso redobrar a atenção.

Isso porque sinais como a diminuição da saliva e a demora para cicatrizar lesões são potencializados com o avanço da idade.

Entretanto, existem alguns cuidados capazes de prevenir o surgimento de complicações e doenças bucais. Continue lendo e descubra quais são! 

Mantenha o seu corpo hidratado


Médicos apontam que mais da metade do nosso corpo é composto de água, logo, é preciso garantir que essa quantidade não seja afetada pelo baixo consumo.

Durante a terceira idade, o metabolismo acaba funcionando de maneira mais lenta e a própria produção de saliva acaba sendo menor. Por isso, é essencial fazer o consumo de água diariamente.

Vale ressaltar também que a água é capaz de ajudar na eliminação do mau hálito e age na limpeza de toda a boca, prevenindo que haja a fixação de germes e bactérias na cavidade bucal.

A quantidade pode variar de 2 a 5 litros de água. Tudo depende do metabolismo da pessoa, peso e também da quantidade de atividades físicas realizadas.

Por isso, o melhor é consultar um profissional da saúde para entender quantos litros diários você deve ingerir. 


Realize uma boa higienização bucal


Escovar os dentes é essencial para a prevenção de doenças como a cárie e a gengivite. Porém, muitas pessoas acabam se enganando achando que a higienização só é o fato de escovar os dentes.

É fundamental utilizar o fio dental diariamente a fim de remover todos os resquícios de alimentos entre os dentes e a gengiva.

Para evitar sangramentos e lesões mais graves, é necessário utilizar escovas com cerdas menores e macias.

Vale ressaltar que, não é preciso aplicar força para escovar ou passar o fio dental. Basta fazer movimentos suaves e sem pressão para remover os restos de alimento.

Caso você queira fazer uso dos enxaguantes bucal, o melhor a se fazer é procurar o seu dentista convenio e perguntar qual a melhor fórmula para o seu caso.

Afinal, o uso indevido do enxaguante pode acabar prejudicando o esmalte de seus dentes. 

Tenha um bom plano odontológico


Durante a terceira idade, é fundamental ter um acompanhamento mais regrado com o dentista a fim de ter uma prevenção maior.

Por isso, o uso do convenio dentario é tão recomendado. Afinal, esses planos possibilitam a consulta em diversas especialidades e, também, a realização de exames como raio-x e tomografias.

Ao invés de pagar por todos os procedimentos realizados, é possível fazer o pagamento mensal e ter uma ampla rede credenciada.

Por isso, caso você prefira, comece agora mesmo a procurar por convenios odontologicos e encontre o plano ideal para você e sua família. 

Invista em uma boa alimentação


Uma dieta equilibrada consegue gerar benefícios para o corpo todo, inclusive para a saúde bucal.

Reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar e carboidrato é fundamental para evitar o acúmulo de bactérias que potencializam o surgimento de cáries.

O mais indicado é primeiro consultar um nutricionista a fim de se certificar de que todas as vitaminas estão sendo consumidas.

Além disso, aposte em alguns alimentos que auxiliam a saúde bucal como:

  • Leite e seus derivados;
  • Folhas verdes-escura;
  • Alimentos fibrosos;
  • Peixes;
  • Cogumelos.

Mas calma, isso não quer dizer que nunca mais será possível consumir alimentos como café, comidas industrializadas e doces.
Contudo, é preciso ter um equilíbrio. Afinal, além de prejudicar a saúde dos seus dentes, estes alimentos também prejudicam o organismo como um todo. 

Priorize a sua saúde bucal


Cuidar da saúde bucal é fundamental para todas as faixas etárias. Afinal, as doenças bucais podem acontecer desde a infância até a terceira idade e as práticas adotadas no decorrer da vida têm impacto direto na saúde dental posterior.

Por isso, é fundamental que você realize os cuidados citados acima para ajudar a manter uma saúde de qualidade.

Procure um dentista através de um bom plano odontologico, preze por uma alimentação de qualidade, higienize a sua boca de forma correta e, desse modo, você estará se prevenindo de possíveis complicações.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.