Aprenda a manter seus dentes brancos e saudáveis

Aprenda a manter seus dentes brancos e saudáveis

Ter um sorriso com dentes brancos e saudáveis é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, somos um povo conhecido pelo bom humor e felicidade contagiante e todos querem ter belos dentes para se mostrar.     

Por mais que seja natural acontecer um pequeno amarelamento dentário devido ao avanço da idade, existem alguns hábitos que podem acabar acelerando esse processo, como a alta ingestão de bebidas escuras.

Neste artigo, você irá aprender como cuidar de sua dentição e torná-los mais eficazes. 

Tudo começa pelo básico: a escovação

Antes de começar a pesquisar por “quanto custa um clareamento dental”, é fundamental fazer a lição de casa antes.

A escovação é um dos passos primordiais para ter um sorriso branco e saudável, livre de placas bacterianas e de um sorriso com mancha nos dentes devido à má higienização.

Sabemos que a tecnologia teve um grande avanço e existem diversos tratamentos estéticos para transformar o seu sorriso. Contudo, uma boa escovação ainda é uma das melhores formas de ter um sorriso perfeito.

Vale ressaltar que pacientes que utilizam o aparelho ortodôntico precisam ter uma boa escovação para remover todo o acúmulo de alimentos que geralmente fica entre os braquetes e nos fios de metal. 

Dicas extras de uma boa higienização

É importante falar sobre a parte prática da escovação. Primeiramente, ao contrário do que muitos fazem, não é preciso aplicar pressão na escova.

O correto é fazer movimentos leves e circulares. Afinal, fazer força pode provocar lesões em sua gengiva e um desgaste do esmalte dos dentes.

Especialistas apontam que o tempo mínimo para higienizar todos os dentes é de 2 minutos. Portanto, não é preciso realizar movimentos rápidos e desordenados.

Além disso, é importante ter cuidados como:

  • Troca de escova a cada 3 meses;
  • Fazer uso do fio dental diariamente;
  • Escolher um bom creme dental;
  • Utilizar um enxaguante bucal recomendado por um dentista.

Peça a ajuda de um profissional

O odontologista é a pessoa mais indicada para te auxiliar na missão de dentes brancos e saudáveis, afinal, ele estudou e pesquisa continuamente para aplicar as melhores tecnologias do setor.

Apesar disso, muitas pessoas tentam recorrer a misturas caseiras, o que pode acabar causando danos irreversíveis.

Por exemplo, uma pessoa que faz uso de bicarbonato com água oxigenada a fim de trazer um embranquecimento dental, podendo, na verdade, gerar uma reação química e resultar em lesões graves.

Caso você tenha passado por algo parecido, procure um consultório e veja se não é um caso de extração de dente para remover o dente danificado ou procure por uma restauração a fim de ter o seu sorriso de volta.

Se mesmo após a escovação o seu dente ainda permanecer com manchas ou você ainda estiver incomodada com a coloração do seu dente, o ideal é agendar uma avaliação com um odontologista.

Dessa maneira, será possível conversar sobre um orçamento de clareamento dental e até mesmo conhecer outros métodos, como a lente de contato dental.

A cada dia que passa, esses procedimentos ganham mais visibilidade e ganham o gosto do paciente.

Uma vez que esses tratamentos têm um resultado praticamente instantâneo e é possível escolher qual o tom, o formato do dente e até mesmo o tamanho da gengiva desejado.

Dessa forma, será possível ter um sorriso dos sonhos de forma rápida, segura e com o auxílio de uma pessoa que é especialista no assunto. 

Considerações finais

O segredo para ter dentes fortes e brilhantes é a consistência e uma boa rotina de cuidados.

Além da escovação, é importante ficar atento aos alimentos que são ingeridos. Por exemplo, bebidas escuras como cafés e chá em excesso podem acabar causando o amarelamento precoce dos dentes.

Isso porque as substâncias contidas nessas bebidas e nos corantes que grande parte dos alimentos industrializados utilizam, acabam se fixando no dente e o amarelamento ocorre.

Por isso, além de começar a fazer tratamento dentro dos consultórios odontológicos, o ideal é também ter uma mudança de hábitos.

Crie uma rotina de escovação pelo menos 3 vezes ao dia, comece a ingerir bebidas que não agridam o esmalte do seu dente e, dessa forma, será possível ver uma otimização dos resultados.

Por fim, coloque em prática todas as dicas que você aprendeu neste artigo e tenha boa saúde bucal. Invista em seu sorriso!

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.

Leia mais: Descubra quais bebidas e alimentos presentes no nosso dia-a-dia que desgastam a cor e força dos seus dentes

Aparelho ortodontico, 5 alimentos para evitar

Saúde bucal e terceira idade: principais cuidados e prevenções