Aprenda a manter seus dentes brancos e saudáveis

Ter um sorriso com dentes brancos e saudáveis é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, somos um povo conhecido pelo bom humor e felicidade contagiante e todos querem ter belos dentes para se mostrar. 

Dentes brancos e saudáveis

Por mais que seja natural acontecer um pequeno amarelamento dentário devido ao avanço da idade, existem alguns hábitos que podem acabar acelerando esse processo, como a alta ingestão de bebidas escuras.

Neste artigo, você irá aprender como cuidar de sua dentição e torná-los mais eficazes. 

Tudo começa pelo básico: a escovação


Antes de começar a pesquisar por “quanto custa um clareamento dental”, é fundamental fazer a lição de casa antes.

A escovação é um dos passos primordiais para ter um sorriso branco e saudável, livre de placas bacterianas e de um sorriso com mancha nos dentes devido à má higienização.

Sabemos que a tecnologia teve um grande avanço e existem diversos tratamentos estéticos para transformar o seu sorriso. Contudo, uma boa escovação ainda é uma das melhores formas de ter um sorriso perfeito.

Vale ressaltar que pacientes que utilizam o aparelho ortodôntico precisam ter uma boa escovação para remover todo o acúmulo de alimentos que geralmente fica entre os braquetes e nos fios de metal. 

Dicas extras de uma boa higienização


É importante falar sobre a parte prática da escovação. Primeiramente, ao contrário do que muitos fazem, não é preciso aplicar pressão na escova.

O correto é fazer movimentos leves e circulares. Afinal, fazer força pode provocar lesões em sua gengiva e um desgaste do esmalte dos dentes.

Especialistas apontam que o tempo mínimo para higienizar todos os dentes é de 2 minutos. Portanto, não é preciso realizar movimentos rápidos e desordenados.

Além disso, é importante ter cuidados como:

  • Troca de escova a cada 3 meses;
  • Fazer uso do fio dental diariamente;
  • Escolher um bom creme dental;
  • Utilizar um enxaguante bucal recomendado por um dentista.

Peça a ajuda de um profissional


O odontologista é a pessoa mais indicada para te auxiliar na missão de dentes brancos e saudáveis, afinal, ele estudou e pesquisa continuamente para aplicar as melhores tecnologias do setor.

Apesar disso, muitas pessoas tentam recorrer a misturas caseiras, o que pode acabar causando danos irreversíveis.

Por exemplo, uma pessoa que faz uso de bicarbonato com água oxigenada a fim de trazer um embranquecimento dental, podendo, na verdade, gerar uma reação química e resultar em lesões graves.

Caso você tenha passado por algo parecido, procure um consultório e veja se não é um caso de extração de dente para remover o dente danificado ou procure por uma restauração a fim de ter o seu sorriso de volta.

Se mesmo após a escovação o seu dente ainda permanecer com manchas ou você ainda estiver incomodada com a coloração do seu dente, o ideal é agendar uma avaliação com um odontologista.

Dessa maneira, será possível conversar sobre um orçamento de clareamento dental e até mesmo conhecer outros métodos, como a lente de contato dental.

A cada dia que passa, esses procedimentos ganham mais visibilidade e ganham o gosto do paciente.

Uma vez que esses tratamentos têm um resultado praticamente instantâneo e é possível escolher qual o tom, o formato do dente e até mesmo o tamanho da gengiva desejado.

Dessa forma, será possível ter um sorriso dos sonhos de forma rápida, segura e com o auxílio de uma pessoa que é especialista no assunto. 

Considerações finais


O segredo para ter dentes fortes e brilhantes é a consistência e uma boa rotina de cuidados.

Além da escovação, é importante ficar atento aos alimentos que são ingeridos. Por exemplo, bebidas escuras como cafés e chá em excesso podem acabar causando o amarelamento precoce dos dentes.

Isso porque as substâncias contidas nessas bebidas e nos corantes que grande parte dos alimentos industrializados utilizam, acabam se fixando no dente e o amarelamento ocorre.

Por isso, além de começar a fazer tratamento dentro dos consultórios odontológicos, o ideal é também ter uma mudança de hábitos.

Crie uma rotina de escovação pelo menos 3 vezes ao dia, comece a ingerir bebidas que não agridam o esmalte do seu dente e, dessa forma, será possível ver uma otimização dos resultados.

Por fim, coloque em prática todas as dicas que você aprendeu neste artigo e tenha boa saúde bucal. Invista em seu sorriso!

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Clínica Ideal, plataforma especializada em marketing e gestão para consultórios e clínicas odontológicas.