Indicações podem diminuir o CAC e aumentar o volume de leads do seu negócio.
Todo negócio precisa de vendas para crescer no mercado. Dentre os tipos de marketing existentes para isso, o referral marketing é um conceito que consiste em indicações e consegue diminuir o custo de aquisição de clientes (CAC) e trazer leads qualificados para uma empresa.
Aqui, você entenderá tudo sobre referral marketing. As vendas por indicação são importantíssimas para promover o negócio e aumentar o lucro da empresa.
Esse conceito pode ser a melhor alternativa para atrair e fidelizar clientes sem gastar muito.
O que é referral marketing?
Em português, referral marketing significa “marketing de referência ou indicação”. Basicamente, esse tipo de marketing visa criar ações estratégicas que transformem clientes em promotores da marca.
As ações consistem em estimular a recomendação dos clientes para amigos, familiares, outras empresas (no caso de comércio B2B).
Quem sabe quem é Thiago Finch, talvez saiba que as indicações não dependem apenas da sorte, elas são alimentadas pela empresa e se tornam um canal recorrente de atração de novos clientes.
Exemplos de referral marketing na prática
O Uber e o Picpay são empresas com cases de sucesso em referral marketing. Ambos os negócios cresceram sua base de clientes por meio de incentivos financeiros.
No caso do Uber, a indicação foi incentivada tendo crédito para corridas como recompensa para clientes antigos.
Já no Picpay, a estratégia tem como recompensa o sistema de cashback da plataforma. Outro case de sucesso é o Dropbox.
O sistema de armazenamento de arquivos na nuvem ganhou quase 4 milhões de novos usuários entre 2008 e 2010 por meio do referral marketing.
Quais são os principais benefícios do referral marketing para um negócio?
A estratégia de referral marketing pode trazer diversos benefícios para uma empresa a um custo muito baixo. Confira abaixo quais são os principais benefícios de implementar ações de marketing de indicação:
Leads qualificados
A maior parte dos leads que são conquistados por meio do referral marketing são qualificados. Dessa maneira, a empresa encurta o caminho para uma nova venda, já que o lead terá recebido uma indicação de alguém em que ele confia e saberá previamente de detalhes sobre o negócio.
Menos objeções para compra
O lead conquistado por meio de indicação geralmente já possui referências da empresa e isso diminui as objeções na hora da venda. Com isso, é possível diminuir o tempo que a sua empresa leva para fechar uma compra.
Diminuição do CAC
Por mais que a estratégia de referral marketing consista em oferecer benefícios financeiros, o investimento será bem menor do que o custo para criar campanhas de geração de leads.
Isso diminui o CAC, o que é uma grande vantagem para empresa, já que o negócio gasta menos para conseguir vender.
Como montar uma campanha de referral marketing?
Como falamos em todo o texto, o referral marketing consiste em incentivar a indicação de clientes já fidelizados. Mas como estruturar uma campanha de indicações?
Abaixo, abordaremos os principais pontos para colocar isso em prática, confira:
Defina o objetivo
Como qualquer ação de marketing, você precisa definir um objetivo. A dica é ser o mais específico possível, definindo uma meta como “aumentar em 10% o volume de leads” ou “aumentar as vendas em até 5%”.
Assim, você pode nortear todos os demais passos para criar uma campanha de referral marketing assertiva.
Descubra quem são os seus potenciais promotores
Nem todos os clientes do seu negócio estão engajados a ponto de participarem da sua ação de referral marketing.
Então, é importante fazer uma pesquisa de satisfação para medir o NPS (Net Promoter Score) e encontrar os clientes fiéis que serão os potenciais promotores do seu negócio.
Defina a recompensa
A recompensa é a peça-chave da campanha, ela é o gatilho de incentivo para que os promotores façam suas indicações.
Então, pense no que sua empresa oferece como atrativo, e principalmente, ouça os clientes para definir a melhor recompensa para que sua campanha faça sucesso entre eles.
Defina a mecânica da campanha
A campanha de referral marketing funciona como uma espécie de sorteio, então, para que os clientes ganhem a recompensa, você precisa definir uma mecânica, ou seja, estipular as regras e condições da sua campanha.
O referral marketing é um conceito essencial para qualquer negócio atualmente. Em um mercado cada vez mais concorrido em todos os segmentos, ter diversas formas de gerar leads e fechar vendas é crucial para qualquer empresa.