O que você precisa saber antes de vender sua empresa

O que você precisa saber antes de vender sua empresa

Chega um momento na vida de um empreendedor que ele começa a se questionar se é hora de mudar o rumo dos negócios. Isso pode levar à decisão de passar a companhia para frente. Mas esse processo pode gerar muitas dúvidas. Aqui explicamos um pouco sobre como vender uma empresa com menor risco e maior valor.

Primeiramente, é sempre importante entender qual é o momento pelo, qual o empresário está passando. Mapear as principais motivações para a venda da empresa pode inclusive ajudar na hora da negociação, explicando o momento do negócio para os possíveis investidores.

Principais motivos para vender empresa

Entre as principais razões que levam um empreendedor a querer se desfazer de seu negócio estão as seguintes:

  • Busca por um sucessor

Muita vezes a companhia está sem perspectivas de alguém para assumir a sociedade futuramente, e nesse momento é preciso buscar alguém no mercado para tocar o negócio

  • Necessidades de capital

Se a empresa não está indo tão bem, procurar recursos no mercado é uma alternativa, o que leva o empreendedor a querer colocar a empresa à venda.

  • Aposentadoria

Também pode ter chegado o momento do merecido descanso, e para isso a empresa precisa ser passada adiante para outro empresário tocá-la.

Sabendo o que motiva a venda, fica mais fácil estabelecer também alguns parâmetros antes de ir ao mercado em busca de investidores. Entre eles está o percentual que será colocado à venda.

A ideia é alienar todo o negócio ou apenas parte dele? Se for uma venda parcial, qual o percentual? Isso também é relevante para saber se a outra parte está comprando uma participação majoritária ou minoritária e se poderá ter controle sobre as decisões.

Com isso definido, o próximo passo é organizar a casa e fazer um controle financeiro que demonstre a margem de lucro de pelo menos os últimos três anos.

É importante saber também que o processo de vender empresa não é tão rápido. A partir do momento que se toma a decisão, o prazo razoável é que ele dure de seis meses a um ano.

Processo de venda

Saiba um pouco mais o que inclui cada etapa do processo de venda de uma empresa:

1. Preparação

Fazer uma revisão de contratos, acordos e qualquer outro documento, assim como verificcar a contabilidade, é o primeiro e importante passo a ser dado durante esse processo. Isso dá ao empreendedor maior conhecimento sobre o que está acontecendo com sua companhia, medindo quais as condições atuais dela.

Saber o que acontece na companhia faz com que o empreendedor tenha tempo de organizar algo que esteja pendente ou medir os riscos que seu negócio possa ter.

2. Avaliação

O próximo passo é avaliar o preço justo para a companhia. Isso pode ser feito por meio de uma metodologia de valuation. Esse método deve ser feito com auxílio de profissionais, pois ajudará a estabelecer uma média de valores da empresa com base em algumas premissas.

3. Planejamento

Agora é hora de planejar o processo de venda, traçando uma estratégia sobre como apresentar a companhia ao mercado. Isso se torna mais fácil depois de ter as informações que citamos anteriormente em mãos.

4. Apresentação

Elaborar diferentes tipos de documentação para apresentar aos potenciais investidores também faz parte do processo de vender uma empresa. Há dois tipos principais: a não confidencial, quando há uma breve apresentação sobre a companhia; e a confidencial, apresentada apenas para quem está mais avançado nas negociações, pois fala sobre detalhes sensíveis da empresa.

Depois de tudo isso, cabe ao empreendedor buscar o investidor, o que pode ser feito por meio de road shows, expandindo, assim, o alcance de potenciais interessados no negócio, e partir para as negociações, ofertas e contrato final.

Vender uma empresa não é um processo simples, como já mencionamos. Por isso, o empreendedor precisa estar bem preparado e mapear todas as oportunidades e também os riscos envolvidos no negócio. Para que isso seja feito de maneira segura, é importante contar com uma assessoria especializada, como a Capital Invest oferece consultoria em M&A, auxiliando empreendedores a se prepararem para a venda de uma empresa com o menor risco.

Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições.