Como fazer minha empresa aparecer na pesquisa do Google

O Google é o site mais usado para pesquisas on-line. Isso fica comprovado nos números: 90% dos usuários utilizam essa plataforma para realizar buscas na internet. Tamanha relevância gerou uma grande corrida das empresas para aparecer na pesquisa do Google.

Pesquisa do Google

O que explica esse fenômeno é o aquecimento do mercado virtual. Com efeito, as marcadas de todo o mundo viram na internet uma grande oportunidade de fechar mais negócios. No entanto, para que isso aconteça, é necessário entender como os mecanismos de propagação funcionam no mundo digital.

Fazer sua empresa aparecer na pesquisa do Google é mais fácil do que você pensa. Requer, porém, muito trabalho e visualização de ganhos à longo prazo. Dessa forma, leia este artigo e conheça os principais insights para melhorar a relevância da sua página nas buscas.

Como fazer minha empresa aparecer na pesquisa do Google?


Desde o começo do século, as empresas iniciaram uma migração do mundo físico para o virtual. Esse comportamento se deu à medida que o acesso à internet foi facilitado em todo o país. Com efeito, além de melhorar a circulação da informação, a grande rede se tornou uma grande máquina de negócios.

No entanto, assim como no mundo físico há formas consagradas de atrair clientes, o mundo digital também possui técnicas específicas. Dessa forma, compreendê-las e utilizá-las podem fazer com que uma empresa se destaque em seu nicho em relação as demais.

Aparecer na pesquisa do Google é um dos principais métodos para alavancar suas vendas online. Assim, você garantirá que muitos dos seus clientes potenciais conheçam sua marca por uma simples busca na internet.

Otimize o seu conteúdo com técnicas de SEO


O Google determina a ordem com que os sites aparecerão como resposta a uma pesquisa por meio de vários critérios. O principal deles é quão adequado à busca o texto do seu site está. A forma mais simples de sinalizar aos sites de busca que seu texto corresponde à uma pesquisa é por palavras-chave.

Essas são definidas a partir dos principais termos que os usuários utilizam nas ferramentas de busca. 

Dessa forma, você deve entender como um cliente faz uma busca e usar essas mesmas palavras no seu site. Para que o uso de palavras-chaves fique mais claros, darei um exemplo.

Imagine que uma loja vende fones de ouvido. Para alavancar suas vendas, decide usar como palavra-chave o termo “fones de ouvido para PC” em um texto da página. Quando um usuário utilizar esse termo ou um semelhante na busca, as chances que ele encontre o site dessa empresa aumentam.

Esse é apenas um dos critérios SEO que podem fazer com que sua empresa aparecer na pesquisa do Google, você precisa de muitos outros, site rápido, conteúdo de qualidade, bons backlinks, e vários outros critérios. A vantagem dessas estratégias é principalmente o preço. Você não pagará nada por utilizá-las no seu site e terá bons resultados a longo prazo.

Faça sua empresa aparecer na pesquisa do Google: utilize links patrocinados


Muito provavelmente, durante uma pesquisa do Google, você deve ter visto alguns links que aparecerem no topo das pesquisas. Essas são destacados dos demais pela cor amarela e uma etiqueta que os classifica como patrocinados.

Esses sites tem a vantagem de aparecer no topo das pesquisas toda vez que um usuário pesquisar por determinada palavra-chave. Tal fato aumenta a probabilidade desses sites tornarem-se relevantes e fecharem vendas. Você pode ter todas essas vantagens pagando muito pouco.

Essa ferramenta é conhecida como link patrocinado e é controla pela ferramenta Google Ads. Nessa o cliente pode “comprar” uma determinada palavra-chave. Dessa forma, o seu link aparecerá toda vez que o cliente fizer uma busca utilizando-a.

Essa ferramenta funciona pelo mecanismo CPC (Custo por Click). Dessa forma, você só pagará se um usuário clicar no link e entrar no seu site. É possível ainda determinar um raio de atuação, o que é muito útil para negócios locais.

Dessa forma, essa é um recurso para quem deseja obter resultados a curto prazo. Com efeito, a principal dica é “comprar” palavras-chaves mais específicas que tenham uma menor concorrência. Se você, porém, decide usar termos mais gerais, o número de cliques pode ser menor.

A técnica de links patrocinados é uma das modalidades conhecidas como tráfego pago. Essa tática deve ser combinada com outras conhecidas como tráfego orgânico (é o caso das estratégias SEO), por exemplo, técnicas de SEO onpage, como otimizar o conteúdo e técnicas de SEO offpage como conseguir backlinks. Assim, fazer sua empresa aparecer na pesquisa do Google será muito mais simples.

Conecte sua página às redes sociais


Ligar sua página às redes sociais é uma forma de atrair tráfego orgânico para o seu site. Além disso, é um dos critérios que os motores de buscam utilizam para ranquear os sites. Por isso, sua empresa deve manter perfis ativos no Facebook e Instagram para compartilhar seu conteúdo.

Para facilitar o compartilhamento dos artigos do seu site é importante adicionar botões próprios para esse fim. O Google utiliza o número de compartilhamentos e curtidas como um referencial. Afinal, isso indica que o seu conteúdo está entregando valor às pessoas.

Essa também é uma estratégia para acompanhar o seu público. Nos últimos anos, as pessoas substituídas a visita à blogs e sites pelo uso de redes sócias. Portanto, é muito importante que sua empresa marque presença também nesses espaços.

Tenha um layout compatível com várias mídias


Para fazer sua empresa, aparecer na pesquisa do Google, você deve garantir que seu site funciona em todas as mídias. Essa plataforma de busca costuma “punir” sites que não funcionam bem em smartphones ou tablets, por exemplo.

Esse é outro exemplo de estratégia que segue tendências. Atualmente, o acesso à internet por celulares é muito maior do que por computadores desktop. Assim, seu site deve estar preparado para funcionar normalmente nessas telas menores.

Portanto, invista na experiência do usuário. Verifique se as abas de menu e demais opções funcionam bem em todas as mídias. Analise se os textos e imagens são compatíveis.
Essas são algumas dentre as principais estratégias para aumentar as chances do seu site aparecer na pesquisa do Google. Aplique-as e potencialize seus resultados.

Agora, se você deseja mesmo aparecer na primeira página do Google, contar com o apoio de especialistas em SEO ou uma agência de SEO, é sem dúvidas, uma excelente opção.

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