Como escolher um bom plano odontológico?

Quando mencionamos o ramo da saúde, com enfoque na saúde bucal, é extremamente importante evidenciar sua relação com o desenvolvimento constante e saudável das pessoas. Nesse sentido, escolher um bom plano odontológico também se mostra necessário.

Plano Odontológico

Isso porque a saúde bucal influencia diretamente em toda a saúde do organismo, seja por meio da mastigação de qualidade - que inicia o processo digestivo - ou como porta de entrada de inflamações ou bactérias.

Neste artigo te ajudaremos a escolher um bom plano odontológico útil para você e sua família.

1- Veja o tempo de carência


De um modo geral, as pessoas que procuram por um dentista convenio, querem ser atendidas o mais rápido possível e buscam os benefícios desse tipo de contrato.

Justamente por isso verificar o tempo de carência com o convênio que você irá selecionar é extremamente importante, para evitar futuras frustrações.

Afinal, a carência diz respeito ao prazo para dar início aos atendimentos e tratamentos, tendo um intervalo entre os primeiros pagamentos e a primeira consulta.

2- Escolha planos que tenham procedimentos de prevenção


Melhor do que pagar por um procedimento e solucionar o problema é prevenir que ele ocorra. Assim, é importante escolher um plano que auxilie na prevenção das inflamações bucais, realizando procedimentos de profilaxia e manutenções regulares.

Ou seja, é preciso realizar consultas e análises regulares para garantir que a sua arcada dentária esteja em perfeita funcionalidade.

Afinal, é a partir da prevenção que doenças mais sérias como gengivite e periodontite são evitadas ou tratadas logo quando surgem.

3- Escolha um plano que tenha procedimentos complementares, conforme sua necessidade


O ramo da odontologia tem evoluído dia após dia, justamente por isso que hoje os cirurgiões dentistas não são procurados apenas para uma manutenção de aparelho ortodôntico.

Assim, ao escolher o seu plano odontologico pessoa fisica, certifique-se que procedimentos mais comuns e aqueles que pretende realizar estão disponíveis.

Nesse contexto, é possível elencar quais são suas reais necessidades e orçamento disponível, criando uma lista de prioridades para conferir ao entrar em contato com um convênio.

Dentre os procedimentos que podem constar na lista estão:

  • Aplicação de resina;
  • Profilaxia;
  • Tratamento de canal;
  • Obturações;
  • Implantes;
  • Clareamento.

4- Veja se permite a inclusão de dependentes


Grande parte das pessoas que procuram por um plano odontológico não procuram apenas para si, mas sim para sua família.

Se esse for o seu caso, é importante saber que não é todo plano dental que permite dependentes.

Portanto, ao procurar pelo seu convenio odontológico busque a fundo se é possível vincular outras pessoas a ele e quais as especificações para isso.

Nos casos em que são aceitos os dependentes, é necessário apenas a comprovação de parentalidade, sendo certidão de casamento ou nascimento e um documento que comprove o grau de parentesco daqueles que terão acesso a o plano.

5- Veja a localização


De início podemos nos empolgar com a escolha do plano perfeito, mas a localização também é importante para que a escolha seja ideal aos seus problemas.

Isso porque, assim que surgir uma dor de dente ou um problema que precise ser sanada mais rapidamente. Afinal, quanto mais próximo o consultório for mais cedo o seu problema será resolvido.

Por isso, escolha um consultório que se localize perto da sua residência ou do seu ambiente de trabalho.

Dessa maneira, assim que qualquer dor, manutenção ou procedimento for necessário, seu problema será solucionado com velocidade e qualidade.

6- Análise a possibilidade de atendimento em outras franquias


De um modo geral, o plano odontolôgico não atua com uma única clínica, tendo diversas franquias e consultórios credenciados para realizar os atendimentos, tanto em áreas mais centrais da cidade quanto em bairros específicos.

Imagine que você contratou o seu plano odontológico em uma clínica próxima ao seu trabalho, mas que fica a 3h da sua casa.

Caso não haja uma rede de atendimento dessa clínica ou ocorra qualquer mudança, dificilmente você conseguirá dar continuidade ao tratamento.

Dessa maneira, é preciso escolher um plano que esteja próximo do seu trabalho, mas também da sua residência. Afinal, desse modo você terá mais tranquilidade e conforto no deslocamento para a clínica e na volta do procedimento.

Tal aspecto garantirá ainda mais segurança para sua saúde.

Para isso, é importante que você avalie se o plano que você está escolhendo permite essa opção de, principalmente em situações de emergência, recorrer a outras clínicas.

7- Verifique a tabela de preços


Saúde não tem preço, todos nós sabemos disso, mas é importante investir em um plano que caiba no seu orçamento.

Sendo assim, ao realizar uma procura de plano não procure por pacotes específicos de procedimentos, avalie o valor de cada um deles e considere os procedimentos que necessita e que tem probabilidade de desenvolver, de modo a escolher de forma adequada.

8- Procure informações sobre a reputação da clínica


Atualmente no ramo odontológico existe um grande número de profissionais extremamente eficazes que realizam com exatidão todos os procedimentos odontológicos.

Desde uma manutenção de aparelho ortodôntico tradicional até uma bichectomia, é importante ter total certeza que você está sendo atendido por profissionais especializados.

Para isso, procure informações sobre a reputação da clínica, desde atendimentos até agendamentos, isso é importante para evitar futuros problemas.

Com avanço da tecnologia, essas informações ficaram muito mais acessíveis, inclusive na internet.

Colocando essas dicas em prática você conseguirá escolher um plano odontológico que satisfaça todos os desejos e necessidades da sua família.

Outro ponto importante é avaliar se em casos de cancelamento é necessário realizar o pagamento da taxa de cancelamento e como ela é realizada.

Isso porque alguns imprevistos podem ocorrer durante o tempo, e analisar a forma com que a empresa lida com essas situações pode ser vantajosa para o seu futuro com eles.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.