Potencialize Seu Resumo Profissional

Potencialize Seu Resumo Profissional: Aprenda com Especialistas

O resumo profissional é umas das seções que merece destaque pelo grau de importância que representa em um currículo.

Quem busca o primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho tem a missão de elaborar esse resumo de forma atrativa aos recrutadores.

Tendo um espaço específico, o resumo profissional deve trazer as principais habilidades, experiências e realizações do candidato. 

A questão principal é apresentar, em poucas palavras, uma visão rápida e geral de todas as qualificações. No entanto, para instigar a curiosidade do recrutador em saber mais sobre você, capriche no texto!

Por ser tão relevante, confira essas dicas de especialista para potencializar seu resumo profissional.

Como construir um resumo profissional atrativo?

Já é conhecido que currículos muito extensos são prejudiciais e há muito tempo vistos com maus olhos pelos recrutadores.  Quanto mais objetivas estiverem as informações, mais simples e atrativo será o documento. 

Saber o que escrever em um resumo profissional é tão importante quanto saber como escrever. Pelo destaque que recebe, separe um tempo para elaborar com calma essa parte do currículo.

É importante que o resumo profissional contenha sua área de atuação, experiência no segmento, os cargos exercidos e o nível ou porte das empresas que atuou.

Parece que essa descrição é útil apenas para quem possui uma vasta carreira profissional. Mas, essa afirmativa não é verdadeira.

Quem está em busca do primeiro emprego pode destacar os feitos acadêmicos, como projetos de voluntariado ou estágios realizados.

O ponto chave do resumo profissional é sempre ressaltar as habilidades e qualificações a seu favor. E dar ênfase àquelas que são importantes para a vaga em questão.

Uma dica de ouro é evitar termos genéricos, redundantes e que já são comuns no mercado. Lembre-se que os recrutadores se deparam com diversas candidaturas diariamente, você quer se destacar. 

Mesmo que o resumo profissional esteja no início do currículo, deixe para escrevê-lo depois que o currículo estiver elaborado. 

Dessa forma, essa seção ficará concisa, atraente e focada em listar apenas as partes principais da trajetória profissional.

Dicas de especialistas para elaborar o resumo profissional

Antes mesmo de pensar em como se destacar na entrevista de emprego, um candidato precisa se preocupar com seu currículo.

É justamente nesse sentido que as dicas para potencializar seu resumo profissional são essenciais! Assim, você tem mais chances de chamar a atenção dos recrutadores desde a primeira etapa da seleção. 

Veja dicas de especialistas a seguir!

Quanto mais original, melhor 

Quando se fala sobre o processo seletivo, é sempre essencial ter em mente que o seu currículo precisa chamar atenção. Afinal, seu documento é um entre milhares que os recrutadores veem diariamente.

Inclua pequenas alterações em um texto básico, tornando-o mais pessoal e atrativo aos recrutadores.

Um currículo personalizado garante inúmeras vantagens e demonstra que você é o candidato ideal para preencher a vaga em aberto.

Além de adaptar suas habilidades, competências e experiências, conheça mais sobre a cultura da empresa à qual está se candidatando. 

Assim, terá uma ideia mais aprofundada sobre o estilo de escrita e os termos típicos da comunicação daquele local. 

Inclua palavras-chave

Muitas empresas adotam a tecnologia, principalmente a automatização, para realizar a triagem de currículos e candidatos. 

Ao definir alguns delimitadores, as companhias deixam a cargo da inteligência artificial, a seleção primária dos currículos.

Por isso, o uso de palavras-chave que sejam condizentes com a vaga e seu perfil profissional favorece que seu currículo chegue aos recrutadores.

Outro ponto são as inscrições diretamente no site da companhia, que possuem a mesma lógica para de algumas palavras específicas.

Inclusive, o uso no perfil das redes sociais voltadas ao trabalho, como o LinkedIn, também potencializa a conexão entre candidatos e empresas recrutadoras.

Tenha uma sequência lógica

O currículo é um documento profissional, é seu primeiro contato com determinada companhia. Por esse motivo, é preciso que haja organização e coerência.

De nada adianta jogar uma vastidão de informações sem que elas tenham conexão ou ligação entre si. Na verdade, essa prática pode fazer com que seu currículo seja descartado na hora.

Por isso, a dica de especialistas para o resumo profissional é ser breve ao mesmo tempo que conta a história da sua evolução profissional.

Quanto mais lógica for a sequência, mais fácil será para o recrutador entender como se saiu de uma determinada posição, até o estágio atual.

Seja breve e objetivo

O segredo dos resumos profissionais de sucesso é a objetividade. Candidatos que conseguem sintetizar sua trajetória profissional em pequenas frases demonstram habilidade de condensar informações.

É claro que, tanto a brevidade como a objetividade, devem demonstrar quais contribuições serão feitas à empresa. Esse deve ser um cuidado que deve ser tomado com o currículo.

E, junto a isso, ser persuasiva o suficiente para que você seja identificado como um candidato qualificado, valioso e que merece ser entrevistado.

Use linguagem concisa e revise

Não esqueça que, por mais que a empresa tenha uma cultura relaxada e despojada, a linguagem usada precisa ser adequada e profissional. 

Muitos candidatos, infelizmente, são desclassificados por causa de erros básicos de português. Para não ser um deles, sempre revise todo o documento.

Confirme que o texto está compreensível e adequado às normas corretas e cultas da língua portuguesa.

Dica bônus!

Treine a sua escrita para que cada vez mais produza um resumo atrativo e de excelência. 

Seu resumo profissional não precisa ser escrito todo de uma vez. Faça um esboço e vá adequando até chegar a um resultado satisfatório.

E, sempre que for construir um currículo, coloque-se no lugar do recrutador e considere o que, aos olhos desse profissional, é importante para essa vaga específica.