Como se destacar em uma entrevista de emprego

Como se destacar em uma entrevista de emprego

É uma ironia interessante que preparamos e polimos nossos currículos para uma busca de emprego, mas poucas pessoas sabem como se preparar para uma entrevista de emprego ou mesmo tentar desenvolver habilidades para entrevistas. Não é difícil desenvolver habilidades de entrevista, mas requer um pouco de reflexão e algum trabalho.

Ir para uma entrevista de emprego é provavelmente uma das tarefas mais estressantes do mundo. Você realmente não sabe o que esperar do entrevistador de emprego e está preocupado com a possibilidade de experimentar a língua e prejudicar suas chances de conseguir o emprego dos seus sonhos.

Dica de entrevista nº 1: Conheça a si mesmo. 

Esta é a chave para uma entrevista de emprego bem-sucedida. Especificamente, você precisa saber por que deseja esse trabalho; quais habilidades únicas você traz para o trabalho; o que você espera trazer para este trabalho.

Dica # 2: Pratique, pratique e pratique. 

Todas as dicas de entrevista do mundo não podem ajudá-lo se você não se preparar praticando respondendo a perguntas de entrevista de emprego. Pratique suas respostas na frente do espelho, ou com seus filhos ou com seu animal de estimação (sim, realmente – os animais de estimação são ótimos ouvintes! e não muito críticos!).

Dica # 3: Entrevista para tantos cargos quanto possível. 

Se você for convidado para uma entrevista, leve essa oportunidade muito a sério – mesmo que não seja o seu trabalho ideal na superfície. Às vezes, as oportunidades de emprego não são o que parecem, e frequentemente um emprego é entrevistado e outro é preenchido com o mesmo grupo de candidatos. No mínimo, você praticou a construção de habilidades de entrevista.

Dica #4: Conheça seu entrevistador e a empresa. 

Use a pesquisa inicial para descobrir quem o entrevistará e qual é o papel dele dentro da empresa. Em uma entrevista em grupo, aprenda os nomes e posições de todos os entrevistadores. 

Essas informações permitem que você preveja as perguntas da entrevista e responda corretamente às perguntas da entrevista. Por exemplo, se um entrevistador for seu supervisor e outro for seu colega de trabalho, você pode prever suas perguntas e preocupações. 

Para o supervisor, você deseja enfatizar sua confiabilidade e criar confiança durante a entrevista de emprego. Para o colega de trabalho, você deseja demonstrar capacidade para fazer o trabalho e também facilidade para trabalhar.

Conhecer a empresa pode permitir que você preveja os desafios atuais que precisam ser enfrentados. Conhecer esses desafios permite que você demonstre sua experiência na área e exponha as qualificações que possui.

Dica #5: Perceba que as pessoas gostam de preencher vagas com candidatos fazendo trabalhos muito semelhantes.

Isso causa muita frustração aos candidatos, pois eles vêem que você precisa ter o emprego para ser contratado para o trabalho. Ex: um gerente de equipe já deve ser um gerente de equipe, não um gerente de equipe assistente. Mas você pode tirar vantagem desse ponto cego demonstrando que está fazendo quase o mesmo trabalho agora, ou já fez um trabalho semelhante antes. 

Considere quais cargos em seu passado têm mais semelhanças com o trabalho para o qual você está sendo entrevistado. Agora pense nas situações mais desafiadoras dentro dessas posições. Esteja pronto com histórias que mostram que você pode lidar com essas situações.

Certifique-se de usar detalhes nessas histórias – seu objetivo é fazer com que o entrevistador ‘veja’ você na função. Quanto mais você puder fazer o empregador visualizá-lo, mais bem-sucedida será a entrevista.

Conclusão

Aprenda a se concentrar no entrevistador e a ler suas preocupações. Isso permitirá que você demonstre em suas respostas que contratá-lo é uma solução para as preocupações dele. Você pode utilizar toda a estrutura da agencia de emprego rj para treinar e se qualificar para os processos seletivos que vem por aí.