Hidratação

Hidratação: o que é e por que é essencial pra pele e cabelos

hidratação é indispensável para o ser humano, afinal essa ação é vital para nossa saúde no geral, como também da pele e cabelos.

Por isso, reunimos nesse artigo informações importantes acerca do tema para te ajudar a alcançar uma plena saúde de sua derme e de seus fios. Confira a seguir com atenção!

Entenda o que é hidratação e sua importância para o organismo

Em resumo, consiste na reposição de água no organismo, o que equilibra a composição corporal. Sendo assim, é importante para manter funções vitais para o nosso organismo, como também para a saúde da pele e das madeixas. Entenda mais detalhadamente:

Importância da hidratação para o organismo

O organismo de um ser humano adulto é composto por 50 e 65% de líquido, que se encarrega de levar vitaminas, minerais, oxigênio às células e auxiliar na eliminação de toxinas perigosas, que é o caso da amônia e ácido úrico.

Por isso, é fundamental manter uma boa hidratação diariamente para contribuir com a saúde do organismo no geral.

Importância da hidratação para a pele

A Escola de Ciência das Águas informa que a pele tem 64% de água e, se parte de sua formação é composta por este líquido, significa que você precisa ingerir diariamente pelo menos dois litros para prevenir irritações, coceiras, aspereza ou ressecamento, oriundos de pouca hidratação diária.

Importância da hidratação para o cabelo

Diariamente, o organismo realiza um processo conhecido por renovação celular que é o descarte de células velhas por novas.

E quando você ingere a quantidade certa de água, este procedimento ocorre adequadamente. A partir deste cuidado, você impede que fios ressecados, irritações ou caspas surjam.

Dicas para cuidar da hidratação do seu corpo

Confira dicas especiais para você cuidar da hidratação da pele, cabelos e corpo. Veja:

Tome água diariamente

A quantidade de água que mulheres e homens devem ingerir é de 35 mL de água para cada kg de peso corporal. Ou seja, pode variar entre 2 a 3 litros por dia.

Esse calculo é um norte, porém, há algumas situações específicas que deve-se aumentar o consumo, como em regiões com clima muito quente, exercícios físicos de alta intensidade, etc.

Entenda as características de uma pele e cabelos secos

Pela falta de ingestão diária de água, o seu cabelo fica fragilizado, quebradiço e apresenta quedas com muito mais frequência, assim como sua textura que se modifica para uma mais áspera do comprimento às pontas.

Mesmo que você beba água durante o dia, se não for na quantidade correta, há muitas chances de problemas de pele aparecerem. Entre os principais, podemos listar os seguintes e mais incômodos:

  • Coceiras;
  • Feridas;
  • Ardor;
  • Sensibilidade;
  • Manchas avermelhadas;
  • Pele sem viço;
  • Pouco brilho;
  • Áreas muito secas, principalmente próximas às abas nasais.

Além disso, uma pele exclusivamente seca sofre de rachaduras e dores provenientes de ferimentos. Em casos graves, deve-se procurar um especialista para avaliar o problema e indicar um tratamento eficaz.

Além da água, pode ser necessário utilizar produtos com ativos hidratantes para recuperar a região e assim conseguir uma pele e madeixas mais saudáveis.

Aposte em produtos com ação de hidratação profunda para o seu tipo de pele e cabelo

Os cabelos e pele carecem de cuidados diários para garantir maciez, brilho e sedosidade. Para isso, é fundamental conhecer qual é o tipo de pele e cabelo que você possui, para assim encontrar os produtos mais adequados para os cuidados diários.

Sua pele pode ser normal, mista, oleosa ou seca, como seu cabelo pode ser ressecado, equilibrado ou oleoso. Analise bem as necessidades de cada região também. Um dermatologista é o profissional ideal para te ajudar nesta missão e indicar os produtos mais adequados.

Há diversos produtos com ação hidratante para escolher, e a composição de cada um pode ser determinante para a saúde dos seus fios e pele.

Por isso, escolha os melhores produtos em barra para hidratação, como shampoo, condicionador, máscaras capilares e sabonetes, pois você inibe quedas dos fios e ressecamento da pele ao proporcionar uma atenção completa a ambos!

Isso porque, as versões em barra são excelentes opções para proteger o meio ambiente, hidratar o cabelo e pele, conforme a indicação do produto, sem agredir o planeta.

Proteja-se dos raios solares

Ficar muito tempo exposto ao sol forte de meio-dia às dezesseis horas não é adequado, pois é o período que os raios solares estão muito intensos.

Para se proteger, use protetor solar frequentemente com fator alto para o seu tipo de pele e, mesmo os tons de pele mais escuros necessitam do produto para não desenvolverem manchas ou melasmas.

Além disso, utilize produtos para cabelos que possua ação de proteção solar, como também utilize chapéu ou boné para proteger as madeixas e o rosto.

Tenha uma rotina de cuidados com a pele

Realizar uma rotina adequada de skincare é fundamental para a saúde da pele, afinal é um passo a passo completo que garante uma derme mais limpa, hidratada, protegida e tratada. Por isso, consulte um dermatologista e inicie os cuidados conforme as necessidades e características de sua pele.

Tenha um cronograma capilar

Com o cronograma capilar você mantém as madeixas saudáveis com tudo o que requerem, pois o cabelo é fortalecido tendo melhorias necessárias para manter a saúde capilar.

É indicado seguir a sequência de hidratação, nutrição e reconstrução para tratar de fios ressecados e desidratados, que também podem ter sofrido com ações de químicos de progressiva e descolorações frequentes.

Cuidado com fontes de calor excessivo

Pranchar, modelar ou secar as mechas com ajuda de um secador em temperatura alta pode causar a queima e o ressecamento dos fios.

Caso o uso seja regular, as cutículas que protegem a área interna do fio são danificadas pelo calor que faz o cabelo ficar opaco, quebradiço e com textura porosa.

Mesmo que você aplique o live-in, o uso recorrente de prancha, babyliss ou secador enfraquece e queima os cabelos, e atrapalha os efeitos prometidos pelo produto após a aplicação.

Portanto, use esses acessórios poucas vezes por semana, mantendo uma temperatura mínima para não prejudicar a saúde capilar.

Consulte um dermatologista regularmente

Frequente regularmente um dermatologista para detectar qualquer problema na pele e cabelo, pois ele acompanha possíveis anormalidades e indica imediatamente tratamentos adequados ao problema que você desenvolveu.

Além disso, durante a consulta você descobre se precisa se hidratar com mais regularidade e aprende formas de melhorar a saúde das madeixas e da derme ao seguir criteriosamente as instruções estabelecidas.

E aí, anotou todas as nossas dicas de cuidados com a hidratação da pele, cabelos e organismo? Então, compartilhe esse artigo com seus amigos!