Quais são as principais vitaminas para a saúde do cabelo?

As vitaminas são essenciais para garantir a saúde do nosso organismo – inclusive dos nossos fios

Saúde do cabelo

Manter uma alimentação equilibrada é reconhecidamente uma das maneiras para manter a saúde do organismo. Uma das substâncias essenciais nesse processo são as vitaminas, pois colaboram com a saúde do metabolismo e a manutenção do sistema imunológico.

As vitaminas devem ser consumidas em pequenas doses e se dividem em diversos grupos. Essas substâncias são importantes na regulação metabólica e, quando se encontram em quantidade insuficiente no organismo, podem acarretar diversos problemas na visão, nos músculos, no sistema neurológico, entre outros.

Se você recebeu a recomendação de tomar colágeno, isso pode ser sinal de insuficiência de vitamina C – substância que protege o cabelo de agressões como radiação solar, poluição, fumaça de carro, entre outros. Confira algumas vitaminas importantes para garantir a saúde do cabelo.

Vitamina C


Essa vitamina também é conhecida como ácido ascórbico e apresenta um papel importante para a síntese do colágeno, proteína que compõe unhas, ossos e cabelo. A vitamina C também é um ótimo antioxidante, protegendo as células da ação de radicais livres.

Além de ajudar a sintetizar o colágeno, o ácido ascórbico é essencial para a saúde do cabelo, pois garante o fortalecimento e a hidratação dos fios, a prevenção da descamação e da irritação do couro cabeludo.

Essa vitamina não fica armazenada no nosso organismo e, por isso, deve ser periodicamente reposta através da dieta, já que os humanos não conseguem produzi-la. A deficiência desta substância na alimentação é a principal causa de escorbuto, cujo um dos sintomas é a alteração no cabelo. A dose diária recomendada é de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens.

Algumas fontes conhecidas de vitamina C são as frutas ácidas, como limão, kiwi, laranja, mexerica, abacaxi e acerola. Como o ácido ascórbico é rapidamente volatilizado pelo oxigênio, o recomendado é comer essas frutas assim que elas forem descascadas ou cortadas.

Vitamina D


Essa substância age nos folículos do couro cabeludo, fortalecendo e estimulando o crescimento dos fios. A vitamina D é a mais indicada quando o problema é a queda de cabelo.

Entre os alimentos ricos na vitamina, estão as carnes vermelhas, os peixes, os frutos do mar, o fígado e o leite bovino, o ovo, diferentes tipos de iogurte, os cogumelos e os queijos.

Outra fonte poderosa de vitamina D é o sol, pois 80% da vitamina D do nosso corpo é produzida a partir dos raios ultravioleta do tipo B (UVB), que sintetizam a vitamina no corpo. Por isso, é importante permanecer um intervalo curto de tempo (máximo 20 minutos) sob o sol todos os dias, sem protetor solar.

Vitamina E


Essa vitamina apresenta função antioxidante sobre os cabelos, o que a torna importante para a prevenção de processos inflamatórios nos folículos capilares. A vitamina E também ajuda a recuperar fios danificados, o que aumenta a hidratação e o crescimento saudável.

Alguns alimentos ricos nessa substância são: salmão, cenoura, alface, arroz integral, ovos, sementes de abóbora, brócolis, repolho, espinafre, abacate, aveia, castanha-do-pará, nozes, maçã, banana, pêra, amora e chocolate.

Vitaminas do Complexo B


Essas são outras vitaminas essenciais para manter a saúde do cabelo. A falta de vitaminas do complexo B no organismo fragiliza o cabelo, favorece a queda dos fios, prejudica a circulação sanguínea do couro cabeludo e faz os fios se tornarem mais quebradiços.

A dose diária recomendada é de 2,4 microgramas, tanto para homens quanto para mulheres. Alguns alimentos ricos nessa substância são peixes, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve e espinafre.

É importante lembrar que as substâncias devem ser consumidas com moderação, já que o excesso de vitaminas do complexo B pode sobrecarregar os rins e prejudicar seu funcionamento. Sempre que possível, prefira o consumo de fontes naturais de vitaminas, como frutas, legumes e saladas.