Hérnia de disco extrusa aposenta

Hérnia de disco extrusa aposenta? Entenda as regras e direitos trabalhistas

Você já ouviu falar se hérnia de disco extrusa aposenta? Essa condição pode ser bastante debilitante e afetar significativamente sua qualidade de vida. 

A hérnia de disco é uma condição em que o núcleo de um disco intervertebral sai de sua posição normal e comprime os nervos próximos, causando dor e outros sintomas.

A hérnia de disco extrusa é um tipo de hérnia em que o núcleo do disco se projeta para fora do disco, mas ainda está ligado a ele. 

Esse tipo de hérnia pode causar dor intensa e outros sintomas, como dormência, formigamento e fraqueza muscular. 

Se você foi diagnosticado com hérnia de disco extrusa, procure tratamento adequado para aliviar seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida.

O que é hérnia de disco extrusa?

Se você está sofrendo de dor nas costas, pode ser que tenha uma hérnia de disco extrusa. Mas, o que é isso?

A hérnia de disco extrusa é uma condição em que o núcleo do disco intervertebral se projeta para fora, pressionando os nervos que saem da coluna vertebral. Isso pode causar dor, dormência, formigamento e fraqueza muscular na área afetada.

Essa condição é comum em pessoas com mais de 30 anos e pode ser causada por lesões, envelhecimento, má postura ou movimentos repetitivos. 

Pessoas com excesso de peso ou que levantam objetos pesados com frequência também estão em risco.

Felizmente, a hérnia de disco tem cura. O tratamento pode incluir fisioterapia, medicamentos para aliviar a dor e, em casos mais graves, cirurgia. 

É importante consultar um médico para determinar o melhor tratamento para o seu caso.

Causas da hérnia de disco extrusa

A hérnia de disco extrusa ocorre quando o núcleo pulposo de um disco intervertebral se desloca e se projeta através do anel fibroso, comprimindo as raízes nervosas adjacentes. 

Embora a causa exata da hérnia de disco extrusa seja desconhecida, existem alguns fatores que podem aumentar o risco de desenvolvê-la.

Hérnia de disco extrusa aposenta
Hérnia de disco extrusa aposenta

Fatores de risco

  • Idade: A hérnia de disco extrusa é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, uma vez que a degeneração do disco intervertebral ocorre naturalmente com o envelhecimento.
  • Gênero: Os homens são mais propensos a desenvolver hérnias de disco extrusas do que as mulheres.
  • Obesidade: O excesso de peso pode colocar pressão adicional nos discos intervertebrais, aumentando o risco de hérnia de disco extrusa.
  • Fumo: O tabagismo pode afetar a nutrição dos discos intervertebrais, tornando-os mais suscetíveis a danos.
  • Trabalho físico pesado: Trabalhos que envolvem levantamento de peso, torções repetitivas e posturas inadequadas podem aumentar o risco de hérnia de disco extrusa.
  • Histórico familiar: Pessoas com histórico familiar de hérnia de disco extrusa têm maior probabilidade de desenvolvê-la.

Sintomas da hérnia de disco extrusa

A hérnia de disco extrusa é uma condição que pode causar dor e desconforto significativos. Os sintomas podem variar dependendo da localização da hérnia e de outros fatores, mas geralmente incluem:

  • Dor nas costas: a dor pode ser aguda ou surda, e pode piorar com o movimento ou permanecer constante.
  • Dor irradiada: a dor pode se espalhar para outras áreas do corpo, como as pernas ou os braços.
  • Formigamento ou dormência: você pode sentir uma sensação de formigamento ou dormência nas áreas afetadas.
  • Fraqueza muscular: você pode sentir que seus músculos estão fracos ou cansados, o que pode dificultar a realização de tarefas diárias.

Diagnóstico da hérnia de disco extrusa

Se você está sofrendo de dor nas costas, pode ser um sinal de hérnia de disco extrusa. O diagnóstico é feito através de uma combinação de exame físico e exames de imagem.

Durante o exame físico, o médico irá verificar a sua capacidade de se mover e sentir a sensibilidade na área afetada. O médico pode realizar testes de reflexo para avaliar a função nervosa.

Os exames de imagem, como a ressonância magnética (MRI) ou a tomografia computadorizada (CT), são usados para confirmar o diagnóstico. Esses exames fornecem imagens detalhadas das estruturas internas do corpo, permitindo que o médico visualize a hérnia de disco e determine a gravidade da condição.

Outros exames, como a mielografia ou a eletromiografia, podem ser usados para avaliar a função nervosa e a atividade muscular na área afetada.

Tratamentos para hérnia de disco extrusa

Se você foi diagnosticado com hérnia de disco extrusa, existem várias opções de tratamento disponíveis para ajudar a aliviar a dor e melhorar a sua qualidade de vida. 

Aqui estão alguns dos tratamentos mais comuns para hérnia de disco extrusa:

Tratamentos conservadores

Os tratamentos conservadores são geralmente a primeira linha de defesa contra a hérnia de disco extrusa. Esses tratamentos são:

  • Repouso: Evite atividades que possam agravar a dor nas costas, como levantar objetos pesados ou fazer movimentos bruscos.
  • Medicamentos: Analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação.
  • Fisioterapia: Exercícios de alongamento e fortalecimento podem ajudar a melhorar a flexibilidade e a força muscular, reduzindo a pressão sobre a coluna vertebral.
  • Acupuntura: A acupuntura pode ajudar a aliviar a dor e a inflamação, bem como melhorar a circulação sanguínea e linfática.

Tratamentos invasivos

Se os tratamentos conservadores não forem eficazes, o seu médico pode recomendar tratamentos invasivos, como:

  • Injeções epidurais: As injeções epidurais podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação ao redor da hérnia de disco.
  • Discectomia: A discectomia é uma cirurgia que remove parte ou toda a hérnia de disco para aliviar a pressão sobre a raiz nervosa.
  • Microdiscectomia: A microdiscectomia é uma cirurgia minimamente invasiva que remove apenas a parte da hérnia de disco que está pressionando a raiz nervosa.
  • Cirurgia de fusão espinhal: A cirurgia de fusão espinhal é uma cirurgia que une duas ou mais vértebras para estabilizar a coluna vertebral e aliviar a pressão sobre a raiz nervosa.

Aposentadoria por hérnia de disco extrusa

Se você sofre de hérnia de disco extrusa, pode ser elegível para aposentadoria por invalidez. 

A hérnia de disco extrusa é uma condição médica que ocorre quando o disco intervertebral se rompe e o material do disco se projeta para fora, pressionando os nervos adjacentes. 

Isso pode causar dor intensa, fraqueza muscular e outros sintomas que podem impedir você de trabalhar.

Para ser elegível para aposentadoria por invalidez devido à hérnia de disco extrusa, você deve atender aos critérios de elegibilidade do INSS

Isso inclui ter contribuído para a Previdência Social por pelo menos 12 meses e ter uma incapacidade total e permanente para o trabalho.

Se você for aprovado para aposentadoria por invalidez, você receberá um benefício mensal do INSS para ajudar a compensar sua perda de renda. 

Você pode ter direito a outros benefícios, como isenção de imposto de renda e assistência médica gratuita.

Lembre-se que o processo de solicitação de aposentadoria por invalidez pode ser complicado e demorado. 

É recomendável buscar a ajuda de um advogado especializado em direito previdenciário para ajudá-lo a navegar pelo processo e aumentar suas chances de sucesso.