Saber como colocar certificados no currículo é uma das dúvidas de quem procura emprego. Afinal de contas é preciso ter muito critério para inserir qualquer informação neste resumo sobre a sua vida profissional.
Mas, antes vamos explicar qual é a diferença entre certificado e diploma, porque muitas pessoas ainda desconhecem suas características.
O certificado é um documento que atesta a realização de um curso ou a participação em workshops, palestras e congressos. Ele possui caráter informal porque não precisa ser regulamentado pelo MEC ou órgão específico. Já o diploma é um documento formal emitido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
Aprenda como colocar certificados no currículo
Os certificados devem ser inseridos no currículo como cursos complementares, visto que são conhecimentos que você adquiriu para acrescentar valor em sua experiência. Para não errar, nossa dica é usar um modelo de currículo word que tenha o campo de curso/educação complementar.
Contudo, ainda que use um template, tenha em mente que você pode e deve fazer ajustes para adequar o currículo ao seu objetivo profissional. Confira o que fazer para seus certificados tornarem-se atrativos para os recrutadores:
- Usar ordem cronológica inversa para destacar o último curso ou evento que participou;
- Se for profissional com muita experiência, falar o nome do curso, nome da instituição e data de conclusão;
- Profissionais com pouca experiência, também devem mencionar os nomes do curso e da instituição, com adição dos principais tópicos abordados e, se possível, a nota do trabalho final;
- Usar palavras-chaves adequadas à função, por exemplo, os termos redes, Devops, windows server, firewall, linux, pen test, bash script, system administration, azure, cloud, agile, são keywords da área da tecnologia da informação.
Agora, veja exemplos de como inserir certificados em seu currículo:
Profissionais experientes
- Certificado de proficiência em inglês
Obtido em janeiro de 2011
- Gestão de Projetos em Informática, Instituição XYZ
Concluído em abril de 2020
Profissionais com pouca experiência
- Design para jogos – Instituto de Artes da Califórnia
Concluído em outubro de 2013
Principais assuntos abordados:
- Documentação do design;
- Conceitualização de projetos;
- Desenvolvimento de protótipos;
- Nota final, 9.
Como colocar certificados no Currículo Lattes?
O Currículo Lattes é o currículo para quem segue ou deseja seguir carreira acadêmica.
Este nome é uma homenagem ao físico brasileiro Césare Mansueto Giulio Lattes, conhecido como César Lattes. O pesquisador falecido em 2005 é um dos mais prestigiados do país, sendo reconhecido por seu legado no estudo da física atômica.
A partir de 1999, o documento passou a ser digital e os pesquisadores, graduandos, mestrandos e doutorandos brasileiros devem cadastrar o currículo na plataforma CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Neste currículo também é possível incluir certificados. Aqui, eles também são classificados como “formação complementar” e são aceitos certificados de curso de curta duração, extensão universitária, MBA, palestras e eventos com apresentação de trabalho ou não. Confira o passo a passo para cadastrar certificados no Currículo Lattes:
Entre na Plataforma do CNPq com seu login (CPF ou e-mail) e senha);
1. A orientação do site é começar pela inclusão de itens mais robustos como cursos de curta duração, extensão universitária, MBA e palestras. Em todas as situações existe limite de caracteres, sendo necessário abreviar ou suprimir algumas palavras. Veja o passo a passo para cadastrar:
- No caso dos cursos, cadastre o nome da instituição se não encontrá-la no formulário;
- Para as palestras, cadastre os eventos que ofereceram essas palestras;
- Informe a área do conhecimento, carga horária, ano de início e de término.
2. Para eventos com apresentação de trabalho, o caminho é este:
- Informe o tipo de apresentação e o título. Após, cadastre o trabalho em “produções” → “apresentação de trabalho” ou publicação em anais de eventos”;
- Se não houve apresentação, escolha a opção “ouvinte”;
- No item “natureza”, via de regra é Congresso ou Seminário.
Tipos de currículo: quais são e qual é o melhor para você?
Se você não tem e não pretende ter uma carreira acadêmica, deve usar o currículo tradicional. Mas, saiba que existem três tipos de currículo: currículo cronológico, currículo temático (ou funcional) e currículo misto. Conheça as particularidades de cada um e qual é o melhor de acordo com a sua situação:
Currículo cronológico
No currículo cronológico as experiências profissionais estão em ordem inversa, ou seja, da mais recente para a mais antiga. Este currículo é o mais comum e apresenta a seguinte estrutura:
a) Dados de contato: nome completo, telefone e e-mail. Dependendo da função, o candidato pode inserir link de portfólio para o recrutador ter acesso ao seu trabalho;
b) Objetivo profissional: o cargo que você pretende assumir;
c) Resumo profissional: resumo do seu perfil e o que já fez dentro da sua área, com no mínimo três e no máximo quatro frases;
d) Experiência profissional: descrever sua experiência com suas atribuições e, se houver conquistas, inclua;
e) Formação acadêmica.
Currículo temático
Este formato também é conhecido como currículo funcional ou currículo por competências. Tais nomenclaturas explicam-se porque o foco é nas competências e habilidades, onde competências são os conhecimentos adquiridos em cursos e treinamentos e habilidades são qualidades que são inatas ao indivíduo.
O currículo temático é indicado para quem acabou de se formar ou pessoas em transição de carreira. Sobre a sua estrutura, as informações obrigatórias são: dados de contato, objetivo profissional, resumo profissional, resumo das competências e habilidades, experiência de trabalho e formação acadêmica.
Currículo misto
Basicamente, o currículo misto é uma mescla dos formatos citados anteriormente. A indicação do currículo misto é para profissionais experientes que precisam dar foco em suas competências e habilidades.
A estrutura contempla: dados de contato, resumo de competências, competências adicionais, experiência profissional e formação/cursos adicionais.
Agora que você já sabe como colocar certificados no currículo, hora de colocar as “mãos na massa” e use nossas dicas. Porém, falar sobre seus certificados não significa que o documento está 100% pronto. Faça a revisão do currículo e verifique a ortografia, se há dados desnecessários (número do RG, CPF e data de nascimento), salário e foto.
Finalizada a revisão, espere 24 horas antes de enviá-lo. O afastamento é necessário para que a releitura torne-se realmente eficaz e você consiga identificar erros. Se estiver tudo certo, envie o currículo para o recrutador em formato PDF com o nome de arquivo conforme o exemplo: MariaSantosSousa.pdf.
Ao colocar certificados no currículo corretamente, você aumenta suas chances de chamar atenção no processo seletivo e receber um convite para uma entrevista de emprego.