Conceito de artigos científicos

Conceito de artigos científicos

Os artigos-cientificos.com se tratam de documentos escritos que descrevem os resultados de uma pesquisa original ou de um estudo científico. De modo geral, os trabalhos científicos seguem uma estrutura em específico e são submetidos a um processo de revisão por pares, no qual outros especialistas no campo avaliam sua qualidade e validade antes da sua publicação em determinadas revistas científicas.

Além disso, o principal objetivo dos artigos científicos é comunicar os novos conhecimentos, as descobertas e também os avanços em um certos campos de estudo. A elaboração desses artigos fornece uma visão geral da pesquisa que foi realizada, ao incluir a revisão da literatura existente sobre a temática que foi escolhida, a metodologia adotada, além dos resultados obtidos.

Por sua vez, o processo pode envolver a análise crítica dos trabalhos por outros especialistas no campo, que avaliam a sua qualidade, além da validade metodológica, levando em consideração a originalidade e contribuição para os conhecimentos existentes.

Ainda assim, a produção dos artigos científicos deve seguir uma estrutura padrão, que pode variar um pouco de acordo com as áreas ou as revistas em que serão publicados, no entanto, de forma geral, ao incluir os seguintes elementos:

  • Título: A escolha de um título deve ser clara, concisa e informativa, uma vez que pode refletir o conteúdo que será abordado no artigo.
  • Resumo: A escrita de um resumo pode ser curta e objetiva, uma vez que o principal intuito desta seção é descrever o objetivo da pesquisa, a metodologia que foi utilizada, além dos principais resultados e de suas conclusões.
  • Introdução: se trata da seção que pode contextualizar o problema encontrado durante a pesquisa, ao apresentar a importância do estudo e de resumir a literatura existente sobre determinada temática.

A publicação de um artigo científico pode permitir que a comunidade acadêmica e que a comunidade científica tenha acesso aos resultados da pesquisa, no momento em que ocorre a promoção do avanço do conhecimento e a colaboração entre os alunos ou pesquisadores. 

Tipos de trabalhos universitários

Além do mais, os artigos científicos são importantes para a construção de argumentos embasados em evidências, através da validação de teorias e do desenvolvimento de novas descobertas e inovações em diversas esferas do conhecimento, sempre de acordo com as normas da ABNT. Pois bem, existem os mais diversos tipos de trabalhos universitários que os estudantes podem ser solicitados a realizar, dependendo do curso, disciplina e nível de estudo de determinadas áreas do conhecimento.

Aqui estão alguns dos tipos mais comuns:

Ensaios acadêmicos: Consistem em trabalhos escritos que podem envolver a análise e a interpretação de determinada temática ou problema em específico. De forma geral, este tipo textual exige a formulação de uma tese ou de argumento, por meio da sustentação por evidências e de referências bibliográficas. Os ensaios podem ser de modo analítico, descritivo, argumentativo, comparativo, entre outros.

Relatórios de laboratório: Esses trabalhos são um tanto quanto comuns nas áreas de ciências naturais e da engenharia, uma vez que os estudantes têm o objetivo de descrever os experimentos que foram realizados, quais foram os resultados obtidos, além de trazer análise dos dados adquiridos e de suas subsequentes conclusões. Por sua vez, os relatórios de laboratório devem seguir uma estrutura em específico e que pode incluir detalhes mais precisos sobre quais foram os procedimentos e quais foram os métodos utilizados durante a elaboração do trabalho.

Veja bem, esses são apenas alguns exemplos dos tipos de trabalhos universitários que os estudantes podem encontrar durante a sua trajetória acadêmica. É essencial ressaltar que os requisitos e formatos podem variar entre cada uma das instituições e cursos, então sempre é recomendado verificar as orientações específicas fornecidas pelos professores orientadores.