Serra tico tico

Serra tico tico – dicas simples de como usar

A serra tico tico trata-se de um produto fundamental para todos que querem fazer um corte mais detalhista e de uma maneira mais complexa, porém com maior segurança.

Este tipo de serra oferece ao usuário diferentes benefícios em comparação com as serras de outros tipos.

É o caso da versatilidade que a serra tico tico possui, permitindo que sejam realizados vários cortes em diferentes objetos feitos de madeira.

Isso acontece, em especial, devido aos materiais de alta resistência utilizados na composição dessas serras, o que permite fazer cortes variados e que impacta positivamente na estética final.

O corte ainda é facilitado devido ao seu manuseio bem mais simples, visto que os materiais usados para confeccionar estas serras fazem com que elas fiquem mais flexíveis e bem mais leves.

Caso você ainda não conheça muito sobre como usar a serra tico tico, que como visto é muito vantajosa, então não se preocupe.

Aqui neste conteúdo, vamos trazer algumas dicas bastante simples de como usar esta serra de uma maneira fácil, eficiente e segura. Acompanhe!

Veja as dicas simples de como fazer uso da serra tico tico

Agora, é hora de ver algumas dicas simples, mas que vão fazer uma grande diferença no uso da serra tico tico na prática.

Vamos lá!

Tenha atenção na hora de escolher qual tipo de lâmina usar

Para que você possa utilizar adequadamente a serra tico tico e fazer o corte desejado, a dica inicial é escolher a lâmina adequada, conforme o material que vai ser cortado.

Com uma serra desse tipo, você pode cortar muitos materiais, como mdf, a madeira, os laminados, o metal, o PVC e o ferro.

As principais lâminas que você pode escolher são as seguintes:

  • Lâmina de aço carbônico: este tipo de lâmina costuma ser o mais usado e tem como finalidade cortar PVC e madeira
  • Lâmina com dentes finos: esta é um tipo de lâminas que possuem muitos dentes por centímetro, sendo que para madeiras são necessários 5 dentes por cm e para cortar metal 36 dentes por cm, e ela é ideal para acabamentos ou cortes
  • Lâmina bimetálica: este tipo de lâmina é extremamente resistente, pois seus dentes contam com aço temperado, e é ideal para cortar os metais que são mais resistentes

Use os equipamentos de proteção individual

Uma segunda dica importante na hora de usar a serra tico tico, e essa tem tudo a ver com maior segurança, é utilizar os equipamentos de proteção individual.

Para que seja possível trabalhar com essa serra e ter uma maior proteção, você vai precisar destes equipamentos:

  • Óculos de proteção: ele vai ajudar no bloqueio da poeira e evitar que haja irritação nos seus olhos
  • Protetor auricular: ajuda a proteger os ouvidos, visto que este tipo de máquina costuma fazer um grande barulho
  • Máscara antipoeira: ela é fundamental para que você não acabe respirando as partículas de pó que são jogadas quando se trabalha, especialmente, com a madeira

Deixa a peça presa em uma superfície mais firme

A partir do momento em que você escolheu a lâmina certa e colocou os seus EPIs, o passo seguinte para cortar com a serra tico tico é deixar a peça bem presa em uma superfície mais firme.

Isso vai ajudar a evitar que a peça se desprenda na hora de cortá-la e acabe gerando cortes graves, que podem ocasionar acidentes muito sérios.

Faça o corte usando a serra tico tico

A etapa prática do uso da serra tico tico é esta, quando você realmente vai colocar sua mão na massa para realizar o corte.

Alguns dos tipos de cortes que você pode executar com este tipo de serra são:

  • Corte interno tipo redondo: você deve realizar um desenho usando um compasso para que tenha exatamente o formato que precisa cortar e torne mais fácil o uso da serra
  • Corte de precisão externo tipo reto: este é um corte mais tradicional, devendo ser feito com auxílio de um lápis e de uma régua, para assim criar a linha que vai ser a guia do corte
  • Corte externo tipo curvo: faça uso de uma lâmina que seja estreita e ajuste a sua regulagem por meio de um corte orbital, o que vai dar maior liberdade para o movimento e proporcionará um corte de mais qualidade

Quais são os modelos deste tipo de serra?

A Ferrari conta com diferentes modelos de serra tico tico e isso permite que você possa escolher a opção mais adequada conforme sua necessidade de uso.

As posições de cortes que essas serras possuem são duas: o corte lateral e o corte frontal, e quanto às tensões, elas podem ser 110 V ou 220 V.

Serra Tico Tico com tensão 110V

Neste modelo de serra tico tico, você terá uma ferramenta de banca e que é considerada como ideal para fazer cortes retos na madeira, bem como cortes angulares e cortes circulares.

Esta serra profissional é bastante comum em fábricas de artesanato e de brinquedos, bem como em marcenarias.

Serra Tico Tico com tensão 220V

O outro modelo de serra tico tico é aquele com tensão 220 V, sendo também um item de bancada, mas com uma tensão que varia.

Por conta disso, é fundamental que você fique de olho na tensão que seja necessária no local onde vai usar sua máquina para fazer cortes na madeira, para ter certeza de que tem o modelo certo em mãos.

Conclusão

Como visto aqui, a serra tico tico é um tipo de produto considerado fundamental para quem deseja fazer cortes que sejam mais precisos, seja em madeiras, em metais ou em qualquer outro tipo de material.

Neste texto, mostramos a você como é que funciona este produto na prática através de algumas dicas que vão permitir que seu uso seja feito com maior eficácia, mais segurança e sem riscos de que erros sejam cometidos.

O que achou do conteúdo mostrando dicas simples de como usar a serra tico tico?