Qual é a idade apropriada para começar a usar salto alto

Qual é a idade apropriada para começar a usar salto alto?

Os saltos altos são talvez os calçados mais icônicos que existem. Eles nem sempre vão ser os mais confortáveis, mas sempre vão estar na lista os mais elegantes, e certamente estão entre os mais chamativos.

Existem muitas mulheres que afirmam que usar saltos não é apenas uma questão estética, elas afirmam que o salto tem um efeito psicológico positivo nelas, que com saltos elas se sentem mais bonitas, mais poderosas.

Isso é claro faz sentido quando paramos para pensar que esse tipo de calçado está sempre ligado a coisas mais sofisticadas, a noites de gala, noites poderosas, da mesma forma que uma sandália feminina está mais ligada a coisas casuais.  

A cultura em geral também ajuda para que essa associação aconteça, mulheres de salto estão relacionadas ao luxo, ao poder e à sensualidade. E já sabemos como funciona, se a indústria vende, as pessoas compram, e isso induz muito mais a todas usarem esse tipo de calçado.  

Por conta disso, mulheres de todos os tipos acabam pelo menos tentando usar esse tipo de calçado, seja para ir a algum lugar muito importante, como um casamento, ou para ver como fica em uma balada.

E quando falamos que é todo tipo de mulher, é todo tipo mesmo, incluindo todas as idades. Sabemos que vez ou outra, meninas mais novas acabam se inspirando em ícones adultas, e acabam replicando algumas coisas e muitas vezes isso acontece com a vontade de usar saltos altos.

Algumas pessoas acham bonitinho crianças de salto, outras ficam preocupadas se isso não é um tipo de amadurecimento precoce. Seja como for, precisamos discutir sobre esse assunto.

Será que realmente existe uma idade certa para começar a usar salto alto? Será que começar a usar salto em uma idade anterior a uma possível recomendada pode fazer algum mal para o psicológico ou mesmo para a parte física de uma criança? 

Hoje vamos falar sobre esse assunto, falar tanto da parte psicológica da coisa como também se os pés de uma criança podem sofrer com o uso precoce de saltos. 

A questão psicológica

A psicologia é importante principalmente porque todos os dias existem diversas discussões sobre amadurecimento precoce, e no caso de mulheres, existe algo ainda mais grave, que é a tentativa de sensualização precoce.

E não é culpa da mulher, essa ideia é de que a sociedade como um todo tenta sensualizar a mulher o mais rápido possível, e parte disso seria vendendo uma cultura onde o divertido é ser sensual.  

Isso levaria crianças e jovens a quererem replicar esse tipo de vestuário, e como dissemos o salto é um símbolo de sexualidade para muitos, e então alguns pais acabam evitando. 

É claro que o salto sozinho não representa nada, seria todo um vestuário que traria essa ideia, então não necessariamente o uso do salto na idade jovem traria problemas para a parte psicológica de uma criança. 

A parte física

Isso nos leva a parte física da coisa, uma parte que realmente pode trazer algum prejuízo para a criança dependendo de como as coisas acontecerem. E temos que pensar nessa parte, já que é uma criança que está em desenvolvimento.

Quanto mais novos somos, mais nossos ossos são maleáveis, porque ainda estão crescendo e se expandindo. É por isso que é mais fácil se recuperar de lesões maiores durante esse período. 

E temos que lembrar que os saltos colocam o pé da pessoa em uma posição que não é anatomicamente correta, o que faz com que possa ser realmente prejudicial, principalmente dependendo do tempo em que a pessoa passa de salto.

Além disso, os saltos são calçados elegantes que se usa em eventos onde você não necessariamente vai ficar se mexendo como uma criança se mexe. Por conta da energia que tem para gastar, crianças estão a todo momento correndo em todas as direções.

Elas são curiosas por natureza, então elas querem ver tudo, saber tudo, olhar tudo, tudo isso com muita disposição, então é praticamente impossível deixar uma criança parada, logo, saltos não são o calçado mais apropriados.

Dito isso tudo, uma idade recomendada para o uso de saltos é a partir de 16 anos, sendo uma média levantada tanto levando em consideração o desenvolvimento dos pés, que já vai estar bem desenvolvido, quanto também uma idade com maturidade para usar o calçado sem correr riscos de se machucar.

Uma vez que com 16 anos, já na fase da adolescência, eles tendem a ser mais estáticos e não ter mais aquela vontade de ficar correndo por onde quer que estejam.

Em resumo, saltos são calçados bem emblemáticos, e a pessoa vai ter a vida toda pela frente para usar por conta disso, não é necessário ter pressa e usar precocemente, podendo prejudicar a formação dos pés, ou mesmo só causar um acidente tropeçando, e ainda estragar o calçado.