Os perigos da falta de tempo para cuidar da saúde

Os perigos da falta de tempo para cuidar da saúde

Ainda há muitas pessoas que não entendem os perigos da falta de tempo para cuidar da saúde. Muitos dizem que vão deixar os exames de rotina para o próximo ano e acabam não fazendo.

Além disso, outros ficam adiando a visita a um nutricionista para melhorar a alimentação.

Todos esses fatores levam a uma deterioração da qualidade de vida e da saúde de uma forma geral.

Por isso, se você quer saber mais sobre os perigos da falta de tempo para cuidar da saúde, continue lendo esse artigo que preparamos para você!

Os perigos da falta de tempo para cuidar da saúde

Uma das mudanças mais importantes na evolução do ser humano é o aumento da expectativa de vida que, atualmente, ultrapassa os 80 anos.

Isso é uma consequência direta da melhoria no campo médico, de diagnósticos e de tratamentos. Mas não só. O cuidado físico e mental proativo por parte da população é fundamental para isso.

Além da genética, o estilo de vida é o fator que pode determinar qual patologia se desenvolverá ou não ao longo dos anos. 

De acordo com dados da OMS de 2020, as doenças cardíacas continuam a ser a primeira causa de mortalidade no mundo, seguidas de doenças respiratórias, Alzheimer e diabetes, entre outras.

Algumas destas doenças estão diretamente relacionadas com comportamentos associados ao estilo de vida que, no entanto, podemos controlar de alguma forma. 

Os especialistas observam que a combinação de fatores como manter um peso saudável, fazer exercícios regulares, seguir uma dieta saudável e não fumar parece estar associada a uma redução de até 80% no risco de desenvolver as doenças crônicas mais comuns. 

Além disso, as pessoas fisicamente ativas desfrutam de uma maior qualidade de vida porque sofrem de menos limitações.

Agora que você já conhece os perigos da falta de tempo para cuidar da saúde, vamos ver como conseguir um estilo de vida saudável.

Como conseguir um bom bem-estar físico?

O bem-estar físico e mental não são parcelas independentes uma da outra, mas ambas se relacionam de forma muito estreita. Alimentos, atividade e descanso são os grandes aliados para cuidar do corpo, embora também tenham efeitos positivos na nossa saúde mental.

Alimentação saudável

Comer de forma saudável, além de facilitar o funcionamento normal do corpo, reduz o risco de doenças a curto e longo prazo. 

Está amplamente demonstrado que a alimentação é um dos pilares fundamentais da saúde e os especialistas recomendam uma alimentação saudável e variada em que predomina os alimentos não processados básicos: frutas, legumes, leguminosas, nozes, peixes, carnes brancas, entre outros.

Além disso, ao manter uma alimentação saudável, você evita dar ao seu sistema digestivo alimentos que o irritam, e assim, pode evitar uma futura cirurgia de esôfago ou em outro órgão.

Manter-se ativo

Realizar atividades físicas é também garantia de prevenção de doenças. De acordo com a OMS, um nível regular de atividade física em adultos reduz o risco de hipertensão, doença cardíaca coronária, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e cólon, depressão e outras. 

Descanso

Os especialistas em descanso apontam que um adulto com vida profissional ativa deve dormir pelo menos 7 ou 8 horas. 

E é que a falta de sono também pode causar problemas de saúde, pois, como a OMS lembra, além de dormir ser um prazer, é uma necessidade.

8 benefícios de ter uma vida saudável

Agora que você já sabe os perigos da falta de tempo para cuidar da saúde, vamos ver alguns benefícios de ter uma vida saudável.

Defesa contra doenças e enfermidades

Ter uma vida saudável ajuda a afastar muitas doenças e enfermidades. Isso inclui diabetes, doenças cardiovasculares, anemia e obesidade. 

Ao comer produtos naturais, obtém-se muitas vitaminas e minerais importantes que são essenciais para a divisão celular, a construção muscular e a comunicação entre as células.

Aumenta a resistência

A alimentação saudável aumenta a resistência e, portanto, reduz o risco de infecção. Um sistema imunológico forte é muito importante para se manter saudável, porque é menos provável que os vírus sobrevivam. 

Um bom sistema imunológico também garante que qualquer doença desapareça rapidamente. 

Você perde peso

Quando você tem uma vida saudável, você rapidamente perde a gordura extra acumulada por anos e assim perder peso. 

A chave para perder peso é comer menos calorias do que você queima por dia. Ao comer saudável, você recebe menos calorias e torna-se muito mais fácil perder os quilos extras.

Porque você volta a ter um peso saudável, sua condição também melhorará. Você pode manter as atividades por mais tempo, mas também alivia seu corpo de todo o peso extra que costumava carregar.

De fato, se você tem o nervo ciático inflamado, perder peso pode ser uma das principais coisas que você pode fazer para melhorar sua situação. Além de consultar o seu médico, é claro.

Você economiza dinheiro

Outra vantagem é que você pode economizar dinheiro com alimentos saudáveis, o que é secretamente bom para o seu bem-estar mental. Ter uma vida saudável pode parecer caro, mas considere quanto dinheiro você pode economizar se você trocar todo o refrigerante por água.

Olhando frutas e legumes, é muito importante comprar sempre produtos frescos. Isso geralmente é mais barato do que frutas e vegetais enlatados e é ainda mais saudável. Alimentos frescos não contêm tantos conservantes e outras substâncias supérfluas.

Você é mais resistente ao estresse

Com uma dieta saudável, você pode lidar melhor com o estresse. A dieta certa garante que você seja menos irritável. Isso se deve a certos nutrientes, como a vitamina C, os ácidos graxos ômega-3 e o magnésio. 

Menos estresse também garante que você se sinta melhor e se sinta mais feliz.

Você tem mais energia

Mas o açúcar não fornece energia? Sim, mas isso não significa que seja uma boa ideia comer constantemente doces e chocolate. Depois de uma refeição pouco saudável, muitas vezes você se sente muito animado, mas isso é seguido por um relaxamento corporal. 

Isso ocorre porque seu corpo precisa de energia para processar alimentos. A barra de chocolate que você ingeriu não contém nenhum bom nutriente, apenas lixo. Dessa forma, você usa mais energia do que produz.

Garante uma aparência saudável e radiante

Pode ser muito bom quando alguém diz para você: “Você parece saudável“! As chances são de que isso tenha a ver com alimentos saudáveis. 

Frutas e legumes dão um brilho extra saudável à pele. Sua pele também pode se sentir mais suave e algumas pessoas terão um brilho rosa. 

Isto é devido à ótima circulação sanguínea que vem de uma alimentação saudável. De fato, o ditado “você é o que você come” parece se encaixar muito bem nessa situação.

Ao cuidar da sua alimentação e, consequentemente, da sua pele, você previne o aparecimento de câncer de pele não melanoma. Uma vez que fornece os nutrientes e vitaminas necessários para a saúde da pele.

Você come muito melhor

Comer saudável significa comer muito variado. Em um certo ponto você vai se cansar de todas aquelas refeições congeladas de pizza e microondas. Se você escolher uma dieta saudável, um novo mundo se abre para você na área de alimentos.

Basta pensar em todas as refeições – café da manhã, almoço ou jantar – que você pode preparar com carne, peixe, laticínios, sementes, legumes, verduras, frutas e nozes. As possibilidades de uma alimentação saudável são infinitas. 

Você também pode tentar coisas novas, como quinoa. Comer saudável faz com que seu padrão alimentar seja muito mais variado, o que torna a culinária um momento divertido do dia. 

Pronto! Agora você já conhece os perigos da falta de tempo para cuidar da saúde e sabe os benefícios que cuidar bem do seu corpo pode trazer para você!