Dicas para conseguir ter uma alimentação saudável

Saiba como se alimentar bem com hábitos simples e práticos.

alimentação saudável

Na correria do dia a dia, muitas vezes não lidamos bem com as responsabilidades do trabalho, de casa e de conseguirmos cuidar da própria saúde. Muitos pensam que ter tudo isso é impossível, mas saiba que, além de necessário, pequenas mudanças na rotina podem fazer com que o nosso corpo agradeça.

Neste artigo, mostraremos que é possível ter uma alimentação saudável com pouco, seja consumindo uma variedade maior de alimentos ou até mesmo contando com o auxílio das tecnologias de eletrodomésticos como a fritadeira elétrica. Vamos às dicas?

Faça acompanhamento médico e nutricional


Antes de começar qualquer dieta ou mudança alimentar, consulte um médico. Saiba como anda a sua saúde: taxas de colesterol, triglicérides e outras informações que podem estar te impedindo de ter uma vida saudável.

Com todos esses números em mãos, será possível fazer um plano alimentar que consiga suprir todas as suas necessidades biológicas. Essa avaliação pode envolver exames de rotina e até mesmo consultas com nutricionistas e nutrólogos. Tudo vai depender de como está a sua saúde e quais são os seus objetivos a curto e longo prazo.
 

Diminua o uso de óleo e consumo de frituras


Um dos maiores inimigos do ser humano é a taxa de colesterol alta. Por mais que alimentos com um pouquinho de gordura, seja ela natural ou do óleo de fritura, possam agradar a muitos, saiba que seu consumo diário representa um grande risco.

Na hora de cozinhar todos os alimentos, priorize o uso de pouco óleo. Mas há, ainda, uma ajuda extra que a tecnologia pode oferecer: o uso de fritadeiras elétricas.

A airfryer frita sem óleo, usando apenas com o calor produzido pela energia elétrica. Assim, você pode manter a sua dieta com alimentos saborosos e bem crocantes, mas sem se preocupar se está consumindo comidas gordurosas. Além de saudável, ela é bem rápida e prática no preparo de refeições, sendo ideal para quem tem o dia corrido.

Inclua alimentos integrais e orgânicos na alimentação


Uma ótima opção é incluir itens integrais à alimentação. Macarrão, arroz e pães, por exemplo, são alguns dos queridinhos na hora das refeições, então nada melhor que consumir versões mais saudáveis, para não deixar de comer o que você gosta.

Mas atenção: na hora de escolher os alimentos, prefira os que contenham farinha de trigo integral. Qualquer outro tipo de farinha não é considerado totalmente integral e, portanto, não tão saudável.

Outra dica: comprar alimentos sem agrotóxicos e conservantes. Desde frutas a verduras e legumes, qualquer comida que seja livre de agentes maléficos ao corpo já é totalmente indicada. Por isso, feiras livres e de agricultura familiar são ótimos lugares para fazer compras.

Tenha uma dieta equilibrada


Por fim, tenha uma dieta equilibrada e, principalmente, variada. Sabe quando dizem que quanto mais colorido, mais saudável o prato? Esta é a dica.

Consuma muitas verduras e legumes nas refeições. Nos lanches e sobremesas, sempre prefira dar preferência a frutas. Além de saciar a vontade de doces, o consumo traz uma série de benefícios em relação a fibras e vitaminas.

Outras dicas que melhoram a saúde


  • Comer devagar e apreciar cada refeição;
  • reduzir o consumo de sal e açúcar;
  • beber a quantidade ideal de líquidos para o seu corpo;
  • praticar exercícios físicos;
  • dormir bem e a quantidade de horas certa;
  • fazer de 4 a 6 refeições diárias, dividindo as calorias e quantidades.

Viu que ter uma alimentação saudável pode ser prático e você não precisa mudar a sua vida toda? Consuma alimentos saudáveis e tenha cuidado no preparo das comidas, evitando frituras e excesso de sal e açúcar. Aproveite: o nosso país é muito rico em opções naturais. Existe sempre um alimento saudável e saboroso esperando para virar uma refeição deliciosa.