Vidro é reciclável ou orgânico

Vidro é reciclável ou orgânico

Saber se vidro é reciclável ou orgânico é fundamental. Pois, existem diversos tipos de vidros, mas nem todos são recicláveis. Os vidros que não podem ser reciclados são os chamados “vidros de lixo”, que são aqueles que estão quebrados ou muito sujos.

Além disso, também não são recicláveis os vidros com revestimentos especiais, como os espelhados ou pintados. Por fim, também não se pode reciclar o vidro de um produto químico, como um frasco de remédio.

Existem alguns tipos de vidros que não são recicláveis, como o vidro temperado e o vidro laminado. Isso acontece porque esses materiais possuem uma estrutura diferente do vidro comum, o que torna impossível reciclá-los. 

Outro tipo de vidro que também não pode ser reciclado é o vidro verde, que é utilizado em espelhos e na fabricação de cristais.

Talvez você ainda não saiba, mas o vidro está dentre os materiais com 100% de aproveitamento na reciclagem.

No entanto, é importante saber qual o tipo de vidro que pode ser levado para a reciclagem evitando assim, o dano das máquinas e ainda, outros acidentes que podem ser causados, quando utilizado o vidro inadequado para a confecção de novos objetivos.

Para saber tudo sobre o assunto, veja este conteúdo produzido em parceria com uma vidraçaria em Belo Horizonte, a Ataíde.

Vidro é reciclável ou orgânico?

Vidros que não são recicláveis: vidro incolor, vidro espesso e vidro temperado. Esses tipos de vidros não podem ser reciclados devido às suas propriedades físicas ou químicas. 

O vidro incolor é muito duro e quebradiço, o que torna difícil separar os componentes para reciclagem. 

O vidro espesso é muito pesado e pode danificar as máquinas de reciclagem. Já o vidro temperado é extremamente resistente e não pode ser fundido novamente.

Confira ainda quais são alguns dos vidros que não são considerados próprios para a reciclagem: espelhos cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas, louças, lâmpadas e vidros temperados planos.  

Alguns vidros não podem ser encaminhados para a reciclagem devido aos seus componentes.  

Os vidros temperados e espelhos não podem ser reciclados pois contém algumas substâncias que acabam dificultando o processo da reciclagem.  

Caso você tenha vidros que deseje encaminhar para a reciclagem, pode levar para um profissional avaliar e assim, ter a certeza de qual será o destino adequado do material principalmente, nos casos em que a reciclagem não for uma opção. 

Inclusive, caso o vidro não possa ser reutilizado, ele não pode ser simplesmente descartado na natureza. Esse é um ponto de grande importância que necessita de atenção.  

Caso seja necessário o descarte de vidros, procure optar pela identificação do recipiente onde será depositado o vidro. Além disso, selecione corretamente o recipiente e, ainda, verifique em sua cidade qual o local adequado que esse tipo de material poderá ser descartado corretamente.  

Esse cuidado é de extrema importância para que outras pessoas não venham a se ferir com o vidro quebrado, principalmente quando está descartado de forma inadequada pelas ruas da cidade. 

Vidros temperados

Os vidros temperados são uma ótima opção para quem procura um material mais resistente. Eles são feitos por meio de um processo de aquecimento e resfriamento controlados, o que os torna mais fortes do que os vidros comuns. Além disso, os vidros temperados também são mais seguros, pois se caso sejam quebrados, eles se fragmentam em pedaços pequenos e arredondados, reduzindo o risco de ferimentos.

Os vidros que não são recicláveis, como os temperados, devem ser descartados em locais específicos para evitar danos ao meio ambiente. Esses vidros são altamente resistentes e não podem ser reciclados, portanto, é importante fazer o descarte correto.

Espelhos

Alguns vidros são recicláveis, como os de garrafas e latas, mas outros não. Espelhos, por exemplo, não podem ser reciclados. Eles são feitos de uma mistura de vários tipos de vidro e metal, o que dificulta a separação dos materiais. Também não é possível reciclar vidros quebrados ou que contenham resíduos perigosos, como lâmpadas fluorescentes.

Os vidros que não são recicláveis, espelhos e outros tipos de materiais refrativos são os principais responsáveis pelo aumento da temperatura em ambientes fechados. Isso acontece porque esses materiais refletem a luz do sol, aumentando a temperatura do ambiente. Além disso, os vidros também impedem a circulação do ar, o que contribui para o aumento da temperatura.

Vidros de automóveis

Resina plástica é utilizada na composição dos vidros de automóveis, o que torna impossível a utilização de vidros de automóveis no processo de reciclagem.

Como foi possível perceber ao longo desse artigo, é necessário utilizar apenas o material adequado e indicado para destinar à reciclagem do vidro.

Ainda que durante o processo de reciclagem seja realizada a separação e limpeza dos vidros, quando misturados com alguns componentes, como nesse caso, não é mais possível utilizar novamente o vidro.  

Além disso existem outros tipos de vidros, que também não podem ser recicláveis, como é o caso por exemplo, do vidro utilizado em cristais, reflexivos e os tubos de monitores como, por exemplo, dos televisores mais antigos.