Impermeabilização de Laje

Hoje vamos falar um pouco como você pode fazer a impermeabilização de laje, e qual a sua importância. Já que essa parte da sua casa ou edificação é essencial para manter a qualidade estrutural.

Pense que a laje é um elemento estrutural, onde temos as dilatações térmicas que atuam direto à laje, pois ela fica exposta as condições climáticas. Nesse sentido, esse fenômeno também recebe o nome de retração e dilatação.

Esses problemas acontecem com a movimentação na estrutura, levando a movimentação da estrutura. Todavia, com essas movimentações surgem fissuras e trincas através da pintura do ambiente.

Esse problema ocorre, por conta da água que entra pelas fissuras e ocasionam em diversos problemas na estrutura. De modo, que a água muitas vezes ataca um dos elementos mais importantes da estrutura, o aço.

E é importante relembrar que o aço não é resistente à água, o que gera corrosão do material. Nesse sentido, o prejuízo será enorme, já que será necessário cuidar da laje e fazer reforço.

E pense que isso pode gerar muito problemas de saúde, uma simples falta de impermeabilização de Laje. Por isso a água irá descer pelo teto da casa, e pode chegar em móveis, como o guarda-roupas que pode gerar mofo e afins. Contudo, isso muitas vezes pode gerar problemas alérgicos para os moradores da casa.

Como Fazer Impermeabilização de Laje

Fazer a impermeabilização de laje não é a tarefa mais simples. Então isso é um problema quando várias pessoas que não sabem executar a função fazem o serviço. Ou seja, o material usado nem sempre é o mais recomendado para o serviço.

O produto ideal deve ser flexível, por conta da dilatação térmica. Pois ele irá agir diretamente com o sol, chuva e principalmente com a laje.  Nesse sentido, podem ocorrer trepidações em casas ou qualquer outra edificação que tenha uma rua com muita atividade de veículos.

Essa movimentação da estrutural é bem comum. Mas não pensem simplesmente mergulhar a laje com impermeabilizante irá resolver.

Melhor Impermeabilização de Laje

Existem muitos tipos de impermeabilização de laje cada um específico para cada situação, o que vamos usar é o cimento elástico. Esse cimento flexível é ideal para você que não irá fazer mais nenhum acabamento em cima da laje. Já que ele não precisa de uma proteção mecânica sobre ele.

O processo leva 72 horas para você finalizar o serviço. Mas considere alguns pontos, ele não precisa da utilização de água.

Passo a Passo

Geralmente cada balde de cimento elástico tem 20 kg, e cada kg rende 1 metro quadrado. Nesse sentido você consegue 20 metros quadrados com duas demãos.

Os materiais para impermeabilização de lajes: Brocha, pincel, tesoura, fita telada e o cimento elástico. A tela para impermeabilização de laje, possuí 10 cm de largura, e ela é adesiva, sendo muito útil para a aplicação. Ela é usada para lajes com fissuras.

Logo, você deve despejar a parte liquida dentro do balde e misture. Em seguida prepare a laje com uma lavadora de alta pressão. Em seguida aguarda a secagem do ambiente. Nesse sentido, o cimento elástico pode usado em áreas molhadas, como banheiros e piscinas.

Com o produto pronto, pega a trincha e comece aplicando nos cantos da laje, e com a fita telada coloque por cima do produto até secar. Assim que os cantos estiverem secos, comece a aplicar o cimento elástico por toda a laje. Além disso, você não precisa se preocupar com a fita telada, pode aplicar por cima dela.

Faça toda a aplicação da laje, e espere essa demão secar por 4 horas em condições climáticas favoráveis (Tempo seco e com sol). Assim que o produto estiver seco, comece a aplicar por cima da fita telada novamente.

Passo Final

Embora dessa vez, a sua aplicação será feita em sentido cruzado, para cobrir qualquer  fissura que tenha escapado. Após aplicada toda essa segunda demão, espere 7 dias com sua impermeabilização de laje exposta.

Viu como é fácil deixar sua laje impermeabilizada? Portanto, caso você queira mão de obra especializada, basta conversar com empresas como a Costanobre Engenharia, que é especialista no assunto! Além de que, eles contam com profissionais credenciados pelo CREA.

E para você que gosta de por a mão na massa, já pensou em construir seu próprio forno de tijolos? Ou veja dicas muito úteis para você tirar obstruções da pia

Impermeabilização de Laje