É fácil construir um forno de tijolo

É fácil construir um forno de tijolo?

Construir um forno de tijolo em casa pode ser caro e demorado, mas vale muito a pena pela sensação de aconchego e pelo resultado final quando você preparar uma refeição utilizando o forno de tijolo. Afinal, o gosto da comida fica completamente diferente.

Se você quer construir um forno de tijolo na sua casa, primeiro precisa entender o que é necessário saber e quais as precauções deve tomar antes de começar a construção.

A primeira coisa que você deve fazer é encontrar um projeto para forno de tijolo. Isso porque a construção pode demorar e sair muito caro, e se você cometer algum erro nos cálculos, será jogado muito tempo dinheiro fora.

Por isso, a forma mais segura de construir um forno de tijolo é seguindo um projeto que já tenha dado certo. Você pode comprar projetos prontos em lojas de reforma e construção, ou até mesmo encontrar na internet, mas se você optar pela internet, tome cuidado com as fontes que você vai utilizar.

A segunda coisa que você deve ter em mente é o tamanho do forno que você deseja. Afinal, o projeto vai depender de quanto espaço você tem disponível ou quer utilizar para construir o seu forno de tijolo.

Por exemplo, se você tem uma área externa na sua casa, ou então um jardim, precisará pensar em um projeto que caiba nele ou então, caso você queira construir um forno de tijolo embaixo de uma cobertura, é importante que o forno seja curto o suficiente para que caiba naquele espaço. Sem contar que você precisa construir uma chaminé para a liberação da fumaça.

Se o forno de tijolo que você quer construir é específico para pizza, o piso dele deve ser grande o suficiente para que você possa fazer o preparo. E por fim, você deve sempre levar em consideração o limite de orçamento que você tem. Quanto menor ele for, menor deverá ser o seu forno de tijolo.

Escolhendo o formato do forno

Se você já sabe qual o tamanho do forno tijolo quer construir, então agora é hora de escolher o seu formato. O ideal é que você opte por um modelo em forma de cúpula. Este modelo de forno de tijolo parece um iglu, e possui uma porta de madeira. Os projetos geralmente são elegantes e rústicos, e podem dar um aspecto muito interessante para o seu quintal.

Além disso, esse modelo de forno faz com que os alimentos sejam cozidos uniformemente, e podem ser aquecidos a temperaturas bem altas, inclusive mais altas do que os próprios fornos convencionais.

Porém, construir um forno como esse não é fácil, e dependendo da complexidade do projeto, pode ser necessário até envolver carpintaria. Também é importante que você saiba que eles demoram para aquecer.

Forno de tijolo em forma de tambor

Outro modelo que você pode escolher para construir um forno de tijolo é um formato de tambor. Geralmente, esse tipo de forno é construído ao redor de um tambor de metal.

Justamente por ser de metal, eles são aquecidos rapidamente e são muito mais eficientes em termos de energia do que os fornos de cúpula, e por isso são ótimos para quem quer cozinhar de forma mais rápida. Eles são mais eficientes justamente porque o metal é um excelente condutor de calor.

Geralmente, esse tipo de forno é vendido pronto com kit onde vem uma fornalha e um barril de metal grande. Na verdade, o forno não está pronto, você ainda precisará construir a estrutura de tijolos, mas o barril e as grelhas vêm prontas para começar a sua construção. Eles podem ser comprados online, mas geralmente o frete é bem caro. Por isso, se você encontrar uma loja próxima à sua casa, recomendamos que compre diretamente nela.

Como deve ser a base do forno?

Independentemente do modelo de forno de tijolo que você queira construir, saiba que a maior parte dos projetos precisa de uma fundação de concreto. É muito importante para aguentar o peso do forno, e ajuda a manter a construção nivelada por bastante tempo.

Existe também a laje da fundação e ela precisa ter a mesma dimensão do forno. Mas se você quiser fazer ela maior, precisará de um espaço maior no seu pátio.

Além disso, um pátio maior vai exigir que mais material seja utilizado e mais tempo seja usado na construção até que você conclua a base.

Mas se você não se sente muito seguro para construir sozinho o forno de tijolos, sugerimos então que compre pronto ou contrate uma empresa profissional para fazer a obra para você.

Porque como dissemos, ela é complexa, custa tempo e dinheiro, mas não desista da construção do forno de tijolo, porque o resultado final é incrível e você certamente vai curtir por muito tempo.

Você gostou de saber o que é necessário para construir um forno de tijolo? Aproveite e acesse aqui um dos melhores seguros residenciais do mercado, que pode cobrir acidentes causados em obras como essa!