Tipos de parafusos auto atarraxante

Tipos de parafusos auto atarraxante

A realidade é que o universo da fixação é muito vasto. Em relação ao parafuso, por exemplo, ainda que ele seja um elemento um tanto simples, ele é bem diverso.

Mesmo porque há vários tipos dele, o qual vem ganhando diversas formas ao longo de todo o seu tempo, sendo cada vez mais empregado em setores distintos da sociedade.

Dentre os vários tipos de parafusos, podemos citar os seguintes:

  • Cabeça;
  • Fenda;
  • Rosca;
  • Material;
  • Francês;
  • Sextavado;
  • Sextavado interno;
  • Rosca Máquina;
  • Auto atarraxante etc.

Mas você sabe como cada um deles funciona ou mesmo para quais situações eles são indicados? É importante saber disso, a fim de garantir o sucesso do seu projeto.

Então, no artigo de hoje, iremos falar sobre os tipos de parafuso que existem. Sem mais delongas, vamos ao que importa.

Principais tipos de parafusos

Fato é que existem diversos tipos de parafusos, sendo que cada um deles é indicado para situações mais específicas. Então, dentre todos eles, podemos citar os seguintes:

Parafuso francês

Em suma, o parafuso francês tem a cabeça em forma de cogumelo, o qual acompanha uma seção quadrada logo abaixo.

Inclusive, é essa seção que permite o travamento do parafuso quando é submetido a furos quadrados ou redondos em madeiras, por exemplo.

Ademais, ele foi feito para fixar placas que são de metais e reforço em vigas de madeira também. Porém, não é raro vê-lo em pallets de madeira, bancos de praça, suportes diversos, construções navais, ferragens agrícolas, arados mecânicos de tração animal e vários outros.

Parafuso sextavado

Nesse caso, trata-se de um dos fixadores mais comuns que existem ao menos quando se fala de construção e reparo.

Ademais, de todos os tipos, esse é o mais utilizado ao redor de todo o mundo. Em relação ao seu nome, ele se dá por conta da sua cabeça, que tem 6 faces.

Sobre a sua utilização, são inúmeras, desde internas e externas. Porém, ele é muito comum em veículos, máquinas, equipamentos, móveis de aço, estruturas metálicas e várias outras.

Então, isso quer dizer que com certeza você já deve ter visto em algum lugar, seja durante o uso de algum aparelho na academia como ao checar o motor do seu carro, por exemplo.

Parafuso sextavado interno (Allen)

Esse é um parafuso que também pode ser chamado de “allen”. Em suma, nada mais é do que um fixador com fenda hexagonal.

Mas, diferente do parafuso sextavado em que todas as seis faces ficam do lado de fora, nesse caso fica tudo na parte interna, na cabeça ou na haste do parafuso. Ou seja, o parafuso sem cabeça.

Portanto, ele é ideal para se aplicar em locais que tenham pouco espaço para se manusear, como motores, maquinários internos e demais peças.

Parafuso máquina

Também é bem comum, na verdade. Na grande maioria das vezes, ele tem fendas simples ou philips, por exemplo.

Fora isso, esse é um tipo de parafuso muito usado em maquinários diversos, estruturas, conexões metálicas, eletrodomésticos e outros.

Parafuso auto atarraxante

No caso do parafuso auto atarraxante, ele acaba por ter uma rosca mais fina e cortante. Ou seja, faz com que ele “agarre” com muito mais força no furo.

Mas, a depender do caso, ele sequer precisa de um furo prévio, haja vista que tem uma dureza maior e, portanto, é capaz de resistir ao esforço de abrir a rosca.

Em relação a sua utilização, ele acaba sendo mais comum com buchas de nylon, chapas metálicas finas, móveis tubulares e, às vezes, até mesmo em paredes de alvenaria ou concreto.

Inclusive, ainda é possível aplicá-lo em MDF. Mas, nesse caso, necessita de furo prévio e maior cuidado na sua aplicação.

Parafuso para Madeira / Linha Moveleira

Existem vários tipos de parafusos para madeira. A principal característica presente em todos é a rosca mais larga, desenvolvida para agarrar e segurar a madeira com firmeza. Dentre os principais tipos estão o parafuso chipboard; parafuso madeira; parafuso corrediça; parafuso cama; parafuso rosca soberba.

São inúmeras as aplicações que necessitam de parafusos moveleiros, como fabricação e montagem de móveis, estruturas de madeira como vigas, união de placas de madeira e aglomerado e muito mais.

Parafuso auto brocante drywall

O grande diferencial desse tipo de parafuso está na sua capacidade de atarraxar, perfurar e vedar em uma única operação. Ou seja, eles tendem a ser muito mais práticos.

Todas as suas características fazem com que ele seja um fixador completo para diferentes aplicações. Sendo assim, ele é muito usado em fixação de coberturas e telhas, divisórias, paredes drywall, placas de gesso, forros, chapas, perfis metálicos ou madeiras com aço e alumínio.