Óleo essencial de tomilho: 7 benefícios e como usar

O óleo essencial de tomilho certamente está presente entre os óleos essenciais para se ter em casa. Isso porque são inúmeros os benefícios que sua aplicação pode trazer para a saúde e bem estar geral.

Além de ser um poderoso antisséptico, seu uso contínuo pode contribuir até mesmo para a melhora da saúde mental e aliviar o estresse e ansiedade do dia a dia. 

Seu uso também pode ser associado à sensação anestésica, com a finalidade de aliviar dores de garganta, por exemplo.

Por isso, trazemos este artigo para que você conheça as principais características e benefícios deste óleo que tem virado uma febre entre as pessoas. Quer saber mais? Boa leitura.

Como é extraído o óleo essencial de tomilho?

Antes de mais nada, é importante saber que sua extração depende da localidade em que será realizada. Atualmente, esta separação pode ser feita em dois países distintos.

Primeiramente, o óleo essencial de tomilho pode ser extraído na Espanha, através da técnica de arraste de vapor, que consiste na separação de misturas homogêneas.

Entretanto, quando essa extração é feita no Marrocos, dá-se preferência pela separação manual da planta parcialmente seca. Ou seja: sendo separadas as folhas e as flores do tronco.

É importante ressaltar também a aparência amarelada do líquido, que também possui como característica olfativa o odor apimentado.

Principais benefícios do óleo essencial de tomilho

Famoso na cozinha por seu aroma, o óleo essencial de tomilho possui propriedades específicas para melhorar a qualidade de vida de um indivíduo.

Isso porque sua aplicação também está relacionada ao uso medicinal. Entre seus benefícios podemos citar a ação anti-inflamatória, antioxidante, expectorante, entre outros.

Ficou curioso para saber como isso acontece? continue a leitura para saber 7 benefícios que separamos da aplicação do óleo essencial de tomilho para você.

Combate a tosse e mantém a saúde da boca

Em razão da sua ação anti-séptica, o óleo essencial de tomilho pode ser um forte aliado para o alívio da tosse e também da saúde da boca.

Alguns produtos popularmente conhecidos, como o Listerine e o Vick Vaporub, por exemplo, contém em suas fórmulas o composto químico do óleo.

Além de conter tosses agressivas, sua aplicação combate infecção na garganta e também nos pulmões. Então, se você procura um produto com forte propriedade expectorante e que ainda pode trazer benefícios para a sua saúde bucal, o óleo de tomilho é uma excelente pedida.

Controla a pressão arterial

Os compostos presentes na composição do óleo essencial de tomilho ajudam no controle da pressão arterial. Isso quer dizer que, com seu uso, pode-se ajudar no controle da pressão alta.

Não obstante, ele também auxilia a reduzir o colesterol ruim do corpo, que também está associado a pressão alta e outros malefícios à saúde.

Sendo assim, podemos concluir que sua ingestão de forma regular pode ser um dos aliados do dia a dia para quem sofre do tema supracitado. Na dúvida, procure orientação médica.

Óleo essencial de tomilho previne doenças cardiovasculares

Mais um motivo para incluir o óleo essencial de tomilho em sua dieta saudável. Entre os maus hábitos da vida moderna, podemos citar um determinante para possíveis problemas cardiovasculares no futuro: a alimentação a base de frituras, conservantes, açúcares, etc.

Por ser um alimento natural, além de realçar o sabor e o aroma, ele é ideal para ser utilizado ao lado de alimentos que colaboram para um coração mais saudável.

Experimentá-lo em sopas, peixes, saladas e vinagres é um convite para o olfato e para a degustação de um sabor marcante. Por isso, experimente incluí-lo na sua alimentação. 

Atua contra infecções causadas por fungos

Outro fator benéfico atrelado ao uso do óleo essencial de tomilho está associado ao combate de infecções causadas por fungo.

Isso se deve em razão de suas propriedades serem capazes de potencializar ações antifúngicas. Ressaltando que tal fato é corroborado pela comunidade científica.

Isso se deve em razão de uma enzima produzida pelo óleo, chamada Glutationa S- Transferase. Sobretudo, trata-se de uma enzima desintoxicante e essencial para este combate.

Combate ansiedade e estresse

O óleo essencial de tomilho também é utilizado para combater o que chamamos de “uma pandemia invisível”.

Estamos falando de sintomas associados ao estresse e à ansiedade. Seu uso contínuo, através do timol (um dos compostos presentes em sua estrutura), age diretamente contra os sintomas supracitados.

Auxilia no combate ao câncer

Primeiramente, é importante saber que quimioterapias, mesmo que necessárias, são inimigas diretas do sistema imunológico. Isso porque elas deixam o corpo humano à deriva para o aparecimento de micoses profundas que dificultam o tratamento.

O uso do óleo essencial de tomilho, nestes casos, pode se tornar um aliado ao combate da queda do sistema imunológico. 

Através de seus compostos e propriedades, ele é capaz de lutar diretamente contra esses fatores externos e ajudar o paciente a alcançar melhores resultados.

Óleo essencial de tomilho pode auxiliar no combate ao Alzheimer

A aromaterapia tem se mostrado uma boa aliada para o combate do mal de Alzheimer. Alguns estudos apontam a eficácia direta entre a inalação de produtos como o óleo essencial de tomilho e a melhora do quadro da pessoa acometida.

Isso porque através da inalação de algumas substâncias foi detectada a inibição de enzimas que são produzidas em razão da doença. 

Essas enzimas são as responsáveis pela piora no sentido de cognição, memória e aprendizado da pessoa enferma. Sendo assim, consulte um médico para saber se a aromaterapia associada ao óleo essencial de tomilho pode ajudar no caso supracitado.

Como usar o óleo essencial de tomilho

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a aplicação do óleo essencial de tomilho pode ser feita de diversas maneiras.

Entre as possibilidades de aplicação estão: cremes, óleos corporais, inalações, argilas, entre outras.

É fundamental destacar que a quantidade de gotas do óleo essencial de tomilho varia conforme o modo de uso, principalmente se ele for utilizado para aromatizar ambientes.

Conclusão

Por fim, podemos concluir que o óleo essencial de tomilho não trás nada além de benefícios para a saúde e bem estar daqueles que optam pelo seu uso no dia a dia.

Sendo assim, se você se entusiasmou e quer usufruir de todas as vantagens que este produto pode trazer, verifique a melhor forma de trazê-lo para a sua rotina. Como você pode ver, são inúmeras as possibilidades!

óleo essencial de tomilho