O que é soft skill

O que é soft skill? – Entenda o conceito e confira as 10 principais soft skills!

O que é soft skill? De que forma esse tipo de habilidade pode ser adicionado ao mindset Recursos Humanos? Muitas vezes, ao ler um anúncio de emprego, dentre os requisitos exigidos pelas empresas, além da formação acadêmica e do conhecimento técnico, estão listadas competências como: capacidade de trabalhar sob estresse, orientação para o trabalho em equipe, resolução de problemas, flexibilidade, disposição para a liderança, orientação para objetivos, etc.

São as chamadas soft skills, ou competências transversais que podem ser gastas favoravelmente em qualquer área de trabalho.

São competências que qualificam as pessoas não principalmente pelos estudos ou por qualquer trajetória profissional que já tenham percorrido, mas pela forma como lidam com o mundo, com as outras pessoas (dentro ou fora da empresa) e consigo mesmas.

Neste conteúdo, vamos explicar o que é soft skill, para que servem e como se configuram essas competências transversais. Portanto, caso esteja querendo entender melhor o que são essas soft skills, acompanhe-nos nessa leitura até o final do conteúdo. Vamos lá!

O que é soft skill?

Afinal, o que é soft skill? Como antecipado, as soft skills são as competências que insistem não no nível de preparação ou capacidade técnica das pessoas, mas em dimensões mais amplas que dizem essencialmente respeito às relações e aos traços de personalidade, às formas de lidar com os outros e com os “processos” do trabalho.

Podemos dizer que se as competências técnicas (ou mesmo as linguísticas, digitais, etc.) dizem respeito à capacidade concreta de realizar determinados trabalhos, portanto o “o quê”, as soft skills são antes competências que dizem respeito ao “como”, ou seja, a maneira como você conduz sua própria ocupação.

As soft skills são competências muito importantes, e cada vez mais solicitadas pelas empresas, pois, para além de terem um impacto concreto e decisivo na produtividade e qualidade do trabalho realizado, servem também para manter saudável a dimensão expressiva de qualquer colaborador.

Quais são as principais soft skills?

1. Habilidades organizacionais

Trata-se da capacidade de fazer o melhor uso dos recursos disponíveis para atingir um objetivo. Em outras palavras, é a capacidade de planejar uma estratégia adequada (eficaz e eficiente) para atingir determinado objetivo.

2. Habilidades de resolução de problemas

O que é soft skill se não um amontoado de habilidades que permitem resolver problemas? Os problemas inesperados surgem durante qualquer atividade de trabalho, sem nenhum tipo de pré-requisito.

A capacidade de lidar com emergências com estratégias diferentes de tempos em tempos e adaptadas ao momento diz respeito à resolução de problemas (literalmente a solução de problemas).

3. Criatividade

Diz respeito à capacidade de inovar. Como dizem, “pensar fora da caixa ”. A criatividade diz respeito, portanto, a uma disposição para a qual se consegue ver o mundo a partir de diferentes perspectivas, buscando constantemente aprimorar os procedimentos utilizados no cotidiano.

Ao contrário da resolução de problemas, que intervém após um problema, essa competência não surge após um evento crítico. Em vez disso, serve para melhorar constantemente objetos e procedimentos nos mais variados níveis, mesmo quando tudo já parece estar funcionando da melhor maneira.

4. Orientação para objetivos e/ou resultados

É uma disposição para considerar constantemente os objetivos do trabalho. Para quem possui esta competência, o importante é ocupar o seu tempo de trabalho não (só) para trazer um salário para casa, mas para contribuir para o crescimento da empresa (e de si próprio), identificando-se com os objetivos e desenhando as suas motivações.

5. Competências de liderança

Diz respeito à capacidade de atuar como líder no próprio contexto, assumindo as devidas responsabilidades e ajudando os demais membros da equipe a perseguir objetivos em clima de comunhão de propósitos.

6. Competência de negociação

Saber negociar, tendo em conta as nossas necessidades e as das várias contrapartes, é uma competência fundamental para as empresas. Você pode negociar com clientes, fornecedores e funcionários.

7. Habilidades relacionais e expressivas

Saber se colocar no contexto em que se opera, ter controle sobre os próprios sentimentos e se adaptar à situação específica, é outra habilidade que nos relaciona positivamente com os outros, sejam líderes ou não. Saber se comunicar com outras pessoas é um elemento fundamental nesse sentido.

8. Predisposição ao trabalho em equipe

Em uma empresa (e não só) os objetivos nunca são de um único indivíduo, mas de toda a equipe. Por isso é bom trabalharmos juntos, respeitando o papel de cada um e pedindo/dando ajuda quando necessário.

9. Flexibilidade e adaptabilidade

Uma personalidade flexível e adaptável é uma personalidade que consegue se medir em várias situações (tempos, espaços, procedimentos, etc.) sem sofrer danos. Mas cuidado: a flexibilidade nunca deve se transformar em submissão.

10. Tolerância ao estresse

Por último, mas não menos importante, a tolerância ao estresse. Saber trabalhar em situações de cansaço e dificuldade emocional, conseguindo respeitar os termos definidos nos planos de negócios, é sem dúvida uma das principais características procuradas pelas empresas num colaborador nos dias atuais.

Agora que já conheceu as principais habilidades necessárias nesse âmbito e compreendeu o que é soft skill, que tal montar um currículo novo com todas essas observações importantes? Lembre-se de adicionar ao seu currículo somente as soft skills que considera ter, sem mentir ao adicionar até mesmo as soft skills que não possui. Até a próxima!