Telemedicina para pets? Entenda como o atendimento à distância ajuda em tratamentos veterinários

Muito se fala sobre a telemedicina atualmente. Muitos são a favor do uso da tecnologia para o atendimento à distância, outros são contra e reticentes quanto a esse modelo de consulta.

O que muitos não sabem é que a telemedicina pode ser usada não apenas pelos humanos, mas também pelos animais. Muitos veterinários já usam as consultas online em prol da saúde dos bichos.

Em outros países, o conceito de telemedicina já é amplamente utilizado há anos, desde a Primeira Guerra Mundial. A tecnologia era diferente, o contato entre médico e paciente era feito por outros meios de comunicação que não a internet.

De qualquer forma, o conceito de atendimento à distância era o mesmo. No Brasil, a telemedicina tanto para humanos quanto para os pets começou a se popularizar em 2020, o ano em que a pandemia começou.

Na época, a principal medida de segurança contra a disseminação do vírus era o distanciamento social. Com isso, tanto médicos quanto os veterinários não podiam receber seus pacientes nos consultórios tradicionais.

Eles precisaram se adaptar e criar uma nova forma de oferecer o apoio médico, mesmo que à distância. Foi neste momento que os órgãos da saúde regulamentaram o uso da telemedicina como uma medida de urgência e provisória.

No entanto, ao que tudo indica, a telemedicina para animais e seres humanos continuará se expandindo ao longo dos próximos anos. Afinal, esse modelo de atendimento oferece vários benefícios tanto para os veterinários, quanto aos bichos e seus donos.

Acompanhe para saber mais sobre como a telemedicina para pets funciona, suas vantagens e outras curiosidades importantes sobre o tema.

Telemedicina para animais: entenda como essa tendência funciona

Como vimos, a pandemia tornou a telemedicina ainda mais popular na vida das pessoas e até mesmo dos animais. Afinal, pets e bichos de estimação também adoecem e precisam de atendimentos veterinários com frequência. 

Acompanhando uma tendência do setor de saúde humana, os veterinários também adotaram a telemedicina como uma saída emergencial. O que muitos não esperavam era a adesão do público a esse tipo de atendimento.

Cada vez mais pessoas dizem que já utilizaram a telemedicina e adoraram. Elas também recomendam e costumam dizer que vão adotar ainda mais as consultas online na sua rotina e de seus pets. 

Isso porque a telemedicina traz benefícios únicos para os pacientes e seus donos, como a menor circulação – e exposição – de pessoas durante a pandemia da Covid-19, que ainda não acabou.

Com a telemedicina, também não há a necessidade de transferir para outras cidades os animais com doenças graves, por exemplo. O que é ainda mais importante em casos em que os tutores não tenham condições financeiras para a transferência dos animais.

É um atendimento mais rápido, que proporciona agilidade em tratamentos, assim como na otimização do tempo dos tutores. Assim como dos médicos veterinários que podem atender ainda mais pacientes por dia tranquilamente.

Os tratamentos geralmente custam menos do que os oferecidos presencialmente e o atendimento se torna mais confortável também para os animais que podem estar com dores e desconfortos.

Não precisa tirá-lo do conforto de casa, basta conversar com o veterinário por telemedicina, esclarecer dúvidas, entre outras ações importantes em momentos como esse.

A seguir, entenda como esse tipo de atendimento funciona!

Telemedicina para animais: como funciona?

Basicamente, a telemedicina veterinária funciona da mesma forma que o atendimento à distância para humanos. O tutor do animal marca a consulta com o veterinário normalmente, seja por aplicativos ou telefonemas.

No dia da consulta, pouco antes do horário marcado, ele recebe um link no seu e-mail, whatsapp ou aplicativo. Ao acessá-lo, ele será direcionado para uma chamada de vídeo com o médico.

Neste momento,  a consulta será feita da mesma maneira que ela seria feita se fosse presencial. O tutor diz o que está acontecendo, tira as suas dúvidas e esclarece todas as suas preocupações.

O médico, por sua vez, escutará tudo e se necessário, pedirá os exames ao animal ou até mesmo para que o bicho seja levado para uma examinação presencial. Caso o bicho já tenha os resultados dos exames, o tutor apenas os envia para o médico.

O qual analisará tudo com cuidado e dará seu diagnóstico. Ele pode, inclusive, receitar medicamentos normalmente, a receita será enviada ao tutor que poderá comprá-los sem maiores transtornos.

Caso seja uma situação mais simples ou consulta de acompanhamento, por exemplo, tudo será ainda mais prático. A vantagem da telemedicina é que não há burocracias, filas de espera ou qualquer outro transtorno.

Tudo será resolvido pela internet o mais rápido possível para que o animal comece a ser cuidado da maneira adequada. Portanto, as consultas online são ótimas e devem ser consideradas em todos os cenários.

Converse com o veterinário ou clínica veterinária do seu pet e entenda as condições de atendimento à distância e marque uma consulta. Temos certeza de que será vantajosa!

Telemedicina para pets