Qual a importância dos gestos na comunicação com o bebê

Qual a importância dos gestos na comunicação com o bebê?

As pessoas de todo o mundo, de diferentes origens e culturas, utilizam gestos quando estão falando e isso não é diferente quando falamos de bebês. No início da vida, os gestos são uma ferramenta essencial para que eles se comuniquem. Mas, o uso desses sinais começa bem antes da fala, sendo possível estimular seu desenvolvimento por meio de brinquedos educativos. Mas, você sabe qual a importância dos gestos na comunicação com o bebê? Se não, acompanhe o post de hoje até o fim e descubra.

Por que utilizar gestos para conversar com o bebê?

Além do famoso choro, dos sorrisos encantadores e outras expressões faciais, os bebês aprendem logo no começo da vida a se comunicarem por meio de gestos e pequenos balbucios. Inclusive, é muito comum que os pequenos estendam os braços quando querem colo ou apontem para os objetos que desejam. E, esses sinais, ao mesmo tempo que facilitam a comunicação com as crianças, também podem te ajudar a criar uma conexão com o bebê e até mesmo na aquisição de vocabulário.

Tudo isso acontece porque as comunicações verbal e visual andam juntas, sendo que ambas são de extrema importância para o desenvolvimento das crianças. Sendo assim, também é importante que os pais e responsáveis saibam interpretar os gestos comunicativos dos bebês. Inclusive, é muito interessante que os adultos façam gestos ao falarem ou mostrarem objetos para seus pequenos. Dessa forma, esse tipo de atitude deixa a comunicação muito mais rica.

Portanto, quanto mais as pessoas que convivem com seu bebê trabalharem a interpretação dos sinais, mais fácil irão entender o que ele diz, reduzindo assim sentimentos como frustração e descontentamento. Os gestos podem ser variados, seja para mostrar algo, sinalizar um sentimento ou pedir um objeto, por exemplo. Além disso, a troca de olhares e o desvio do foco para direcionar a um objeto também contribuem para a compreensão do que o bebê quer comunicar.

Quando utilizar gestos para se comunicar com o bebê?

Com aproximadamente 6 meses de vida, a maior parte dos bebês já sabe fazer o gesto de alcançar, utilizando-o por um bom tempo. Já aos 9 meses, a criança começa a demonstrar mais suas vontades. Sendo assim, espera-se que a partir daí comecem a surgir novos tipos de interações, principalmente em relação a objetos. Como é o caso do gesto de apontar, acompanhado muitas vezes do “dá!”.

Mas, devemos deixar claro que durante o desenvolvimento da fala, o ideal é que o estímulo dos gestos seja sempre acompanhado de palavras. Por exemplo, se o bebê apontar para algo que ele deseja, os adultos devem perguntar o que ele quer, se é a boneca, qual a cor da boneca, apontar para uma e para outra, etc. Com isso, os pais ou responsáveis garantem que os bebês não irão conseguir tudo o que querem apenas porque estão apontando para o objeto e isso ainda reduz a frequência de birras e chororôs.

Além disso, existem também algumas brincadeiras e brinquedos educativos que podem ajudar no desenvolvimento da fala. Por exemplo, ao estimular os sentidos, é possível trabalhar a imaginação, criatividade, vocabulário e o diálogo. Músicas e cantigas também podem trabalhar a consciência fonológica, que nada mais é do que a habilidade de manipular os sons e palavras da forma correta.

Portanto, ainda que a sinalização seja uma ferramenta importante para crianças mais novas, para a maioria delas, ela não deve substituir o idioma. Pelo contrário, pois estudos mostram que utilizar gestos e sinais pode acelerar o processo de fala. Mas, para o caso de crianças com deficiência auditiva, é importante procurar profissionais especialistas no assunto para apoiar os pais e responsáveis no ensino de Libras.

Dicas para estimular a comunicação com o bebê

  • Enquanto estiver andando pela casa, aponte e nomeio objetos junto com o pequeno, realizando essa atividade em todos os lugares que forem juntos;
  • Faça brincadeiras de apontar, por exemplo, para as partes do corpo repetindo os nomes em voz alta;
  • Quando ler para o pequeno, aponte uma figura no livro e pergunte o que é, incentivando-o a apontar os objetos e nomeá-los;
  • Quando o pequeno apontar para alguma coisa, mostre que ficou animado com o que ele está apontando, dando bastante atenção para o objeto. Isso irá fornecer o reforço positivo, fazendo com que ele aponte ainda mais coisas;
  • Tenha brinquedos educativos que estimulem os sentidos do pequeno, como tato, visão e audição, pois são essenciais para o desenvolvimento da fala e cognitivo também.

Portanto, quanto mais os pais e adultos se esforçam para realizar a interpretação, mais começam a entender o que o bebê está dizendo. Dessa forma, a comunicação se torna mais fluida e mesmo que ele ainda utiliza poucas palavras, aos poucos aprende como elas são usadas. Sendo assim, não deixe de utilizar gestos na hora de se comunicar com seu bebê.