O que faz um serralheiro

O que faz um serralheiro?

O que o serralheiro faz dentro de uma serralheria é, nada mais e nada menos, do que exclusivamente dar vida às peças de metal.

Ele fica completamente responsável por toda a produção e moldagem, desde reparos a instalações de peças de aço, ferro, cobre entre outros metais.

Também faz os recortes modela as barras perfiladas de materiais ferrosos e não ferrosos usados para a fabricação de portões, grades e vitrais.

O serralheiro tem várias áreas de atuação e, inclusive, pode trabalhar em oficinas ou até mesmo ter seu próprio negócio. Sendo uma área bastante procurada quando se fala de criar seu próprio negócio em um setor que sempre tem grandes demandas.

Como se tornar serralheiro?

O serralheiro precisa ter boa coordenação motora, além disso deve ser responsável, comprometido com os cronogramas e saber trabalhar bem com pessoas. Afinal, negócios são fechados com pessoas.

A formação adequada ou que se é requisitada para quem quer se tornar serralheiro não é nada específica. Pois a mesma exige apenas que a pessoa saiba aplicar as técnicas necessárias para o processo de fabricação das peças de metal, porém se a pessoa tiver um curso técnico poderá crescer mais na profissão.

Um dos requisitos é saber fazer cálculos matemáticos e também desenhos técnicos, sem saber pelo menos o básico fica difícil trabalhar cortando o material ou alinhando peças maiores.

Abaixo iremos citar alguns pontos principais sobre o trabalho de um serralheiro.

Inspeção de material

O serralheiro fica responsável por inspecionar os materiais que chegam à serralheria antes de armazená-los. Analisar a qualidade dos produtos como textura, cor e se há trincas ou peças faltando. O serralheiro faz a contagem, para que não falte nenhum material, e cuida também de possíveis devoluções.

Armazenamento dos materiais

Depois da inspeção, os materiais devem ser dispostos em local adequado como prateleiras, elas devem ser protegidas por feltro ou borracha.

O serralheiro faz toda a análise do local e montagem desse espaço que irá servir como armazém.

Lembrando que ele também deve cuidar para que o local de armazenamento tenha uma certa distância da área de trabalho para não haver acidentes.

Corte dos materiais

O serralheiro faz os cortes de acordo com a peça que vai ser confeccionada. Por isso é muito importante que ele saiba fazer cálculos e medições com precisão, pois ele deve ser preciso para cortar o metal do tamanho certo. Isto evitará erros, devoluções e até prejuízos para o seu negócio.

A falta de habilidade pode interferir seriamente no resultado final da peça, por isso é necessário que o serralheiro tenha bastante intimidade com o equipamento que será utilizado.

Além disso, o serralheiro também faz os principais acabamentos como furos, rasgos e pequenos reparos na peça.

Produção de esquadrias de alumínio

A montagem de esquadrias normalmente é feita manualmente e exige muito cuidado com a segurança.

Às peças da esquadria devem se unir perfeitamente e o serralheiro pode contar com o auxílio de alguns acessórios como roldanas, escovas e guias.

As luvas de proteção devem fazer parte da produção para evitar cortes nas mãos.

Construção de protótipo

Esses protótipos são usados principalmente na confecção de peças em grande escala.

Os protótipos como o próprio nome diz é tipo uma ideia de como a peça real vai ficar,isso é importante para ver se o tamanho está correto.

Logo depois se dá início a produção da peça real.

Transporte de peças

O serralheiro também fica responsável pelo transporte de peças, é ele quem faz e cria os trâmites para levar as peças até o cliente da maneira mais segura possível.

Ele também faz o acompanhamento da movimentação da peça até o carro de transporte, assim como a retirada na hora de entregar ao cliente.

Quais os equipamentos de proteção individual para serralheiro?

O serralheiro conta com diversos tipos de equipamentos para a sua segurança física, o uso incorreto ou o não uso pode levar a doenças e acidentes graves.

Os equipamentos de segurança são necessários para serviços de serralheria em BH, pois o manuseio de peças e cortadeiras é considerado um trabalho perigoso.

Lista básica de equipamentos de proteção individual para serralheiro:

  • Luvas;
  • Máscara de proteção contra poeiras e fumos;
  • Calçados de segurança.

Quanto ganha um serralheiro?

O valor pago pelos serviços de um serralheiro varia muito, por exemplo, aqueles que têm mais conhecimento podem ganhar mais.

Para dizer mais claramente o salário de um serralheiro que trabalha como funcionário não passa de 1.900 reais.

Ou seja, vale muito mais a pena estudar a possibilidade de ter o seu próprio negócio.

Mas para quem não quer se comprometer dessa forma, pode tentar se especializar ainda mais e assim conseguir um salário melhor.

Conclusão

Agora você já sabe tudo o que um serralheiro faz e todas as obrigações e deveres que o mesmo tem.