Identidade visual: Como construir uma marca forte?

A identidade visual traduz a ideia de formas, cores, fontes de palavras, imagens e toda espécie de design podem ser usados para tornar a marca não apenas visível em meios as outras, mas também fazê-la ser lembrada na mente dos compradores, ainda que potenciais.

identidade visual

Devido ao alargamento do meio digital, as empresas tiveram muito espaço e liberdade para espalhar seus nomes, marcas e produtos.

Por um lado, isso é maravilhoso, já que torna o ambiente de compra sempre movimentado e aquecido.

Por outro, esse fato tornou-se um obstáculo para os empreendedores que desejam simplesmente que sua marca seja vista e reconhecida.

Continue neste artigo para entender mais sobre a importância de obter uma personalidade reconhecida para sua empresa.

Você verá como é possível construir uma marca forte de acordo com alguns simples princípios, saber como colocar seu site no topo do Google!

Qual a importância de uma Identidade Visual?


Para entender o quão grandioso é isso, antes é necessário fazer uma pequena diferenciação: a identidade visual não é mero logotipo. Este diz respeito apenas a uma só “imagem”.

É preciso compreender o conceito como um conjunto que abarca cores, imagens, textos (palavras, frases, slogan) e apresentação institucional, denotando a identidade da empresa em si.

Para ser eficaz, esse conjunto deve criar uma espécie de memória no público.

Significa dizer que alguém irá olhar para uma cor, um formato ou até a forma como uma frase é escrita e automaticamente pensar na sua marca.

Por aí, você pode reconhecer o quanto essa noção é importante e podemos dividir esse valor em dois momentos:

  • Impressão inicial - o público deve gostar e se identificar com a identidade da sua marca. A primeira impressão deve ser agradável e atraente.
  • Memória - uma vez que a marca “conquista” quem a conheceu, é preciso identificar se essa relação perdurará.

Em suma, a importância dessa “âncora visual” está em seu poder de aderência, no sentido de que ela ganha um olhar mais afetivo do cliente para a sua empresa.

Ela denota identificação, relacionamento e cultura. Ela faz com que o público compre de você não apenas produtos, mas a cultura da sua marca.

Como construir uma marca forte?


Após ver o quanto é importante dar atenção a esse assunto, a próxima pergunta a se fazer é: como tornar isso uma realidade para a minha empresa?

Veja abaixo as nossas dicas para que você possa aplicar o conceito na prática:

Estude o seu cliente


Certamente, você já está familiarizado com a ideia de estudar o público para vender um produto ou até mesmo realizar campanhas de marketing em cima deste.

A criação de um símbolo visível envolve o mesmo processo.

Lembre-se de que a identidade da marca é uma percepção que tem dois lados: o da empresa em seu posicionamento e o do público em sua visão acerca da marca.

Portanto, dedicar tempo na compreensão de quem é o seu cliente será compensador. Aqui vão alguns aspectos a serem pesquisados:

  • Gênero;
  • Idade;
  • Nível de instrução;
  • O que o público consome online;
  • As demandas em comum.

Esse é um fator a ser levado em conta na hora de gerar o conjunto que identifica visualmente a sua empresa.

Entenda do que seu produto ou serviço se trata


Como já observado, do outro lado do espectro encontra-se a própria empresa, o que envolve a compreensão da própria oferta, isto é, qual produto ou serviço você oferece ao cliente.

Uma boa identidade visual revela de forma certeira qual é o posicionamento de uma empresa.

Todo o apanhado de cores, tipografia, desenhos e slogan mostram o que uma empresa defende e qual é seu lugar no mercado e também na cultura.

Por exemplo, o MC Donald 's tornou-se o maior símbolo do conceito de fast food, que nada mais é do que um lugar para fazer uma refeição rápida, gostosa e barata com família ou amigos.

Esse posicionamento da marca é tão forte que o cliente sempre sabe exatamente o que ela tem a oferecer.

Perceba que conhecer bem o seu produto leva a sua empresa a tomar uma posição marcada, o que gera maior segurança no cliente.

Em última análise, o consumidor lembra da marca e irá até você por causa da familiaridade, credibilidade e segurança.

Ele associa todas essas coisas, que poderiam ser faladas ou escritas, com uma simples imagem.

Faça uma análise em seu nicho de mercado


Esse fator é uma combinação dos dois primeiros.

Ao entender que a identidade de uma empresa se refere a relação entre “pessoas”, isto é, de um lado a empresa e do outro cliente, basta lembrar que isso ocorre em um “lugar”, que é o mercado.

O mercado é o ambiente onde as marcas se estabelecem.

Ao ter em vista que é tão concorrido, é de suma importância encontrar onde a sua marca se posicionará dentro no nicho ao qual ela já pertence.

Isso tem a ver, novamente, com a identificação e segmentação do público, mas também com o destaque em meio às outras empresas.

Contrate uma agência digital


Só de observar atentamente os fatores que envolvem a qualidade da personalidade visível de uma marca, já dá para perceber que é uma tarefa complexa.

Portanto, o ideal é contratar uma agência digital que já ofereça esse serviço!

Especialistas levarão tudo em consideração, desde o conhecimento profundo do seu produto ou serviço até a mensagem que sua empresa quer entregar ao público.

Não é exatamente fácil reduzir esses conceitos a uma única identidade. Leva tempo e um processo extenso de tentativa e erro.

Dessa maneira, o investimento vale a pena. Contudo, se isso não for possível, há maneiras de chegar a isso sem muitos gastos.

Economize utilizando o Canva


Economize utilizando o Canva

Às vezes, simplesmente não se está em condições de contratar uma agência.

Pode ser que sua empresa ainda esteja nos primeiros estágios do crescimento e é preciso dar atenção a todos os outros processos que a mantém de pé.

A boa notícia é que existem ferramentas úteis e baratas. O Canva (que existe até mesmo em versão gratuita) é uma dessas opções. Esse app contém tudo o que você precisa para iniciar o trabalho. Inclui:

  • Templates;
  • Designs;
  • Uso de fontes diferenciadas;
  • Cores;
  • Banco de dados com imagens;
  • Possibilidade de fazer upload de suas próprias imagens;
  • Uso de imagens para redes sociais.

O Canva tornou-se extremamente popular devido ao fato de ser simples de usar.

Não é preciso ser um designer profissional para conferir personalidade à sua marca, que deve estar presente em seu site, loja virtual, blog e redes sociais.

Estratégias para potencializar seu site


Onde colocar a identidade visual da minha empresa? Esta pergunta surge automaticamente logo após resolver a questão da identidade em si.

As grandes empresas ainda utilizam os veículos de comunicação conhecidos, como a TV, as revistas e os jornais.

Mas é fato notável que a internet é o grande cenário do marketing e, por consequência, das marcas.

Com isso em mente, fica fácil notar que a identidade de sua empresa deve permear todo e qualquer ambiente virtual por onde ela transitar, sejam os sites ou as mídias sociais.

O blog deve receber atenção especial, pois é tão necessário quanto a percepção simbólica no que diz respeito à comunicação com o cliente, além de ser um meio de como colocar seu site no topo do Google.

Construa um blog


O blog não é o local onde você realizará vendas, mas sim o lugar onde a sua empresa oferecerá tudo o que é tipo de informação ao cliente que se interessa pelo seu produto.

Basicamente, todo produto ou serviço está inserido em um nicho do mercado, que responde a um público que, por sua vez, busca por conteúdo relacionado àquele produto.

É um ciclo que deve ser respeitado e explorado a seu favor.

Quanto mais conteúdo, seja informativo, interativo ou até mesmo de entretenimento, o seu blog oferecer, maior será a autoridade e confiabilidade relacionada a marca representada pela sua personalidade nos meios digitais.

Podemos afirmar que o blog e o Marketing de Conteúdo andam de mãos dadas e um completa o outro para potencializar suas estratégias de Marketing.

Confira a seguir alguns dos principais benefícios de um blog:

  • Aumento de autoridade;
  • Reconhecimento em alta perante seu nicho de mercado;
  • Maior engajamento de Leads qualificados;
  • Maximização em seu tráfego orgânico;
  • Maior exibição da sua marca;
  • Potencializar seu site para ranqueamento no Google;
  • Maior taxa de conversão em vendas.

Atribua apenas Marketing de Conteúdo


Marketing de conteúdo, o que é? É o “esqueleto” de um blog e juntos são estratégias muito poderosas para maximizar a marca da sua empresa!

É um local que serve para atrair potenciais clientes, mas também para estabelecer um relacionamento longevo com eles.

Ao criar conteúdo, como posts de informação e interação, você aos poucos constrói a sua autoridade sobre o assunto relacionado ao que sua empresa oferece para o público-alvo.

Aqui vale entender que um produto é muito mais do que um mero objeto de posse, um produto de uma demanda única, do consumidor.

Em torno dele pairam todo o conhecimento e cultura que um cliente em potencial pode adquirir.

Quando você oferece gratuitamente todo esse conhecimento, o leitor (e futuro cliente) torna-se fiel.

Atribua apenas Marketing de Conteúdo

Construa parcerias de conteúdo


As parcerias são de valia extrema para todo blog. Isso se dá por dois motivos:

  • O primeiro está relacionado à busca, que detecta quando um site menciona outro e isso é um meio de como colocar o seu site no topo do Google.
  • O segundo denota, mais uma vez, a autoridade e crédito da sua marca perante outras.

Não há que perder tempo ao pensar que isso pode ser um problema de concorrência. O mercado é grande e existem fatias para que cada empresa possa explorá-las.

O mais importante é construir relacionamentos com outras marcas dentro do seu nicho e tornar a sua respeitada e lembrada.

Monitore resultados


Após todo o processo da criação da identidade e de como incorporá-la a todo conteúdo relacionado a sua empresa, é preciso fazer um diagnóstico constante da resposta do público.

A monitoração dos resultados garantirá que você saiba com precisão onde sua marca tem acertado ou errado.

Assim, mudanças poderão ser feitas até que você atinja aquele lugar ideal, no qual sua empresa já é conhecida, respeitada e lembrada pelos clientes habituais e os potenciais.

Conclusão


Tanto a identidade da empresa quanto a rotina de lançamento de conteúdo online contém peso semelhante no objetivo de tornar a sua marca visível, confiável e memorável.

Esses três aspectos são essenciais no crescimento de qualquer empresa, seja grande ou pequena.

Agora, a tarefa será começar um extenso estudo da empresa, dos produtos oferecidos, do mercado e do cliente, a fim de chegar a uma ideia simbólica que traduza todos os valores de sua marca.

Por meio de agências ou por conta própria, a hora de se posicionar é agora!

Um abraço,

Até a próxima!