Como funciona o WhatsApp Web?

Você utiliza o WhatsApp Web? Descubra hoje tudo sobre ele!

Como funciona o WhatsApp Web

O WhatsApp Web, seja via navegador (ou na versão aplicativo, o WhatsApp Desktop), é um facilitador muito grande para a rotina de quem utiliza bastante o WhatsApp. Com ele muitas empresas e pessoas conseguem otimizar seu uso. Gerando excelentes possibilidades e maior facilidade para envio e recebimento de mensagens.

No sentido profissional o WhatsApp Web é ainda mais vantajoso, os profissionais podem logar seu WhatsApp (ou da empresa, se for esse o caso) na tela do computador e trabalhar tranquilamente sem perder notificações importantes.

Inclusive enquanto escrevo esse texto, estou com o meu Web WhatsApp aberto no meu navegador, para não perder nada do que está acontecendo. Dessa forma, evito ficar parando para dar uma conferida no celular a cada 5 minutos. Acredite ou não, esse tempo perdido no fim do dia gera uma perda significativa de tempo útil.

Além disso, muitas pessoas preferem o bom e velho computador (PC, notebook, tablets e afins), para ver seus filmes, séries, vídeos favoritos, jogos, entre outros.

Com isso dá para ter tudo isso na tela do seu computador sem ficar sem o seu WhatsApp. Venha com a gente e descubra mais sobre o WhatsApp Web!

WhatsApp Web


O WhatsApp como a maioria de nós sabe, foi criado como um aplicativo de troca de mensagens instantâneas para celular. No decorrer do tempo e principalmente, após ser adquirido pelo Facebook, ele teve diversas atualizações, como ligações de áudio, vídeo-chamadas, status, entre outros.

Entre essas atualizações foi incluído o WhatsApp Web, que podia ser acessado via navegador e vinculava seu WhatsApp do celular à tela do computador. Garantindo acesso ao conteúdo do mesmo e possibilitando tanto receber como enviar tudo o que a versão de celular também podia.

Além da versão site também tem a versão Desktop.

O que é o WhatsApp Web?


O WhatsApp Web é um site do WhatsApp usado diretamente do seu navegador, sem a necessidade de instalação. É a extensão da conta do WhatsApp utilizada no seu celular. As mensagens enviadas e recebidas são sincronizadas entre o celular e o computador, assim é possível visualizar em ambos os aparelhos.

A diferença entre WhatsApp Web para a versão Desktop?


Basicamente eles são iguais, exceto por um detalhe: o Web pode ser aberto diretamente no seu navegador, através do site: https://web.whatsapp.com/ enquanto o Desktop é baixado como um aplicativo para sua área de trabalho.

Após aberto, eles funcionam e são idênticos. Fica a seu critério escolher qual funciona melhor para você. Em termos gerais, os dois abrem uma tela praticamente igual à tela do seu celular, porém adaptado às dimensões da tela do seu computador.

Confira: Como aumentar seguidores no Instagram

Um detalhe é que é possível abrir em apenas uma guia do navegador, caso abra em mais do que uma ele vai te fazer escolher em qual guia vai querer usar. Mas isso não é uma desvantagem, porque na versão para celular, também tem uma única tela principal.

Os “Status” também ficam disponíveis para a versão Web e Desktop, sendo acessado no símbolo relacionado aos “Status”. Até a data de hoje, não é possível postar “Status” via WhatsApp Web, apenas visualizar os postados pelos seus contatos.
 
Como funciona?

Basicamente, você acessa o site: https://web.whatsapp.com/ ou abre o aplicativo Desktop. Quer dizer, antes de mais nada, o celular precisa estar ligado e conectado a internet, bem como o computador.

Na primeira vez que você entrar no WhatsApp Web ou no Desktop você vai precisar fazer a verificação via QR Code. Segue o passo a passo de como conectar:

  • Abra seu WhatsApp no celular;
  • Na aba “Conversas”, clique no Menu (os três “pontinhos” na vertical, localizados no canto superior direito);
  • Clique na opção “Web WhatsApp” ou “Aparelhos conectados” (para desconectar o computador, basta clicar nas opções que estão na lista e clicar em “Remover” ou “Desconectar aparelho”);
  • Clique em “Conectar um aparelho”;
  • Nesse momento vai abrir um leitor de QR Code;
  • Abra o site: https://web.whatsapp.com/ ou abra o Desktop;
  • Vai aparecer um QR code bem destacado;
  • Com o leitor que abriu no seu celular, posicione a câmera de forma a encaixar o QR Code no quadrado do leitor;
  • Pronto! Vai abrir o WhatsApp na tela do seu computador.

Além disso, o aparelho vai ficar salvo, toda vez que entrar vai acessar não só o WhatsApp mas também aplicativos modificados como a atual versão do WhatsApp GB. O celular não precisa ficar próximo e nem mesmo no mesmo Wi-Fi, basta que tanto o computador quanto o celular tenha acesso à Internet, para poder acessar. Fique atento, porém, com a bateria, para não perder a conexão.

Caso você esqueça seu celular e esteja com um computador linkado, você poderá acessar, desde que os dois estejam com bateria e conectados a Internet.

Você já usou o WhatsApp Web? Conte para nós nos comentários e compartilhe o texto nas redes sociais com seus amigos. Nos vemos em breve!

Confira: Como escolher o plano de internet ideal