Plano de internet

Plano de internet, como escolher o certo para a minha necessidade?

Para você escolher o plano de internet ideal para o seu smartphone, é importante entender o seu comportamento online.    

Diversas são as opções no mercado para quem busca um plano de internet para o seu smartphone. São detalhes como tipo de planos, consumo de dados, entre outros tantos fatores que até geram dúvidas na hora da escolha.

O segredo para optar pelo plano de internet certo é conhecer o seu comportamento online. São estes hábitos digitais que devem ser levados em consideração para fazer a melhor escolha.

Pensando nisso, neste post vamos te ajudar a entender o quanto de dados é necessário para suprir os nossos principais hábitos digitais diários.

Com as nossas dicas, você vai conseguir identificar qual é o tipo de plano certo de acordo com o seu comportamento online. 

Tipos de planos: controle, pós-pago e pré-pago

Em primeiro lugar, a principal diferença entre os planos de telefonia móvel ofertados são as modalidades. Elas estão divididas em Controle, Pós-pago e Pré-pago.

No entanto, em todos os planos são disponibilizadas uma quantia fixa de dados para Internet, minutos para ligações e número de envio de SMS.

A diferença entre as três é o quanto você irá pagar e o quanto poderá usar, conforme o pacote adquirido.

Plano Controle

A principal vantagem do plano controle é o preço fixo. Com este tipo de plano você sabe o quanto vai gastar por mês e pode ter controle total sobre os seus gastos.

Por outro lado, você não tem dados ilimitados, mas caso a sua franquia mensal acabe, você pode contratar pacotes adicionais para continuar usando a Internet. 

Plano Pós-pago

A principal vantagem do plano pós-pago é que você tem liberdade para utilizar o seu aparelho de forma ilimitada. Neste tipo de plano, você contrata uma franquia mensal, que inclui uma determinada quantidade de dados de Internet, ligação e SMS, e recebe uma fatura relacionada a todos estes gastos no final de cada ciclo.

Caso você ultrapasse os dados contratados na sua franquia, você pode continuar usando o seu aparelho, mas na sua fatura serão cobrados os acréscimos referentes à quantidade de dados que você usou.

Plano Pré-pago

A principal vantagem do plano pré-pago é que você pode recarregar o seu aparelho quando e o quanto quiser.

Pacote de Internet: uso de dados

O ideal, antes de você contratar um plano de internet, é ter uma noção do seu consumo médio de dados. Para você ter ideia, listamos uma relação de consumo médios por ação:

  • Acessar uma página na internet: 0,3MB por cada página aberta;
  • Navegar em uma rede social: 0,3MB por cada página aberta + 0,005MB por cada mensagem compartilhada;
  • Compartilhar uma foto em uma rede social: 0,35MB por cada foto compartilhada;
  • Baixar um aplicativo: 15MB por cada aplicativo baixado;
  • Baixar uma música: 4MB por cada música baixada;
  • Baixar um vídeo: 10MB por cada minuto de vídeo baixado;
  • Baixar um e-mail sem anexo: 0,01MB por cada e-mail sem anexo baixado;
  • Baixar um e-mail com anexo: 0,35 MB para cada e-mail com anexo baixado.

Pode parecer pouco, mas esses hábitos por todos os dias, durante um mês, podem fazer até você perder as contas. Para facilitar, listamos os cinco principais hábitos digitais e o quanto de cada é possível usar com 1GB de Internet:

  • Assistir 100 vídeos no YouTube;
  • Compartilhar 200 fotos nas redes sociais;
  • Compartilhar 400 mensagens nas redes sociais;
  • Enviar 120 e-mails;
  • Utilizar por 48 dias os aplicativos de trânsito.

Cabe ressaltar que os aplicativos são os principais responsáveis por grande parte do consumo parte da franquia de internet móvel, pois alguns, mesmo quando não estão em uso continuam consumindo dados.

Os aplicativos de rotas, mapas e GPS que usam recursos de localização para, por exemplo, indicar onde você está ou qual o caminho mais curto para você chegar a algum lugar, são alguns dos aplicativos que podem consumir dados do seu pacote, inclusive quando você não está usando o seu aparelho.

Para controlar o consumo de dados dos seus aplicativos, é necessário que você consulte sempre essa relação de dados, até mesmo antes de você baixar o aplicativo, no item “Detalhes da permissão”.

Depois de instalados, a solução é você desabilitar o consumo de dados de segundo plano, nas configurações de Internet do seu aparelho.

Como controlar a franquia de internet?

Existem aplicativos desenvolvidos para controlar o uso da franquia de Internet e, normalmente, eles já vêm instalados nos smartphones.

Neles, é possível controlar o volume de dados consumido em, por exemplo, um dia, semana ou mês específico. Também é possível estabelecer limites para o uso de dados durante um determinado período.

Para quem vive conectado é difícil fazer a conta, não é mesmo? No entanto, algumas operadoras fornecem planos já com acessos ilimitados a alguns aplicativos, sem descontar a Internet.

Normalmente, o acesso é livre para as principais redes sociais e outros aplicativos campões de download, como o WhatsApp, Messenger, Telegram, Waze, entre outros.

Como escolher o plano certo?

Alguns fatores devem ser considerados, como por exemplo, o que você quer usar no seu smartphone? Só internet, só ligação ou os dois.

Outros hábitos de consumo, como por exemplo, o uso de SMS e minutos para falar com telefones da sua e de outras operadoras também devem ser considerados.

Para fazer a melhor opção do plano de internet é necessário você fazer uma média do quanto vai utilizar de Internet e de ligação mensalmente, para então comparar com os planos disponíveis pelas operadoras da sua região.

Leia mais: Net Claro Wi-fi grátis: saiba como usar o serviço!