Sete benefícios do ecoturismo

Sete benefícios do ecoturismo

Normalmente quem busca por atividades turísticas junto à natureza está em busca de aventura. O ecoturismo é muito procurado no Brasil, principalmente pelo fato do país possuir uma biodiversidade ampla o que possibilita sempre novas experiências.

Contudo, além de aventura, o turismo ecológico pode trazer muitos benefícios para a saúde, não apenas mental, como também física.

Além disso, esse tipo de atividade turística beneficia as comunidades locais, pois dissemina sua cultura e gera fontes de renda.

Em 2017 a Organização das Nações Unidas (ONU), compreendeu o turismo sustentável como uma potência econômica, afinal, os valores levantados nas pequenas comunidades que oferecem esse tipo de atividade também são usados na preservação do meio ambiente.

Sete benefícios do ecoturismo

  • diminuição do estresse
  • mais saúde e disposição física, pois os turistas estarão respirando ar puro e se conectando com a natureza, muitas vezes através de trilhas
  • Inspiração e mais saúde mental
  • geração de renda e emprego para as comunidades locais e agências de viagens
  • promoção da preservação do meio ambiente
  • conhecimento cultural
  • conhecimento de patrimônios naturais

Dicas

Quem está planejando uma viagem para cidades do interior do Brasil e vai se aventurar do “desbravamento” de alguma área de preservação ambiental, precisa se atentar a alguns fatores que podem ser determinantes para que tudo ocorra dentro do esperado ou atenda as expectativas. Acompanhe!

– Geralmente para explorar áreas naturais é necessário pagar a Taxa de Preservação Ambiental (TPA). Esse valor está previsto na Lei nº 11.704, art. 86, itens I, II e III, o valor é usado para manutenção da área e recolhimento do lixo. Em Fernando de Noronha, por exemplo, ela é paga diariamente, sendo de R $79,20 a diária.

– Áreas naturais são repletas de mosquitos e pernilongos que no começo do dia e ao final da tarde costumam aparecer mais, por isso é importante sempre fazer o uso de repelente, do contrário o turista corre o risco de voltar para a casa repleto de picadas.

– Parece clichê, mas muitas pessoas ignoram o fato de que para praticar o ecoturismo é necessário usar trajes compatíveis com o local do passeio. Por exemplo, se vai para a praia, usa trajes de banho, se vai para a mata é necessário calça, blusa e calçados confortáveis, se o clima for frio, faça o uso de casacos, e assim por diante. Pois realizar um passeio sentindo desconforto, pode resultar na perda dos benefícios do mesmo, ao invés de relaxar a pessoa vai ficar transtornada.

– Não importa o clima do local, o uso de hidratante facial e corporal e do protetor solar é obrigatório. Tanto o Sol, como o vento gelado podem agredir a pele, por esta razão é necessário que antes de sair para a “selva” o viajante se prepare aplicando na pele limpa primeiramente o hidratante, em seguida o filtro solar.

– Em caso de passeio em florestas tropicais, não o faça sem o auxílio de um guia turístico que conheça a área, pois, comumente, nestas localidades vivem animais silvestres que ao se sentirem ameaçados podem acabar atacando os turistas.

Lugares para o ecoturismo no Brasil

Bonito (MS)

Bonito fica a cerca de 4 horas de viagem saindo de Campo Grande. Muitos turistas optam por, ao chegar em Campo Grande, alugar um carro para curtir melhor a viagem.

Um dos lugares mais procurados em Bonito é o Eco Parque Porto da Ilha. Ele oferece diversos atrativos como Duck, Bote, Boia Cross, Stand Up e Bike Board. No parque há uma piscina natural para se refrescar.

Vale ressaltar que não é necessário contratar algum serviço para permanecer no local, é possível comprar um convite, o “Day Use” e curtir apenas as belezas do parque.

Bonito também é um dos lugares mais procurados para quem deseja fazer flutuação.

Ouro Preto (MG)

Ouro Preto fica a 100 quilômetros de distância da capital mineira, Belo Horizonte. Se engana quem pensa que a cidade se resume apenas ao conjunto arquitetônico do centro histórico.

Pois há outras opções de passeio, incluindo o ecoturismo, na cidade secular.

Em Ouro Preto existem opções de cachoeiras e parques para conhecer. Uma das cachoeiras mais conhecidas é a Cachoeira dos Namorados, que fica no distrito de Lavras Novas.

A Cachoeira das Andorinhas também é bastante procurada pelos turistas.

Além de diversas cachoeiras e nascentes com águas transparentes de limpas, há o Parque Estadual do Itacolomi e a reserva de Tripuí.

Há também a opção de conhecer as minas subterrâneas, de onde foram extraídos quilos e mais quilos de ouro durante o Ciclo do Ouro no Brasil Colonial.

É um lugar ideal para quem deseja fundir uma viagem ecológica com urbana, pois há um guia com 40 pontos turísticos em Ouro Preto, que vão desde os patrimônios até as atividades rurais.

Outras cidades para turismo ecológicoLençóis Maranhenses (MA)

Capitólio (MG)
Chapadas dos Veadeiros (MG)
Jalapão (TO)
Amazônia (AM)
Pantanal (MT)
Fernando de Noronha (PE)
Canela (RS)