Ponto comercial

Ponto comercial, como escolher o lugar ideal?

Na hora de escolher o ponto comercial ideal surgem muitas dúvidas, afinal é um investimento que pode definir o rumo da sua empresa.

O sucesso de um negócio está relacionado ao ponto comercial. Isso em vários aspectos: visual, localização, acessibilidade e preço.

Imagine, você fez todo um planejamento, pegou aquela carta de anuência, deixou o nome bonito na praça, abriu uma empresa, abriu conta bancária, mas na hora de escolher o ponto, bateu aquela dúvida, onde será o endereço da empresa?

Calme, eu tenho uma boa notícia!

Para te ajudar, preparamos esse conteúdo com alguns importantes fatores a serem analisados na hora da escolha, para que você não tenha que se preocupar com isso, afinal, já são muitas as preocupações que passeiam na cabeça do empreendedor.

Assim, você pode clarear as ideias e ter mais segurança em fechar o contrato de aluguel ou venda do ponto comercial.

O que é ponto comercial?

Um ponto comercial é basicamente o espaço físico onde se encontra um comércio, é nele que se formará uma clientela e a marca poderá crescer.

Esse espaço pode ser pequeno ou grande, no centro da cidade ou em bairros diferentes. Além disso, podemos falar de ponto comercial para alugar ou ponto comercial para vender, a escolha vai depender do desejo e das possibilidades do empreendedor.

O que devo analisar antes de escolher um ponto comercial?

Alguns critérios devem ser considerados na hora de comprar ou alugar um ponto comercial, veja os principais deles:

1- Público-alvo

Um dos mais importantes fatores a serem analisados na hora de escolher um ponto comercial para alugar ou comprar é o público-alvo.

Ou seja, é preciso estar onde seus clientes estão. Por exemplo, seu comércio é uma papelaria, você vende majoritariamente para alunos em busca de canetas, cadernos ou folhas sulfite. O ideal é que seu ponto comercial seja próximo a escolas ou faculdades.

Isso se aplica muito também quando falamos de classe social, se seus produtos possuem um valor alto, as chances de você vender mais em um bairro onde as pessoas possuem maior poder aquisitivo é grande.

2- Facilidade de acesso

Algo que é pouco considerado pelos comerciantes quando escolhem um ponto e que depois pode causar arrependimentos é a acessibilidade ao local.

Como assim? Alguns pontos comerciais estão localizados em vias rápidas, as vezes de mão única, o que pode fazer o cliente que está passando e se interessou por algo na vitrine desistir da ideia pelo trabalho que dará voltas para ter acesso a entrada.

O mesmo acontece com pedestres se não houver semáforo adequado, faixa de pedestre para atravessar, etc.

O ideal é que o ponto seja de fácil acesso e tenha estacionamento, isso vai garantir que você não perca clientes por fatores externos.

3- Espaço físico

É claro que uma das coisas mais importantes no ponto comercial é o espaço físico, pois ele precisa atender as necessidades do seu negócio.

Você precisa ter em mente quais são os móveis que vão ser instalados, se cabem no local que você está desejando comprar ou alugar. Outra questão é se há a necessidade de um cômodo para guardar estoque.

Não apenas questões de tamanho, mas de comodidade ao cliente. O ideal é que o ponto tenha toldos ou coberturas para o cliente não ficar exposto à chuva ou calor forte do lado de fora. Mas esse é um fator que pode ser acrescentado depois pelo próprio comerciante.

4- Concorrência

Sim, a concorrência pode influenciar muito nas suas vendas, tanto positivamente quanto negativamente.

Por isso, é preciso decidir em qual das duas situações seu negócio se encaixa. Muitos comerciantes optam por um ponto localizado próximo aos concorrentes, pois nesse caso consideramos que os clientes deles também podem ser seus.

Já por outro lado, há quem prefira se manter afastado da concorrência, pensando em exclusividade, em ser o único da região a fornecer aquele produto ou serviço.

Bom longe ou perto do concorrente, espero que as dicas tenham te ajudado para escolher o local ideal, apenas você sabe das suas necessidades como comerciante, por isso, além dos fatores aqui citados, veja quais são os requisitos específicos da sua empresa.