Como escolher o conjunto de mesa e cadeiras para sua casa

Como escolher o conjunto de mesa e cadeiras para sua casa

Saiba o que deve ser avaliado durante a busca de um jogo de mesa e cadeiras      

Embora muitas pessoas se preocupem em comprar quadros, velas, flores e outros itens para decorar a casa, são as peças maiores que mais importam para a composição de um bom design de interiores.

Um conjunto de mesa e cadeira, por exemplo, é a estrela de qualquer cômodo da casa, além de ser o principal móvel para a composição de um espaço agradável de encontros com amigos e familiares.

No entanto, é comum que as pessoas tenham dificuldades durante a escolha dos móveis para cozinha ou sala de jantar. Se você é uma delas, leia este artigo e saiba o que considerar para tomar a melhor decisão.

Mesa redonda, quadrada ou retangular?

Antes de definir o formato da mesa, é preciso pensar no lugar em que ela ficará e em quantas pessoas a utilizarão no dia a dia.

Caso sua família não seja muito grande, pode ser mais simples ter uma mesa pequena e improvisar ao receber visitas do que ter uma mesa grande permanente, que irá ocupar muito espaço.

Além disso, o formato do ambiente também deve ser levado em consideração, pois faz toda a diferença. Para cômodos mais estreitos, por exemplo, a melhor opção normalmente é a mesa retangular, enquanto as mesas redondas e quadradas ornam bem em espaços largos.

Veja abaixo características e indicações mais detalhadas para cada formato de mesa:

Mesas redondas

Geralmente, as mesas redondas são usadas em espaços pequenos ou médios e comportam pouca gente. Quando seu diâmetro é muito grande, as pessoas ficam mais distantes umas das outras.

Dessa forma, uma boa vantagem desse formato de mesa é a possibilidade de encaixar mais cadeiras quando for preciso ter mais assentos.

Mesas quadradas

As mesas quadradas seguem a mesma ideia das mesas redondas, mas não são tão vantajosas em relação a adicionar mais lugares devido às quinas do tampo.

Por outro lado, são perfeitas para ambientes com um visual mais moderno e também ficam bem em espaços grandes.

Mesas retangulares

Conforme mencionado acima, as mesas retangulares são ideais para ambientes estreitos em relação à largura, mas podem ser utilizadas em espaços maiores de todos os formatos e de várias formas, desde soltas no ambiente até encostadas na parede para economizar espaço.

Veja os tamanhos mínimos da mesa retangular de acordo com o número de pessoas:

  • 130cm: 4 pessoas;
  • 150cm a 160cm: 6 pessoas;
  • 180cm: 8 pessoas.

Acabamentos

Quando falamos sobre acabamentos, vale sempre destacar que as mesas com tampo de madeira laminada ou maciça têm um toque muito interessante que combina com vários estilos.

Por outro lado, os tampos de vidros são práticos para o dia a dia e fáceis de limpar, principalmente para quem tem crianças pequenas.

Portanto, ao escolher o acabamento da sua mesa, pense em como a sua rotina e a dinâmica da sua casa funcionam e considere os membros da família.

Se você tiver filhos ou animais de estimação, talvez seja melhor optar pela praticidade.

Cadeiras

Embora o destaque da cozinha ou sala de jantar seja a mesa, é preciso ter muita cautela na hora de escolher as cadeiras, pois, a depender do modelo escolhido, elas podem acabar “brigando” visualmente com a mesa.

Diante disso, caso você opte por adquirir esses móveis separadamente, ao comprar as cadeiras tenha em mente que elas são o “gran finale” do conjunto e precisam ornar com a mesa. Além disso, devem ser confortáveis.

Modelos e estilos das cadeiras

O universo das cadeiras é gigantesco e isso é ótimo, pois há modelos para todos os gostos e estilos: romântico, industrial, clássico, tradicional, contemporâneo, entre outros.

Se você prefere um ambiente mais despojado, escolher um acabamento igual ao da mesa para as cadeiras é o mais indicado, uma vez que as peças não terão tanto destaque e o visual do ambiente será mais clássico.

Caso prefira um ambiente mais moderno, é possível mesclar as cores, os acabamentos e até mesmo os modelos das cadeiras que irão compor o conjunto.

Além disso, você também pode optar por modelos iguais com cores diferentes. Há inúmeras possibilidades!

Nesse sentido, uma dica importante é escolher o mesmo modelo de cadeira para as pontas da mesa se você optar por estilos diferentes.