Como fazer um jardim vertical

Como fazer um jardim vertical? Veja nossas dicas

Ter um jardim em casa é um sonho para muitas pessoas, mas nem sempre temos espaço para um jardim tradicional. No entanto, isso não significa que você precise abrir mão do verde e da beleza das plantas em sua vida. Uma solução inteligente é criar um jardim vertical. 

Este tipo de jardim permite que você cultive uma variedade de plantas em espaços limitados, como varandas, terraços, ou até mesmo dentro de casa. Vamos guiá-lo passo a passo sobre como fazer um jardim vertical deslumbrante em sua casa. Veja mais:

Passo 1: Escolher o local adequado

Antes de começar seu jardim vertical, escolha o local ideal. Certifique-se de que o local recebe a quantidade certa de luz solar para as plantas que você deseja cultivar. Plantas de sombra, como samambaias, se dão bem em ambientes com menos luz, enquanto plantas que necessitam de sol direto, como ervas aromáticas, precisam de pelo menos 6 horas de sol por dia.

Passo 2: Escolher as plantas certas

A escolha das plantas é crucial para o sucesso do seu jardim vertical. Certifique-se de escolher plantas que se adaptem ao ambiente e às condições de luz do local escolhido. Algumas opções populares para jardins verticais incluem:

Suculentas: São fáceis de cuidar e vêm em diversas cores e formas.

Plantas aromáticas: Como manjericão, hortelã e alecrim, são ideais para jardins verticais em cozinhas.

Samambaias e heras: São ótimas para áreas com menos luz.

Flores coloridas: Para adicionar um toque de cor ao seu espaço.

Passo 3: Escolher o sistema de suporte

Existem diferentes sistemas de suporte para jardins verticais. Você pode optar por painéis pré-fabricados, bolsos de plantio, treliças ou criar o seu próprio sistema personalizado. Certifique-se de que o sistema escolhido seja forte o suficiente para suportar o peso das plantas e do solo úmido.

Passo 4: Preparar o solo e as plantas

Antes de instalar as plantas no jardim vertical, prepare o solo. Certifique-se de que ele seja leve e bem drenado. Plante as mudas ou sementes nas bolsas ou compartimentos do sistema de suporte, deixando espaço suficiente para o crescimento.

Passo 5: Cuidado e manutenção

Manter seu jardim vertical saudável requer cuidados regulares. Regue as plantas de acordo com as necessidades de cada espécie e fertilize-as conforme necessário. Esteja atento a pragas e doenças, e tome medidas para combatê-las assim que as identificar.

Um jardim vertical é uma ótima maneira de trazer a beleza da natureza para espaços pequenos e limitados. Ao escolher o local certo, as plantas adequadas e um sistema de suporte robusto, você pode criar um jardim vertical deslumbrante em sua casa. 

Além de embelezar o ambiente, o cultivo de plantas também traz benefícios para a saúde e o bem-estar, tornando sua casa um lugar mais agradável para se viver. Portanto, mãos à obra e comece a criar o seu jardim vertical hoje mesmo!

Por que ter plantas em casa pode fazer bem para a sua saúde?

Ter plantas em casa pode ser benéfico para a saúde de várias maneiras. Elas são conhecidas por absorver poluentes do ar, como o formaldeído e o benzeno, e liberar oxigênio durante o processo de fotossíntese. Isso pode melhorar significativamente a qualidade do ar interior, tornando-o mais saudável para respirar.

Cuidar das plantas pode ser uma atividade relaxante e terapêutica. A presença de plantas em casa pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, proporcionando um ambiente mais tranquilo e agradável.

As plantas liberam água durante a transpiração, o que ajuda a aumentar a umidade do ar em ambientes fechados. Isso pode ser benéfico para a saúde respiratória, especialmente em climas secos ou durante o inverno, quando o ar tende a ficar mais seco.

Além disso, ter plantas em seu ambiente de trabalho ou estudo pode estimular a criatividade e melhorar a concentração. Elas também podem tornar o ambiente mais agradável e convidativo, tornando-o mais propício para tarefas produtivas. Algumas plantas, como a espada-de-são-jorge e a palma de bambu, são conhecidas por suas propriedades de purificação do ar, removendo toxinas e poluentes do ambiente.

Ter plantas ao redor pode criar uma sensação de conexão com a natureza, mesmo em ambientes urbanos. Para isso, aprender sobre diversos tipos de plantas pode fazer toda a diferença. Estude sobre como cultivar orquideas vandas ou as plantas que você mais gosta. Isso pode contribuir para um maior bem-estar mental e emocional.

Cuidar de plantas requer atenção regular, o que pode ajudar a desenvolver hábitos de responsabilidade e autocuidado. Isso pode ser muito benéfico para pessoas que estão buscando uma rotina mais equilibrada e significativa.

Ter plantas em casa pode ser uma maneira simples e eficaz de melhorar a qualidade de vida, proporcionando benefícios para a saúde física e mental. Além disso, elas podem adicionar beleza e serenidade aos ambientes, tornando sua casa um lugar mais agradável para se viver.