cuidados para ter na cozinha e evitar acidentes

10 cuidados para ter na cozinha e evitar acidentes

Aprenda práticas para uma cozinha segura.      

Quem tem o hábito de cozinhar está sob o risco de sofrer algum tipo de acidente no momento do preparo do alimento, como um corte ou leve queimadura na mão, ou mesmo a quebra de algum item como prato e copo.

Mas existem formas de minimizar os riscos. Uma das principais formas é ter as melhores panelas, com alças e cabos de material que não conduzem calor. Aqui lhe daremos muitas outras dicas para evitar machucados e perdas materiais.

1- Tenha atenção no ato de cozinhar

A primeira dica de ouro é: evitar fazer outras atividades fora da cozinha enquanto as panelas estiverem no fogo. O alimento pode queimar, assim, o fogo ligado ainda pode gerar um acidente de maiores proporções, como um incêndio.

Evite distrações! É muito importante estar atento na hora do preparo de alimentos, pois você está manuseando itens perigosos, como fogo e materiais cortantes.

2- Esteja com roupas e calçados seguros

Mangas longas e largas não combinam com cozinha, pois pode haver um acidente e a roupa pegar fogo. Prefira roupas de mangas curtas ou fechadas, ou mesmo sem mangas. Evite vestimentas de tecido inflável.

Em relação aos calçados, opte pelos fechados, como sapatos. Sapatos protegerão seus pés de objetos cortantes, e de outros riscos da cozinha, como vidro ou porcelana quebrada, água ou óleo quente.

3- Utilize luvas térmicas

Sempre ao retirar refratários, assadeiras e formas do forno convencional ou do micro-ondas é importante usar luvas térmicas para evitar queimadura nas mãos e que o objeto caia no chão com o alimento.

Se você não tiver luvas térmicas, use panos secos dobrados. Nunca use panos molhados, pois há mais risco de queimadura.

4- Tenha cuidado com choques térmicos

Uma boa prática de segurança é não colocar panelas ou refratários quentes diretamente em cima da mesa, principalmente se ela for de vidro.

Não faça o mesmo sobre a pia, pois isso pode gerar choques térmicos e assim a quebra do recipiente. Disponha sempre os itens em descansos de mesa, feitos de materiais resistentes, como madeira, ou sobre panos de prato dobrados várias vezes.

5- Mantenha cabos e alças de panelas voltadas para o fogão

As alças e cabos das panelas devem estar sempre voltadas para trás e para dentro do seu fogão. Se você não for ocupar todas as bocas do fogão, prefira usar as bocas de trás.

Essas medidas trarão mais segurança à cozinha, evitando que alguém esbarre na panela, ou uma criança curiosa puxe-a.

Na hora de cozinhar, segure no cabo ou nas alças das panelas ao mexê-las com colheres ou demais utensílios. Essa medida ajuda a firmá-los e evitar que a panela ou o utensílio escape.

6- Tenha cuidado com objetos cortantes

Por segurança, não deixe objetos pontiagudos e afiados, ou itens feitos de porcelana e vidro, voltados para locais onde há circulação de pessoas. As pessoas podem esbarrar neles e provocar acidentes.

7- Saiba manusear de forma correta facas

Em relação ao uso de facas, a primeira dica é que elas devem estar bem afiadas. Facas mal amoladas são mais perigosas.

Pois, é preciso mais esforço para cortar os alimentos e isso significa mais probabilidade de um acidente ocorrer.

Também evite lavar as facas junto a outros objetos e depois da higienização jamais as deixe soltas na pia, principalmente se houver crianças na casa.

Agora saiba a maneira correta de picar ou cortar alimentos: encolha os dedos da mão não dominante, segurando o alimento, e deixe que eles sirvam de apoio para a faca, sempre cortando com um espaçamento entre a faca e os dedos.

Use sempre uma tábua ou bancada para cortar os alimentos, nunca utilize sua mão como apoio base.

8- Tenha cuidado redobrado com a panela de pressão

Para evitar acidentes com panelas de pressão, só as abra depois que a pressão sair naturalmente e completamente. Nunca abra imediatamente ao desligar o fogo após o cozimento.

9- Não leve ao micro-ondas objetos inapropriados

Alimentos não podem nunca ser cozidos em aparelhos micro-ondas com objetos feitos de alumínio ou metal. O mesmo ocorre com alguns tipos de plástico.

Verifique se os recipientes que você tem na sua casa podem ser aquecidos nesse eletrodoméstico.

10- Aprenda a apagar o fogo

Infelizmente, leva apenas alguns segundos para que uma chama saia do controle e leve a um incêndio. Então, para se precaver é bom ter um extintor em casa e saber manuseá-lo.