A dura verdade sobre comer enquanto se está distraído

A dura verdade sobre comer enquanto se está distraído

Você sabe que dirigir distraído é perigoso, mas o que dizer de comer quando seus pensamentos estão em outro lugar? Um novo estudo explica porque você provavelmente vai comer mais enquanto está assistindo TV.    

Os pesquisadores da Universidade de Sussex estudaram o impacto de tarefas sensivelmente exigentes como assistir TV ou jogar videogames.

Eles descobriram que os sujeitos cuja atenção estava envolvida em outra atividade comiam 45% a mais de petiscos.

Isto sustenta a teoria de que seu cérebro tem um fornecimento limitado de atenção, de modo que ele se concentra no que parece mais importante.

Como resultado, você continua comendo porque sente falta dos sinais de saciedade que seu corpo está tentando lhe enviar.

Leia isto antes que outro saco de batatas fritas ou cookies desapareça enquanto você estiver assistindo ou falando ao telefone. Prestar mais atenção à sua alimentação o ajudará a manter seu peso e a reduzir o consumo de porcarias.

Como reconhecer quando você está cheio

Sentir-se satisfeito depende de mudanças químicas em seu corpo que levam cerca de 20 minutos para que seu cérebro registre.

Esse sensação de saciedade é projetada para durar várias horas, mas muitos hábitos comuns podem prejudicar o processo.

Tenha estas dicas em mente:

Compreenda seus desejos. Diferenciar entre fome e apetite. A fome física se acumula gradualmente e diminui depois de comer. O apetite emocional e os anseios vêm de repente e podem ser mais persistentes.


Desacelerar. Sentar e jantar em um ritmo relaxado dá ao seu cérebro a chance de saber que você está cheio. Mastigue bem e saboreie cada mordida.


Evite regimes de choque. Ciclos de jejum confundem seu corpo. Encontre um regime equilibrado com o qual você possa se manter a longo prazo.

Outras dicas para a alimentação sem distração

O reconhecimento de sinais de satisfação o ajudará a fazer escolhas alimentares mais saudáveis.

Dê uma olhada em algumas estratégias adicionais para dar mais atenção ao que você está comendo:

  1. Planeje com antecedência. A criação de menus diários ou semanais pode ajudar. Use uma calculadora on-line para descobrir quantas calorias você precisa, para que você possa ficar no meio do caminho entre uma fome voraz e um coma de tanto comer.
  2. Foco na fibra. Alimentos não processados ricos em fibras melhoram sua saúde geral e o satisfazem com menos calorias. Encher-se de vegetais, frutas e grãos inteiros. Alimentos ricos em proteínas têm um efeito semelhante, portanto, inclua-os em cada refeição e lanche em vez de esperar pelo jantar.
  3. Beba água. É fácil confundir sede com fome. Tome um copo antes e durante as refeições e sempre que surgir um desejo. Quando seu estômago estiver cheio, será mais fácil resistir à tentação.
  4. Compre com sabedoria. Por falar em tentação, mantenha as porcarias fora de casa. Use uma lista de compras quando comprar mercearias. Fique nos corredores externos onde é menos provável que você encontre bolos e bolachas.
  5. Gerencie o estresse. Crie um ambiente relaxante, especialmente durante as refeições. Fale sobre assuntos agradáveis ou toque música suave.
  6. Faça exercícios. Atividade física ajuda você a ouvir seu corpo e regular a fome. Também queima calorias extras. Reserve pelo menos 150 minutos de exercícios aeróbicos moderados a cada semana.
  7. Tente novamente. Mudar seus hábitos alimentares requer prática. Seja paciente se você escorregar. Você se recuperará mais rápido se você permanecer calmo e aprender com a experiência.
  8. Converse com seu médico. Sua dieta tem um papel importante em sua saúde física e mental. Se você tiver dificuldades para controlar sua fome ou outras preocupações sobre seus hábitos alimentares, discuta-as com seu médico ou com um nutricionista registrado.
  9. Das opções de remédios para emagrecer, escolha apenas os aprovados pela ANVISA.

Prestar atenção com à sua alimentação e ao quanto você está comendo pode transformar sua relação com os alimentos e proteger sua saúde.

Guarde as telas durante as refeições e preste atenção ao que está em seu prato. Você aprenderá a ouvir seu corpo e a apreciar mais sua comida.