Como usar bicarbonato na limpeza de tapetes

Como usar bicarbonato na limpeza de tapetes?

Se os seus tapetes estão sujos e você tem dificuldade para lavá-los pelo fato de eles serem grandes e pesados, saiba que hoje, trouxemos para você, algumas soluções pelas quais você poderá optar para realizar a limpeza de tapetes de forma bastante fácil e que deixará o seu tapete novinho de tanto esforço.

 Sendo assim, se você ficou curioso para saber como fazer a limpeza de seus tapetes em casa, sem esforços, continue ligado no artigo e confira como usar bicarbonato na limpeza de tapetes.

Esse é o nosso segredinho, que hoje iremos revelar para que você consiga fazer uma limpeza incrível em seus tapetes. Por isso, fique ligado e saiba mais.

Soluções que podem ser feitas em casa. Confira as receitinhas:

A dica que viemos trazer para você hoje, é sobre como usar bicarbonato na limpeza de tapetes. Muitas das vezes, uma empresa de limpeza como a nossa é contratada para realizar essa limpeza, que geralmente é causada por manchas, além de odores por animais de estimação e outros.

No entanto, a seguir, você terá a oportunidade de conhecer algumas receitas nas quais você poderá usar bicarbonato na limpeza de tapetes, podendo misturá-lo com outras soluções e assim, além de obter a possibilidade de deixar os seus tapetes limpinhos, você ainda conseguirá retirar odores dos mesmos.

Confira a seguir quais são as receitinhas que separamos para você e faça hoje mesmo para limpar seus tapetes:

Bicarbonato e óleo essencial

Essa receita é ótima para a limpeza de tapetes e além disso, para tirar maus odores. Para fazer essa receita você vai precisar de:

  • 2 xícaras de bicarbonato de sódio;
  • 10 a 20 gotas de óleo essencial (o que você preferir);
  • 1 recipiente (de plástico ou vidro);
  • 1 colher;
  • 1 cartolina;
  • 1 furador.

No recipiente, você deverá adicionar o óleo essencial juntamente ao bicarbonato de sódio e com o auxílio de uma colher, misturá-los.

Com o furador, você deve fazer furos na cartolina e utilizá-la como tampo do recipiente. Feito isso, você deverá aguardar 15 minutos, pois é durante este período que os odores do seu tapete serão absorvidos. Depois é só retirar a solução utilizando o aspirador de pó.

Bicarbonato e amido de milho

Essa é a solução ideal para você realizar a lavagem a seco do seu tapete. Sendo assim, você só vai precisar misturar o amido de milho e o bicarbonato em um recipiente e depois, jogar a mistura em cima do tapete.

Deixe agir por alguns instantes, pois o amido de milho servirá para retirar sujeiras que são mais difíceis de sair, enquanto o bicarbonato de sódio irá ajudar a retirar os ácaros, além de higienizar. Para retirar, use o aspirador de pó.

Bicarbonato e água-oxigenada

Outra opção é usar bicarbonato na limpeza de tapetes, misturando-o a água-oxigenada, sendo a mistura ideal para a remoção de manchas.

Sendo assim, você realizará a mistura do bicarbonato de sódio e a água-oxigenada, até ficar homogêneo. A mistura fica pastosa e assim, é só aplicar nas manchas do tapete, aguardando 30 minutos para que a mistura possa agir.

Depois desse período, você só precisa higienizar com o aspirador e pronto. Além de conseguir remover as manchas do seu tapete e deixá-lo limpinho, ainda será possível que você também consiga deixar o ambiente com um cheiro agradável.

Vinagre

E ainda, será possível higienizar o seu tapete utilizando o vinagre puro. Ele é ótimo para remover odores de xixi de animais.

Sendo assim, caso você possua animais de estimação em casa e eles façam xixi no seu tapete, você deverá secar o xixi o máximo que puder e depois, com o auxílio de um borrifador, realizar a aplicação do vinagre no local.

Isso faz com que o odor desapareça e ainda permite que o seu tapete fique limpo e livre de germes.

Limpando o carpete ou tapete com bicarbonato de sódio

A seguir, você poderá conhecer um passo a passo de como usar bicarbonato na limpeza de tapetes. Confira:

  • Primeiramente, quando estiver fazendo a limpeza do tapete, você deverá avisar a sua família para não pisar no local durante o período em que o bicarbonato está agindo e além disso, depois da limpeza. Se você estiver sozinho, melhor pois irá se preocupar menos;
  • Se o tapete fica em um local de passagem, você deverá limpá-lo de maneira gradual;
  • Você deverá espalhar uma boa quantia de bicarbonato em cima do tapete;
  • Se você possui um recipiente de talco ou outro, o ideal é que você passe todo o bicarbonato para o frasco, para que ele não empelota e além disso, fica até mais fácil de espalhá-lo no tapete;
  • Para a limpeza de tapete você deve usar um bicarbonato novo e não optar por um que esteja guardado;
  • Após realizar a aplicação do bicarbonato e deixar agir por um instante, esfregue-o;
  • Na hora de esfregar, deixe a escova de lado e opte por outra coisa para realizar a limpeza, pois a escova pode danificar o seu tapete. Uma boa dica é utilizar meias ou camisas velhas;
  • Se você ainda não terminou a limpeza do tapete, não deixe que ninguém pise, pois isso poderá fazer com que o tapete absorva ainda mais sujeira;
  • O ideal é que você deixe o bicarbonato de sódio agir em seu tapete e por este motivo, você pode deixar ele agindo por algumas horas, ou até mesmo, a noite inteira, para ainda mais eficácia na sua limpeza;
  • Também evite pisar no tapete ao limpá-lo para que o bicarbonato não se espalhe por toda a casa e cause ainda mais sujeira;
  • Se algumas partes ficaram sem bicarbonato, faça a aplicação do mesmo;
  • Após agir, você deverá passar o aspirador de pó para finalizar a limpeza e pronto.

Lidando com odores mais fortes

Já para cheiros mais fortes, você deverá seguir o seguinte passo a passo:

  • Se você seguiu o passo a passo anterior e o mau odor continua, você deverá lavar o tapete;
  • Utilize água e vinagre de álcool em uma mesma quantidade e aplique sobre o tapete;
  • Depois disso, aguarde a secagem do tapete;
  • Você poderá adicionar algo para perfumar o bicarbonato, como óleos essências;
  • Cuidado com animais de estimação, para que as substâncias presentes nos produtos usados para a limpeza não os afete;
  • Com isso o seu tapete ficará com um cheiro agradável e você poderá repetir o processo de duas a três vezes por semana.