Içamento de móveis pesados: como realizar?

Para quem precisa se mudar e transportar objetos densos, ou trabalha com itens pesados no comércio, o içamento de cargas é uma opção bastante viável. Sendo um dos serviços mais solicitados às empresas de mudança, as questões mais levantadas são sobre as técnicas utilizadas e o que as empresas especializadas devem oferecer. 

Afinal, a mudança é um processo que requer muita organização, pois possui várias etapas, tais como, organização dos itens, embalagem, meio de locomoção, entre outros. Logo, todos os cuidados são necessários a fim de se evitar prejuízos. Todavia, um problema que requer uma resolução aprimorada, é quando os objetos são impossibilitados de entrar em casas, prédios, empresas, pois não passam pelo elevador, escada, porta, etc. Assim, se faz a necessidade de içar a peça.

O que saber sobre içamento de cargas

O içamento de cargas é a ação de elevar um peso de modo vertical, ou seja, de içar algo, elevando um certo volume até uma marca mais alta ou mais baixa, rumo ao solo. Desse modo, objetos de grande porte são capazes de serem transportados, tais como máquinas, móveis e outros itens pesados ou de largo comprimento.

Outra razão de se usar o procedimento, é para evitar problemas nas cargas transportadas, tais como acidentes no trajeto, como pequenas batidas. O içamento de carga é feito por equipamentos específicos e técnicas manuais É uma operação que possui alto grau de dificuldade, devendo ser exercida por profissionais adequadamente qualificados. Deve-se, portanto, antes de contratar a transportadora, se esta exerce todas as medidas de segurança.

Içamento do móvel pesado

Para que um móvel pesado seja içado, é essencial o uso de equipamentos que sejam apropriados, tais como cintas, cordas, guindastes, plataformas elevatórias, etc. O objetivo é que esses materiais sejam capazes de suportar várias toneladas, levantado com segurança e firmeza, em um período ininterrupto.

Dentre os móveis pesados que podem ser içados, tem-se sofás, bancos de madeira, pianos, equipamentos de academia, piscinas, ofurôs, cristaleiras, entre outros. Considerada uma prestação de serviço diversificada, é fundamental que seja realizada por uma empresa habilitada. Esta precisa continuamente usar os equipamentos ideais, autorização, dentre outros cuidados.

Durante o processo da mudança, a equipe deve supervisionar a embalagem dos objetos, a fim de fornecer proteção a cada um deles e que o serviço seja eficiente. Outro fator que deve ser fundamental, é a avaliação do estado de conservação dos móveis, antes que estes sejam, de fato, içados. Isso se dá, pois é vital saber se os móveis pesados suportarão serem elevados sem sofrerem danos.

Afinal, não é somente o peso que determina se será necessário contratar o serviço de içamento. Assim sendo, é crucial tirar as medidas com antecedência para verificar com o espaço ao qual se tem para levar até ao destino da mudança. Além disso, para quem possui móveis sensíveis, tais como obras de arte, espelhos, etc, o método de içar os móveis é fundamental, a fim de se evitar que as peças sejam danificadas.

Outro ponto a se verificar é o estado de conservação do equipamento que será usado. A manutenção deve ocorrer, sempre que necessário, com o enfoque de detectar desgastes, resolver problemas e impedir possíveis falhas de funcionamento. Para isso, a equipe da empresa deve, fundamentalmente, saber os procedimentos e técnicas necessárias. A empresa, pode, portanto, oferecer treinamentos e especializações aos seus servidores. Sua frequência não deve ocorrer de forma espaçada, a fim de que não seja afetada a qualidade do trabalho.

Além disto, é de extrema importância possuir autorização do Corpo de Bombeiros, pois se trata de uma técnica que usa equipamento pesados e técnicas manuais, além de apresentar riscos. Desse modo, este órgão fica como responsável em atestar que o serviço cumpre todas as medidas de segurança e demais exigências. 

É importante também contar com todos os acessórios de proteção, seja para proteger individual ou coletivamente, sendo essenciais para um içamento seguro. O uso de um acessório de baixa qualidade, geram efeitos na segurança e êxito na realização do serviço. Dessa forma, investir em ferramentas de primeira linha, são um custo-benefício melhor.

Sobre os equipamentos, é pertinente ressaltar sobre dois, o equipamento de proteção individual (EPI) e o equipamento de proteção coletiva (EPC).  O primeiro é requisitado para operar os maquinários usados no processo de içamento de móveis. De cunho de proteção individual, tem-se como exemplo, óculos de proteção, luvas de lona, capacete de segurança com jugular, protetor auricular, etc.

E o segundo é sobre equipamentos de proteção coletiva, devendo ser inseridos no local em que o móvel será içado. Dos equipamentos temos cones, tela, fitas zebradas, sinalizações apropriadas etc, a fim de se ter todos os cuidados necessários para se evitar riscos e acidentes.

Cumprindo as recomendações acima, é viável garantir a execução do procedimento, de forma assegurada, rápida e eficaz.

Içamento de móveis pesados